‘Ventilador no Três’: Dora Motta lança um xote leve, dançante e cheio de afeto, dia 4 de setembro

Com uma sanfona vibrante, versos bem-humorados e aquele xameguinho que só o forró tem, Dora Motta lançará, em 4 de setembro de 2025, o single “Ventilador no Três”, faixa que abre caminhos para o seu primeiro EP, “Casa”, que chegará às plataformas no dia 1º de outubro. Com composição do paraibano Chico Limeira, a música é um xote e tem produção musical e arranjos de Dudu Rezende, sanfona de Kiko Horta, percussão de Negadeza e Pablo Carvalho e violão de 7 cordas de Matheus Camará.

Dora Motta em foto de Marcella Saraceni

“Ela abre bem as portas dessa ‘Casa’”, resume a artista, que mistura a sonoridade nordestina com suas memórias familiares, numa canção que remonta uma atmosfera brincalhona, sensual e irresistivelmente dançante. Com aquele jeitinho arretado de xote, a letra – criada com genialidade por Limeira, grande cantor e compositor paraibano da nova geração – traz aconchego e muitas brincadeiras com as palavras. Já a sanfona de Kiko Horta é o coração da faixa:

“Eu admiro o Kiko Horta há muito tempo. Já acompanhava vários trabalhos dele, como o Forró do Kiko e o Cordão do Boitatá. A presença dele deu à faixa exatamente o tom vibrante e cheio de sensações que ela precisava. E tudo isso partiu da composição maravilhosa do Chico Limeira, que me pegou logo de cara — ele tem esse dom de escrever com graça, ritmo e afeto. ‘Ventilador no Três’ é uma música que me acompanha há anos, e poder incluí-la no meu primeiro EP é um presente”, conta a carioca.

Dora é figura atuante na cena da cultura popular do Rio de Janeiro. Integrou o grupo Coconomã por 10 anos, hoje canta no Boi Brilho de Lucas e acompanha nas rodas de rua sua mestra e parceira Negadeza, filha de Dona Aurinha do Coco — de quem também foi produtora e backing vocal.

“Ventilador no Três” também é especial para Dora, por trazer a lembrança afetuosa do gosto musical do seu pai, que amava o forró e suas brincadeiras sonoras, e que faleceu durante as gravações do EP. Ele acompanhou de perto todo o processo de realização do trabalho, que só veio à tona, graças a um financiamento coletivo com 314 apoiadores.

“Meu pai sempre contava de um São João que passou em Campina Grande, quando voltou para casa cheio de discos que comprou por lá. E esses discos embalaram completamente a minha infância e a do meu irmão. A gente cresceu ouvindo Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Fagner… Lembro especialmente de um disco do Fagner com o Luiz Gonzaga que foi muito marcante pra mim. Era a trilha sonora da nossa casa”, relembra a artista.

tu já pensaste nós dois e um ventilador no 3? / botão travado, vento concentrado / e a gente fazendo o que ainda não fez

Quando a composição apareceu no caminho da artista, apresentada por um amigo, tudo fez sentido e ela se tornou a escolhida para abrir caminhos desta nova fase musical.

“É uma música leve, cheia de graça, de ritmo, de vida.  A casa do meu pai, até o final, era uma casa cheia de música! Acho que essa canção traduz muito bem esse lugar  – um pedaço bonito da casa que a gente construiu juntos”, resume.

DORA MOTTA:

Nascida e criada no Rio de Janeiro, Dora Motta é cantora, compositora e produtora cultural. Filha de educadores e com forte ligação às tradições populares brasileiras, sua voz mistura delicadeza e força em interpretações marcadas por afeto e presença. Após integrar o grupo Coconomã e colaborar com artistas como Aurinha do Coco e Negadeza, Dora inicia nova fase com o EP “Casa”, que percorre memórias e lutos pessoais com lirismo e raízes musicais.

FICHA TÉCNICA — “Ventilador no Três”:

  • Composição: Chico Limeira
  • Voz: Dora Motta
  • Produção Musical e arranjos: Dudu Rezende
  • Produção executiva: Dora Motta
  • Assistente de produção: Maria Sayd
  • Preparação vocal: Marcelo Rodolfo
  • Sanfona: Kiko Horta
  • Violão de 7 cordas: Matheus Camará
  • Percussões: Negadeza e Pablo Carvalho
  • Coro: Cauã Machado, Fiona Rezende, Iara Romano, Kadu Barros, Negadeza e Zé Motta
  • Gravação, mixagem e masterização: João Ferraz (Estúdio Lontra)
  • Fotografia: Marcella Saraceni
  • Beleza: Jackson Souza
  • Figurino: acervo de Dora Motta e Marcella Saraceni
  • Design da capa: Iramaya Rocha
  • Editora: YB
  • Assessoria de Imprensa: Prisma Colab

Este single integra o EP “Casa”, realizado com o apoio de 314 colaboradores via financiamento coletivo.

SIGA DORA MOTTA:

Instagram: https://www.instagram.com/doramotta_/

Spotify: https://open.spotify.com/artist/4wImO2PRcp5qZqMltPVf5T

Related posts

“Grandes Compositores Brasileiros”, de Rogério Guimarães chega ao Teatro Cândido Mendes

Roberto Menescal completa 88 anos no palco com Cris Delanno, em show de lançamento do álbum “Lado B da Bossa Nova”

Liga RJ inicia gravações do álbum da Série Ouro para o Carnaval 2026