Universo Spanta realiza parceria com a Escola de Divines, projeto social do Governo do Estado do Rio de Janeiro de inclusão de pessoas LGBTI+

UNIVERSO SPANTA 2026 - DIA 18 DE JANEIRO DE 2026 - PALCO GUANABARA - PIXOTE FOTO: CLAUDIO ANDRADE

O festival Universo Spanta 2026, apresentado pela Petrobras, Ministério da Cultura e Governo do Brasil, firmou parceria com a Escola de Divines, projeto de inclusão de pessoas LGBTI+ por meio da moda do programa Rio Sem LGBTIfobia, iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Alunes participantes das oficinas produziram brindes que estão sendo ofertados às pessoas que adquirem camisetas e bonés com a marca do festival na Loja do Spanta  que funcionará na Marina da Glória ao longo de todo o evento.

UNIVERSO SPANTA 2026 – DIA 16 DE JANEIRO DE 2026 – WIC TAVARES E ALAN – FOTO:

Na confecção dos produtos, estiveram envolvidos 17 alunes, pessoas LGBTI+, sobretudo mulheres trans e travestis da Escola de Divines. Todos os artigos, necessaires, cartucheiras e bolsas de praia, foram produzidos com a reciclagem de materiais de cenografia da edição 2025 do Festival. Os diversos figurinos dos apresentadores do Universo Spanta, Vic e Alex, também foram produzidos pelos participantes das oficinas da Escola de Divines com materiais reciclados.

A Escola de Divines é um projeto de formação social, cultural e profissional que atua na interseção entre moda sustentável, cenografia, economia criativa e cidadania, com foco na inclusão, diversidade e geração de renda. Voltada prioritariamente para pessoas LGBTI+, mulheres, pessoas trans, jovens e populações em situação de vulnerabilidade social, a Escola se consolida como um espaço de aprendizado, acolhimento e transformação social.

“Queremos mostrar ao grande público do Universo Spanta a contribuição que a população LGBTI+, sobretudo a população trans, está oferecendo à sociedade em projetos como a Escola de Divines, que, por meio da reciclagem de materiais, oferece oportunidade de aprendizagem nas oficinas de moda com o uso de materiais de reciclagem, fazendo deste um grande projeto de sustentabilidade”, disse o estilista Almir França, coordenador da Escola de Divines.

Obs: Para veículos de rádio e tv – O nome da Escola é lido como se escreve. Vem de Divinas, mas usando a linguagem neutra, ficando Divines.

Universo Spanta

O Universo Spanta, o mais diverso festival de música brasileira do país, é apresentado pela Petrobras, Ministério da Cultura e Governo do Brasil. Desde 2022, o evento  — um desdobramento do bloco de carnaval Spanta Neném — agita os verões cariocas e abre a temporada de pré-carnaval na Marina da Glória, promovendo encontros e celebrações, sempre com uma programação artística dedicada a reunir grande variedade de gêneros musicais e assim atender ao gosto dos mais diferentes públicos. Do pop ao trap, passando pelo axé, sertanejo, entre outros ritmos que fazem do Brasil referência no mundo quando o assunto é música. Samba e Carnaval, que fazem parte do DNA da marca, também estão presentes na programação.

O festival conta com o patrocínio da cervejaria Amstel, e tem como parceiros oficiais a Transpetro, maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina, e da Guanabara, uma das maiores empresas de transporte rodoviário do Brasil.

Escola de Divines

A Escola de Divines é um projeto de formação social, cultural e profissional que atua na interseção entre moda sustentável, cenografia, economia criativa e cidadania, com foco na inclusão, diversidade e geração de renda. Voltada prioritariamente para pessoas LGBTI+, mulheres, pessoas trans, jovens e populações em situação de vulnerabilidade social, a Escola se consolida como um espaço de aprendizado, acolhimento e transformação social.

Por meio de cursos, oficinas e laboratórios práticos, a Escola de Divines promove o reuso, reaproveitamento têxtil e práticas sustentáveis, estimulando a criatividade aliada à consciência ambiental. As formações abrangem áreas como corte e costura, modelagem, estamparia, cenografia, figurino e produção artística, sempre conectadas às demandas do mercado cultural e criativo.

Além da qualificação técnica, o projeto valoriza o fortalecimento da autoestima, da autonomia e da identidade de seus participantes, criando um ambiente seguro, diverso e colaborativo. A metodologia combina teoria e prática, com aulas presenciais, produção de peças, desenvolvimento de projetos autorais e participação em ações culturais, eventos e montagens cenográficas.

A Escola de Divines também atua como um polo de sustentabilidade, incentivando a criação de produtos a partir de resíduos têxteis, retalhos e roupas usadas, contribuindo para a redução de descartes e para a construção de uma moda mais ética e responsável. Com parcerias institucionais, centros de cidadania, equipamentos culturais e iniciativas sociais, a Escola de Divines reafirma seu compromisso com a educação transformadora, a diversidade e o direito à cultura, acreditando na moda e na arte como ferramentas potentes de inclusão social, expressão e futuro.

Related posts

Prêmio APTR de Teatro comemora sua 20ª edição e anuncia a lista de indicados de 2026

Ponto de Cultura em Rio das Ostras realiza homenagem ao filme O Agente Secreto, em evento gratuito e com aula de forró

Centro Cultural no Palco da Vida inaugura nova sede na Zona Norte