Vanessa Moreno em encontro inédito com Joyce Moreno no “Terças no Ipanema”

Fechando a programação de quatro shows da cantora e compositora paulista, no Teatro Ipanema, Joyce Moreno faz participação especial dia 29 de abril

por Redação
VANESSA MORENO FAZ ÚLTIMA APRESENTAÇÃO NO "TERÇAS NO IPANEMA". FOTO: LORENA DINI

Vanessa Moreno encerra sua temporada no projeto “Terças no Ipanema”, que ocupa o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa às terças-feiras. A última apresentação da série de quatro shows é no dia 29 de abril, às 20h, com a participação especial de Joyce Moreno. Acompanhada também do violonista baiano Tarcísio Santos, Vanessa fará um repertório essencialmente composto por mulheres.

A cantora e compositora paulista conta que “Clareana” foi a primeira composição de Joyce Moreno que ouviu. “Quem me apresentou foi minha mãe e me lembro de cantarmos juntas. Eram momentos sempre cheios de afeto e especiais”, relembra, acrescentando que a conexão com o trabalho de Joyce foi ganhando ainda mais espaço quando começou a estudar música: “Foi aí que me deparei também com os detalhes do seu violão percussivo, com as melodias e harmonias cheias de coloridos e sutilezas”, detalha.

Vanessa comenta sobre a parceria e o repertório: “Joyce me é das maiores inspirações pela coragem musical, a conexão com o violão, a maneira singular de compor e interpretar suas canções. E por ser uma compositora que trouxe – e traz – o eu lírico feminino pro palco de maneira tão potente, não tinha como não convidá-la e deixar de celebrar no palco, nesse encontro, a música feita por ela e também por tantas outras mulheres inspiradoras”.

Embora cada apresentação seja moldada conforme a participação, a artista selecionou três músicas para tocar em todas as datas: “Solar” (Vanessa Moreno), “Azul” (Djavan) e “Odara” (Caetano Veloso). “Tenho uma rodinha no pé que me impulsiona a ir adiante, me instiga a experimentar, e a escalação de todos esses artistas tão especiais me desafiou a selecionar canções específicas para cada momento, inclusive inéditas. Assim, a cada terça-feira teremos um espetáculo diferente”, avisa ela.

A série começou com a participação de Zé Renato (08/04), seguida por João Cavalcanti e Matheus Pessanha (15/04) e Camille Bertault e Angela Velloso (22/04), além de receber, também como convidado especial, o violonista baiano Tarcísio Santos. A temporada carioca termina ao lado de Joyce Moreno, em 29 de abril.

O projeto “Terças no Ipanema” possui curadoria artística própria, e sua implementação é fruto de um acordo colaborativo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, que integrou o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa à Rede Municipal de Teatros.

Vanessa Moreno

Vanessa Moreno se destaca como uma das maiores revelações musicais do Brasil. A artista, que teve seu mais recente álbum indicado ao Latin Grammy 2023, participou de gravações e shows com grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Edu Lobo, João Bosco, Rosa Passos, Mônica Salmaso, Joyce, Renato Braz, Alaíde Costa e Dori Caymmi.

Sua discografia é formada por “Vem Ver” (2013), “Cores Vivas – Canções de Gilberto Gil” (2016) com Fi Maróstica, “Em Movimento” (2017), “Chão de Flutuar” (2019) com Salomão Soares, “Yatra-Tá” (2021), “SENTIDO” (2021) e “SOLAR” (2023) – disco que lhe rendeu a indicação ao Latin Grammy na categoria “Melhor Álbum de Engenharia de Gravação”.

Vanessa foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música Brasileira em 2017 e 2018, na categoria “Cantora”, e em 2021, como “Cantora” e “Autora”. Em 2023, circulou com inúmeros shows pelo Brasil, incluindo apresentações no The Town, Montreux Jazz Festival Rio, Festival CoMa e Sesc Jazz, além de ter celebrado os 80 anos de Edu Lobo cantando em espetáculos ao lado do artista. No ano seguinte, foi convidada especial de shows com João Bosco e realizou uma turnê ao lado do pianista Salomão Soares, com shows em Pequim e Xangai (no Blue Note China) e uma temporada na Europa, passando por importantes festivais – como JazzOnze+ Festival, na Suíça, e o Veneto Jazz, na Itália. Vanessa abriu 2025 em Dubai, onde fez três apresentações no Jazz Avenue Festival, e está novamente escalada para o The Town. Ela lança, em breve, mais um disco em duo com Salomão Soares.

Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa

Idealizado pelos atores e diretores Rubens Corrêa e Ivan Albuquerque, o Teatro Ipanema foi inaugurado em 1968, erguido no quintal da casa de Rubens, no Bairro de Ipanema, utilizado para ensaios e depósito de cenários. Desde então, o Teatro Ipanema passou a ser palco para jovens dramaturgos, diretores e artistas. Nomes como José Wilker, José de Abreu e o Grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, entre muitos outros, se lançaram e se consagraram neste espaço histórico, local de grande experimentação artística e foco de resistência. Após sua reestruturação, foi integrado à Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura e voltou a funcionar totalmente em junho de 2012, abrigando uma programação voltada para o teatro adulto e infantil.

SERVIÇO

VANESSA MORENO NO “TERÇAS NO IPANEMA”
Última data: 29 de abril de 2025

CONVIDADA
Joyce Moreno | 29 de abril

CONVIDADOS ANTERIORES
Zé Renato | 08 de abril
João Cavalcanti e Matheus Pessanha | 15 de abril
Camille Bertault e Angela Velloso | 22 de abril

  • Local: Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa
  • Endereço: Rua Prudente de Morais 824 – Ipanema
  • Horário: 20h
  • Ingressos: R$ 40 (meia-entrada) / R$ 80 (inteira)
  • Auto classificação indicativa: livre

INGRESSOS ONLINE

  • Curadoria e coordenação executiva: Flávia Souza Lima / Planetário Produções Culturais
  • Produção: Planetário Produções Culturais
  • Administração: Da Lapa Produções Artísticas
  • Assessoria de imprensa: Belinha Almendra / Coringa Comunicação
  • Mídias sociais: Nana Pontes
  • Apoio artista: Azul Linhas Aéreas e Blaxtream
  • Apoio: Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro
  • Realização: KAB

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend