Universo Spanta começa na segunda para animar o verão e o pré-carnaval carioca com rodas de samba, blocos e mini desfiles de escolas do Grupo Especial

Palco Universo Spanta

Festival terá maratona de shows com Ivete, Ana Castela, Ludmilla, Joelma, Gloria Groove, MC Cabelinho, Filipe Ret, Dennis DJ, Pixote, Lauana Prado

‘Noite Preta’ abre o Festival no dia 16 de janeiro com nomes como Os Garotin, BaianaSystem e a convidada Rachel Reis, BK’, Iscarlett e Rael com Rincon Sapiência

No dia 22 de janeiro acontece o “Baile da Glória”, que vai promover uma “viagem” pela história do funk carioca

Na próxima segunda, o Carnaval chega à Marina da Glória. Na próxima segunda-feira, dia 12 de janeiro, o Universo Spanta, apresentado pela Petrobras, que desde 2019 anima o verão do Rio de Janeiro e do Brasil, abre os trabalhos reforçando a programação pré -carnavalesca da cidade. O agito começa com a segunda edição do Beco do Spanta, em parceria com o Beco do Rato. E nos dois fins de semanas seguintes, além dos shows de grandes nomes da música brasileira, a festa ganha ares momescos com mini-desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial e shows de blocos tradicionais no Carnaval de rua carioca.

Diogo Castelão, sócio-fundador do Universo Spanta, confirma mais uma edição alegre, agregadora e diversa, típica do verão carioca. “A programação do festival, além dos shows de grandes nomes da música brasileira, reafirma o seu DNA de carnaval, trazendo para a Marina da Glória as Escolas de Samba do Grupo Especial e tradicionais Blocos de Carnaval que arrastam multidões pelas ruas da cidade. E tem, ainda, o Beco do Spanta, roda de samba em parceria com o Beco do Rato. O verão começa aqui e a gente quer todo mundo junto pra ser feliz de novo”.

A largada, 12 de janeiro, será com a apresentação do Bloco Spanta Neném, que há mais de 20 carnavais arrasta cerca de 10 mil pessoas na Zona Sul do Rio. Em seguida, o cantor e compositor Arlindinho, anfitrião do Beco do Spanta, leva para a Marina, a energia, a irreverência e a tradição das rodas de samba do Beco do Rato, tradicional bar da Lapa. A noite terá, ainda, a Resenha do Mamute, liderada por Jonathan Alexandre, o Mamute, vocalista do Grupo Revelação.

Na semana seguinte, 19 de janeiro, o Beco do Spanta traz o cantor e compositor Jorge Aragão e o Terreiro de Crioulo, movimento cultural que celebra e fortalece a cultura negra, o aquilombamento, a ancestralidade africana e a resistência através do samba raiz. E na última segunda-feira de janeiro, 26 de janeiro, será a vez da turma do Samba da Volta, que acontece em vários locais no Rio de Janeiro,  promover uma noite de encontros e muita celebração.

Nos fins de semana, o festival Universo Spanta traz o Carnaval da Marquês de Sapucaí para a beira da Baía de Guanabara, com a participação da Imperatriz e Mangueira (17 de janeiro), Beija-Flor, Vila Isabel (18 de janeiro), Salgueiro e Portela (24 de janeiro). As agremiações se apresentam no Palco Passarela promovendo mini desfiles, que acontecem sempre no intervalo dos shows dos palcos Guanabara e Lapa, com  a participação de ritmistas, passistas, porta-bandeira e mestre-sala.

E para completar a festa, a programação do Palco Lapa em 2026 traz o Carnaval de rua do Rio de Janeiro para o pavilhão da Marina da Glória. Estão escalados os Blocos Sofridão, no sábado 17 de janeiro, com muita sofrência, pisadinha, sertanejo e funk, e Fogo e Paixão, no dia seguinte, domingo, 18 de janeiro, com um setlist do melhor do “brega” e com músicas românticas populares. Na sexta, dia 23 de janeiro, o Sambay, primeira roda de samba LGBTQIAPN+ do Rio de Janeiro, vem com muito samba de raiz e pagode, além do Minha Luz É De Led, conhecido por tocar  um dos repertórios mais ecléticos. Sábado, dia 24 de janeiro, o Chame Gente traz a participação especial da cantora Emanuelle Araújo, que vai misturar os ritmos da festa carioca com o axé baiano.

E completando a programação de samba, no palco A Roda, no sábado 17 de janeiro, se apresenta a turma do Cozinha Arrumada, e no dia seguinte, domingo 18 de janeiro, é a vez de Nego Álvaro comandar a festa. Na semana seguinte, no sábado 24 de janeiro, o show fica por conta do projeto musical Encontros Casuais, comandado por Inácio Rios e Mosquito.

Fins de semana

Na sexta-feira, dia 16 de janeiro, a maratona de shows começa no Universo Spanta com uma noite dedicada à música preta. No Palco Guanabara, a beira da baía, a potência da banda BaianaSystem se mistura à revelação feminina Rachel Reis. No mesmo espaço, se apresenta uma das vozes mais marcantes do rap nacional, o rapper BK’. Já o palco Lapa vai reunir novos artistas com nomes que fazem parte da história da black music. Das quebradas paulistas chega o rapper Rael, que divide o palco com Rincon Sapiência. O trio Os Garotin, formado por Anchietx, Cupertino e Leo Guima, traz sua mistura R&B, Soul e Pop para o Universo Spanta, que também reserva espaço para a apresentação de Iscarlett, vencedora da competição Voa Sabiá de 2025 e primeira atração a ser confirmada para a edição de 2026.

No dia seguinte, sábado, 17 de janeiro, a programação mantém a tradição do Universo Spanta de misturar gêneros musicais e leva ao Palco Guanabara a boiadeira Ana Castela, que faz sua estreia no festival. Com seu som que mistura funk carioca e trap, Mc Cabelinho convida a rapper e compositora Budah. E, para completar a noite, o ritmo potente com remixes de grandes sucessos de Dennis.

No primeiro domingo do Universo Spanta, 18 de janeiro, a animação é garantida pelo axé pop de Ivete, que traz para a Marina da Glória sucessos que vão embalar Salvador em 2026. O pagode alegre do grupo Pixote, com o vocalista Dodô, está de volta ao Spanta . O sertanejo com a voz potente de Lauana Prado completa a programação. No Lapa, as batidas do Baile do Buchecha homenageiam a história do funk carioca com convidados.

Segundo fim de semana

No segundo fim de semana, sexta-feira, dia 23 de janeiro, o Universo Spanta traz dois shows que abusam da performance e das coreografias para o Palco Guanabara. Direto de Belém do Pará, Joelma fará sua primeira apresentação no festival e promete repertório repleto de sucessos de seus 30 anos de carreira. E Gloria Groove, que fez shows históricos em edições passadas, vai mais uma vez contagiar os fãs. No Lapa,  Sidney Magal, ícone da música brasileira, vai brindar o público com sucessos como “Sandra Rosa Madalena” e “Meu Sangue Ferve Por Você”. Quem também sobe ao palco é Natascha Falcão, que traz o som da nova música pernambucana.

No sábado, 24 de janeiro, uma mistura de ritmos sobe ao Palco Guanabara: Ludmilla, presente em diversas edições do Universo Spanta, um dos maiores sambistas da atualidade, Xande de Pilares, e o rapper Filipe Ret, que fez uma apresentação empolgante em 2025.

Baile da Glória

Em 2026, o Universo Spanta 2026 vai levar o funk de favela para a Marina da Glória. No dia 22 de janeiro acontece o primeiro “Baile da Glória”, que vai promover uma “viagem” pela história do ritmo, desde os anos 70/80 até o “Afro-funk” e o “Ritmo de Cria” atual.

A história do gênero musical será contada com a participação de grandes ícones, como o DJ Grandmaster Raphael. Produtor de clássicos que marcaram gerações, como “Falando com as Estrelas”, MC Marcinho, e do “Rap do Pirão”, de MC Jerry, o artista também é reconhecido por trazer o freestyle e miami bass norte-americanos, e as primeiras bases de beatbox e tamborzão para as batidas brasileiras. Outra lenda vai atravessar a Baía de Guanabara: a Equipe Pipos  vem de São Gonçalo mostrar porque é reconhecida como a pioneira no estilo que ajudou a consolidar o conceito de “equipe de som” dos bailes de rua da região metropolitana.

Direto da década de 90, o Baile da Glória traz  Os Crias do Funk. O grupo, formado em 2022 por Buchecha, reúne, além do artista, mais 10 funkeiros que consolidaram o gênero nas pistas de dança: MC Bob Rum, Mano Kacau, Mano Teko, William do Borel, MC André do Alto, MC Danda, MC Amaro, MC Mascote, MC Sinistro e DJ Daddo. No set list estarão sucessos como “Rap do Silva”,  “Dança da Motinha”, “Rap do Borel”, entre outros.

E dois nomes da nova cena musical também estão escalados: Puterrier, criador do gênero Atabagrime – que funde o Grime (subgênero do rap britânico) com o funk Carioca-, e MC Nito, indicado ao prêmio Multishow 2025, conhecido por transitar entre o ‘funk mandelão’ e o ‘eletrofunk’. E completando a programação, DJ Rennan da Penha, um dos nomes dos nomes mais influentes do funk carioca contemporâneo, vai levar o Baile da Selva direto do Complexo da Penha para a Zona Sul.

Universo Spanta

O Universo Spanta, mais diverso festival de música brasileira do país, é apresentado pela Petrobras. Desde 2022, o evento  — um desdobramento do bloco de carnaval Spanta Neném — agita os verões cariocas e abre as celebrações do pré-carnaval na Marina da Glória, promovendo encontros e celebrações, sempre com uma programação artística dedicada a reunir grande variedade de gêneros musicais e assim atender ao gosto dos mais diferentes públicos. Do pop ao trap, passando pelo axé, sertanejo, entre outros ritmos que fazem do Brasil referência no mundo quando o assunto é música. Samba e Carnaval, que fazem parte do DNA da marca, também estão presentes na programação. O festival conta com o patrocínio da cervejaria Amstel, e como parceiros oficiais a Transpetro e Guanabara, uma das maiores empresas de transporte rodoviário do Brasil.

Serviço

Universo Spanta 2026

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro

Setores: Pista e Espaço Cidade Maravilhosa (área exclusiva próximo ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, com livre acesso às áreas comuns do festival)

Ingressos disponíveis na  Zig Tickets.

A classificação etária é de 16 anos. A entrada de menores apenas será permitida desde que estejam acompanhados do(a) responsável(is) legal(is) (ascendentes ou colaterais até o 4º grau), que deverão preencher e entregar o termo de responsabilidade do acompanhante na entrada do evento e permanecer no local do festival enquanto o menor estiver presente.

Programação:

Segunda – 12 de janeiro – Beco do Spanta com Arlindinho e convidados/ Resenha do Mamute/ Bloco Spanta Neném

Sexta – 16 de janeiro

  • Palco Lapa – Iscarlett/ Rael convida Rincon Sapiência/ Os Garotin
  • Palco Guanabara – BaianaSystem convida Rachel Reis/ BK’

Sábado – 17 de janeiro

  • Palco Lapa – Bloco Sofridão, 2ZDINIZZ
  • Palco Guanabara – Mc Cabelinho convida Budah/ Ana Castela/ Dennis Dj
  • Passarela – Imperatriz e Mangueira

Domingo – 18 de janeiro

  • Palco Lapa – Baile Buchecha + Mc Koringa + William e Duda/ Fogo e Paixão
  • Palco Guanabara – Pixote/ Ivete/ Lauana Prado
  • Passarela – Beija-Flor e Vila Isabel
  • Palco Roda – Nego Álvaro

Segunda – 19 de janeiro – Beco do Spanta com Arlindinho e convidados/ Jorge AragãoTerreiro de Crioulo/ Bloco Spanta Neném

Quinta – 22 de janeiro

GrandMaster Raphael – Equipe Pipo’s – Crias do Funk – Mc Danda – Mc Sinistro – ⁠Mano Kacau – ⁠Mc William – ⁠Mano Teko – ⁠Mc André do Alto – DJ Renan Valle – MC Nito + Puterrier -Baile da Selva – DJ Rennan da Penha

Sexta – 23 de janeiro

  • Palco Lapa – Sidney Magal/ Natasha Falcão/ Sambay
  • Palco Guanabara – Gloria Groove / Joelma
  • Passarela – Minha Luz É De Led

Sábado – 24 de janeiro 

  • Palco Lapa – Chame Gente com participação de Emanuelle Araújo
  • Palco Guanabara – Xande/ Ludmilla/ Filipe Ret
  • Passarela – Salgueiro e Portela

Segunda – 26 de janeiro – Beco do Spanta com Arlindinho e convidados/ Samba da Volta/ Bloco Spanta Neném

Para mais informações:

Redes Sociais Universo Spanta: Instagram  Facebook  Tik Tok  Twitter  Youtube

#UniversoSpanta #FestivalSpanta #MúsicaBrasileira #MPB #Festival #Musica #SpantaNenem #BoraSerFeliz #UniversoSpanta26

Related posts

Maria Maud grava novo álbum e se apresenta no Blue Note, dia 15 de janeiro

Da música pop à experimental: Marisa Liz e Surma vêm ao Brasil pela primeira vez, representando a nova cena portuguesa no Festival Delírio Tropical

The Fevers celebram “60 anos de Sucesso” com turnê que passará por Natal, João Pessoa e Recife