Hoje existem no Brasil 31 aeroportos internacionais e 36 domésticos, conforme dados divulgados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Por esses aeroportos passam mais de 75 milhões de passageiros por ano.
Dentre os aeroportos internacionais mais importantes temos:
- Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos
- Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Rio de Janeiro)
- Aeroporto Internacional de Belém
- Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Confins
- Aeroporto Internacional de Brasília
- Aeroporto Internacional de Cuiabá
- Aeroporto Internacional de Curitiba
- Aeroporto Internacional Hercílio Luz (Florianópolis)
- Aeroporto Internacional de Fortaleza
- Aeroporto Internacional de Manaus
- Aeroporto Internacional Augusto Severo (Natal)
- Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre)
- Aeroporto Internacional do Recife
- Aeroporto Internacional de Salvador
O Aeroporto de Guarulhos em São Paulo é de longe o maior e mais movimentado do país, tendo atendido cerca de 23,6 milhões de passageiros no ano de 2021 com mais de 175 mil pousos e decolagens. Um número de passageiros bem abaixo do movimento de 2019, antes da pandemia quando tivemos mais de 42 milhões de passageiros.
A pandemia aliás é a grande responsável pelo atual cenário de maior imprevisibilidade, com grandes números de cancelamentos e de imprevistos. Um dos comuns é o chamado overbooking, quando duas ou mais pessoas recebem uma passagem com o mesmo assento.
Para entender o que é overbooking e como o passageiro deve reagir a esse problema, o site AirHelp preparou um conteúdo exclusivo e completo sobre o assunto.
A AirHelp também ajuda os passageiros a fazer a reclamação e exercer seus direitos, que são bem explicados nas normas e regulações da ANAC.
Números e informações dos principais aeroportos brasileiros
Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek
O Aeroporto de Brasília com mais de 80 mil pousos e decolagens chegou a movimentar mais de 10 milhões de passageiros em 2021, uma queda acentuada em relação a 2019 quando esse número atingiu os 16 milhões de viajantes.
Aeroporto Internacional Tom Jobim
O Aeroporto do Galeão hoje Tom Jobim no Rio de Janeiro, que em certa época chegou a ser o mais movimentado do país, chegou em 2019 a movimentar cerca de 13 milhões de passageiros contudo em 2021, não passou dos 3 milhões de passageiros.
Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas
Outro grande aeroporto do Estado de São Paulo, Viracopos, localizado na cidade de Campinas teve mais de 9 milhões de passageiros em 2021 com mais de 10 mil pousos e decolagens. Viracopos também é responsável por um grande volume de cargas aéreas.
Em 2019 o Aeroporto de Viracopos transportou 10,15 milhões de passageiros.
Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes / Gilberto Freyre
O Aeroporto de Recife, graças ao turismo, teve em 2021 cerca de 7 milhões de passageiros com mais de 60 mil pousos e decolagens, uma queda em relação ao ano de 2019 quando 8 milhões de passageiros embarcaram.
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins –Tancredo Neves
O Aeroporto de Confins em Belo Horizonte registrou cerca de 6 milhões de passageiros em 64 mil pousos e decolagens em 2021. Segundo dados divulgados pela Cirium, uma empresa especializada em dados para a aviação, o Aeroporto Internacional de Confins, foi eleito o mais pontual das Américas entre os terminais de porte médio.
Aeroporto Internacional de Salvador — Deputado Luís Eduardo Magalhães
O Aeroporto de Salvador atendeu em 2021 mais de 5 milhões de passageiros em 44 mil pousos e decolagens.
Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins
O Aeroporto de Fortaleza teve quase 4 milhões de passageiros com 28 mil pousos e decolagens.
Aeroporto Internacional Salgado Filho
O Aeroporto de Porto Alegre transportou mais de 4 milhões de passageiros em 2021, uma grande queda em relação a 2019 quando recebeu cerca de 8 milhões de passageiros.