O Universo Spanta 2026, festival que desde 2019 anima o verão do Rio de Janeiro e do Brasil, vai levar o funk de favela para a Marina da Glória. No dia 22 de janeiro acontece o primeiro “Baile da Glória”, que vai promover uma “viagem” pela história do ritmo, desde os anos 70/80 até o “Afro-funk” e o “Ritmo de Cria” atual. Estão escalados desde pioneiros como DJ Grandmaster Raphael até representantes da nova geração, como DJ Rennan da Penha – com o Baile da Selva -, e Puterrier.
Diogo Castelão reforça que o “Baile da Glória” é um sonho antigo e lembra que o funk tem sido presença garantida nos line-ups de todas as edições do Universo Spanta. “O Baile da Glória nasce do desejo de reconhecer o funk como uma das maiores expressões culturais do Rio. Trazer essa história para a Marina da Glória é simbólico, é a cidade se olhando no espelho e celebrando a potência criativa que vem das favelas.”
Produtor cultural e referência em projetos de bailes funk carioca, Mateus Aragão, que assina a curadoria artística do evento, aposta numa “batalha musical” de gerações e estéticas, apresentando o ritmo desde o surgimento nos anos 70, nos subúrbios e favelas cariocas, até o momento em que ele “conquista” a cidade e o país, tornando-se ritmo brasileiro tocado no mundo todo. “O Baile da Glória convida o público para uma viagem pelo universo dos bailes de todos os tempos. É muito importante o gênero ocupar espaços consagrados da cidade, como o Universo Spanta, rompendo preconceitos culturais e sociais. Baile funk é cultura!”, afirma.
Programação
A história do gênero musical será contada com a participação de grandes ícones, como o DJ Grandmaster Raphael. Produtor de clássicos que marcaram gerações, como “Falando com as Estrelas”, MC Marcinho, e do “Rap do Pirão”, de MC Jerry, o artista também é reconhecido por trazer o freestyle e miami bass norte-americanos, e as primeiras bases de beatbox e tamborzão para as batidas brasileiras. Outra lenda vai atravessar a Baía de Guanabara: a Equipe Pipos vem de São Gonçalo mostrar porque é reconhecida como a pioneira no estilo que ajudou a consolidar o conceito de “equipe de som” dos bailes de rua da região metropolitana.
Para DJ Grandmaster Raphael, o Baile da Glória promete ser memorável, apresentando a diversidade de vertentes que compõem este gênero musical. “Vamos mostrar o início, nos anos 1980, com a disseminação do funk internacional e do electro, especialmente o miami bass. O tamborzão que foi um marco, seguido pelo beatbox, que trouxe um ritmo sincopado, com o swing característico do samba. A ideia é que o público entenda como o ritmo é um caldeirão musical, em constante transformação, com a adição de novos elementos e sem preconceitos na utilização de samples e batidas de outros gêneros.”
Direto da década de 90, o Baile da Glória traz Os Crias do Funk. O grupo, formado em 2022 por Buchecha, reúne, além do artista, mais 10 funkeiros que consolidaram o gênero nas pistas de dança: MC Bob Rum, Mano Kacau, Mano Teko, William do Borel, MC André do Alto, MC Danda, MC Amaro, MC Mascote, MC Sinistro e DJ Daddo. No set list estarão sucessos como “Rap do Silva”, “Dança da Motinha”, “Rap do Borel”, entre outros.
E dois nomes da nova cena musical também estão escalados: Puterrier, criador do gênero Atabagrime – que funde o Grime (subgênero do rap britânico) com o funk Carioca-, e MC Nito, indicado ao prêmio Multishow 2025, conhecido por transitar entre o ‘funk mandelão’ e o ‘eletrofunk’.
DJ Rennan da Penha, um dos nomes dos nomes mais influentes do funk carioca contemporâneo, vai levar o Baile da Selva direto do Complexo da Penha para a Zona Sul. Para ele, é a favela ocupando espaço, mostrando que o som que vem das comunidades é potente, é cultura e não tem limite. “O Baile da Glória é uma ideia ‘braba’. Juntar várias gerações mostra que o funk não é moda, é história. Tem a rapaziada das antigas, tem quem viveu a evolução toda e tem a molecada nova chegando com tudo. Estou preparando um set especial, misturando as clássicas, que ‘geral’ canta alto, com paradas novas, que estão estourando. Vai ter clima de Baile da Selva mesmo, muito funk, muito afro e guaracha”, conta animado.
Universo Spanta
O Universo Spanta, mais diverso festival de música brasileira do país, agita os verões cariocas e abre as celebrações do pré-carnaval. Desde 2022, o evento — um desdobramento do bloco de carnaval Spanta Neném — acontece na Marina da Glória, promovendo encontros e celebrações, sempre com uma programação artística dedicada a reunir grande variedade de gêneros musicais e assim atender ao gosto dos mais diferentes públicos. Do pop ao trap, passando pelo axé, sertanejo, entre outros ritmos que fazem do Brasil referência no mundo quando o assunto é música. Samba e Carnaval, que fazem parte do DNA da marca, também estão presentes na programação.
Serviço
Baile da Glória – Universo Spanta 2026
Data: 22 de janeiro
Horário: 20h
Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro
Ingressos disponíveis na Zig Tickets.
A classificação etária é de 16 anos. A entrada de menores apenas será permitida desde que estejam acompanhados do(a) responsável(is) legal(is) (ascendentes ou colaterais até o 4º grau), que deverão preencher e entregar o termo de responsabilidade do acompanhante na entrada do evento e permanecer no local do festival enquanto o menor estiver presente.
Programação
- GrandMaster Raphael
- Equipe Pipo’s
- Crias do Funk – Mc Danda – Mc Sinistro – Mano Kacau – Mc William – Mano Teko – Mc André do Alto
- DJ Renan Valle
- MC Nito + Puterrier
- Baile da Selva
- DJ Rennan da Penha