Uma trajetória de muito trabalho e humor

Renata Castro Barbosa pode ser vista em O Bem Amado e comanda o Festival Humor Contra-Ataca no Qualistage

por Redação
Renata Castro Barbosa

Renata Castro Barbosa está a mil em 2025. No ar na reprise de “Tieta” –  que foi seu segundo trabalho na TV -, a atriz também está em cartaz no Rio, até 16 de fevereiro, na peça “O Bem Amado”, ao lado de Diogo Vilela. A artista ainda comanda a segunda edição do Festival Humor Contra-ataca, no Qualistage. Esse ano, o projeto que estreou dia 17 de janeiro e vai até 28 de março, terá shows como Fábio Porchat, Bruna Louise, Marco Luque e Paulinho Gogó. Em breve, ela começa a gravar a nova temporada do PodAmiga, podcast que faz ao lado da amiga Gabriela Duarte em que recebem duplas que contam suas divertidas e curiosas histórias.

Com 52 anos de idade e 41 de carreira, Renata Castro Barbosa estreou na vida artística na novela “Vale tudo”. Em seu currículo ainda constam trabalhos em “O profeta”, “Sete pecados”, “Caras e bocas” e “Amor à vida”. Ela também atuou na aclamada série infantil “Caça talentos”, ao lado de Angélica, e como a divertida Gislene, a bigoduda rival de Marinete, na série “A diarista”. Durante seis anos, a atriz fez parte do elenco do extinto “Zorra”, na Globo, onde chegou a estrelar ao lado de seu namorado, o ator Léo Castro, o primeiro quadro fixo do humorístico chamado “Bia e Maurício”. Seus ultimo trabalhos foram uma particopação na novela “Travessia” e a série “Matches”, da Warner.

No cinema, Renata Castro Barbosa contabiliza vários filmes como “Ninguém é de ninguém” e “Tudo por um pop star 2”, baseados em obras homônimas, “Missão de Ulisses” e “Mallandro – o errado que deu certo”. Nos palcos, esteve em mais de uma dezenas de peças, como os sucessos “Os famosos quem” e “Toalete”. Já no streaming, ela pode ser vista na série “A magia de Aruna”, na Disney+, como Teresa, a mãe da protagonista Mima (Jamilly Mariano). Emb entrevista ao site Sopa Cultural, a atriz Renata Castro Barbosa fala sobre o seu ofício.

SOPA CULTURAL: Como está sendo lotar o Teatro João Caetano com o clássico “O Bem-amado”? E como tem sido fazer parte dessa montagem que tem nomes como Diogo Villela e Thadeu Mello ?

Renata Castro Barbosa: Uma experiência daquelas que vão ficar para sempre na memória! São dois atores que amo e admiro muito. Com o Tadeu eu já tinha trabalhado em uma novela e no “Zorra,” então já sabia a maravilha de parceiro que ele era. E agora faz meu marido! O Diogo mesmo tendo trabalho um pouco com ele no “Zorra”, estar em cena, no teatro com ele é daquelas oportunidades que a gente reza toda noite. Então é um sonho realizado. Ainda estou em cena com minhas amigas Patrícia Pinho e com Rose Abdallah de quem sou fã. E temos Ataíde Arcoverde, que também é um ator que sou apaixonada… O elenco todo é incrível! E estar de mãos dadas com eles e ver o João Caetano lotado, com um texto tão brasileiro, é realmente sensacional!

SOPA CULTURAL: A peça tem ingressos a R$ 5,00, o que permite muita gente que nunca foi ao teatro ter essa experiência. Como tem sido esse retorno do público?

Renata Castro Barbosa: Maravilhoso! Quase todas as noites vem alguém falar que é a primeira vez que estão indo ao teatro. Gente que vem de outras cidades… Isso aquece meu coração e me enche de orgulho! Acho que isso é o certo. Somos uma peça incentivada pela FUNARJ e isso possibilita esse preço de ingresso, e com isso dá às pessoas essa oportunidade. Teve um senhorzinho que nos emocionou muito porque ele vende fruta na rua e foi a primeira vez ao teatro e estava tão emocionado com o que assistiu e orgulhoso de ter pago o ingresso e não ter sido um convite. Essas coisas que o teatro e a cultura conseguem proporcionar são o motivo de continuarmos fazendo nosso trabalho.

SOPA CULTURAL: Pelo segundo ano consecutivo, você está comandando o Festival Humor Contra-ataca, no Qualistage. O que podemos esperar dessa nova temporada que vai até março? 

Renata Castro Barbosa: Temos além de stand-ups diferentes, mais espetáculos, como o do Rafael Infante e o Melhores do Mundo, que esse ano comemora 30 anos de carreira do grupo. Temos mais mulheres também! Além da Bruna Louise, como atração principal, temos Giovana Fagundes, Bias Guedes, Tatá a Cega na comédia… Estamos animados! Fazemos tudo com muito carinho, para divertir todo tipo de público. Tem humor para todos os gostos!

SOPA CULTURAL: Aliás, como é feita a curadoria de um evento que tem a missão de levar grandes nomes, mas também dar espaço para novatos?

Renata Castro Barbosa: Com muito estudo e trabalho! (risos) Dos grandes pesquisamos o que as pessoas estão querendo assistir, os que têm shows de stand-up ou espetáculos que acreditamos. Dos mais novos, pesquiso tudo que tem de novo nas noites do país, artistas que já estão na estrada há mais tempo e que queiram se juntar ao festival… Temos o cuidado de juntar pessoas que tenham um tipo de humor semelhante para agradar ao público do dia. E sempre prezando pela qualidade e talento. Tem muita gente boa no mercado e nossa ideia é abrir cada vez mais espaço para todos.

SOPA CULTURAL: Vivemos um momento em que falta programas de humor na TV. Você acha que as pessoas estão ávidas por boas apresentações de comédia?

Renata Castro Barbosa: Humor salva!  Alivia dores, contesta, bota o “dedo” em feridas que sem ele seria impossível. Uma TV sem humor é uma tv frágil. Na minha opinião menos interessante.

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend