Início » “Viagem ao Centro da Terra” estreia dia 7 de maio, no Teatro II do CCBB Rio de Janeiro

“Viagem ao Centro da Terra” estreia dia 7 de maio, no Teatro II do CCBB Rio de Janeiro

por Redação
Viagem ao Centro da Terra

A divertida trama de “Viagem ao Centro da Terra” apresenta o jovem Axel e seu tio Otto Lindenbrock, um geólogo apaixonado pelos mistérios do planeta, que juntos descobrem um caminho que os levará até o Centro da Terra. Apesar do medo, Axel é promovido à assistente e acompanha o seu tio nessa aventura. A dupla é auxiliada por Hans, um engraçado guia islandês, que os protege dos perigos do mundo subterrâneo. Tempestades, florestas, dinossauros, erupções e outros obstáculos fazem parte dos desafios e descobertas que transformarão para sempre a vida destes aventureiros.

Em “Viagem ao Centro da Terra”, os três atores contam uma aventura repleta de descobertas fantásticas, manipulam peças de madeira numa brincadeira que proporciona a transformação constante do espaço cênico e convidam o público a usar a imaginação para embarcar numa grande aventura. Nesta adaptação do livro homônimo de Júlio Verne, os atores utilizam técnicas acrobáticas, teatro físico e manipulação de objetos e bonecos. Há também o uso de recursos de vídeo-projeção ao vivo para captar e projetar no fundo do palco formas e ações criadas pelos atores e por autômatos que compõem os cenários dessa aventura. São 5 câmeras espalhadas pelo palco que trazem perspectivas e dimensões fantásticas aos episódios dessa história. A combinação dos elementos visuais, somada a manipulação de peças de madeira proporcionam uma transformação constante do espaço cênico, compondo transportes, cavernas e outras surpresas que convidam o público a desbravar um mundo intraterrestre repleto de perigos, emoções e aventuras. Viagem ao Centro da Terra é uma história de superação e coragem, uma viagem intrigante, divertida e quase existencial, já que o mundo subterrâneo sempre foi pleno de mistérios para os homens.

Criado em 2015, “Viagem ao Centro da Terra” foi indicado ao prêmio São Paulo de Teatro infantil e Jovem 2015 nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Ator e Melhor Espetáculo.

“Trata-se de uma das mais movimentadas montagens da atual temporada, que mescla com muita energia e potência o uso de vídeo-projeção ao vivo, teatro físico e manipulação de objetos e bonecos. No elenco, Andre Schulle, Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues dão conta do recado com talentos múltiplos, sem nunca deixar cair o ritmo.” Dib Carneiro, sobre Viagem ao Centro da Terra, na Revista Crescer, 2015.

Idealização: Cia. Solas De Vento
Criação: André Schulle, Bobby Baq, Bruno Rudolf, Eric Nowinski e Ricardo Rodrigues
Direção: Eric Nowinski
Dramaturgia: Bobby Baq (em colaboração com o diretor e o elenco)
Elenco: André Schulle, Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues
Direção de Arte: Isabela Teles
Desenho de Luz: Roseli Marttinely e Eric Nowinski
Trilha Original: André Vac
Cenografia: Cia. Solas De Vento e Luana Alves
Figurinos: Isabela Teles
Objetos de Cena: Nonon Creaturas
Eletrônica de Adereços: Marcel Alani Gilber
Preparação Vocal e Corporal: Beatriz Mentone
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Fotos de Divulgação: Mariana Chama
Operação de Luz: Marcel Alani Gilber
Operação de Som: Luana Alves
Operação de Video: Bobby Baq
Produção de Arte: Sandra Miyazawa
Realização: Cia Solas de Vento

Trilogia Viagens Extraordinárias

De abril a junho de 2022, o CCBB Rio abre as portas do Teatro II para brindar a plateia com a trilogia Viagens Extraordinárias da premiada Cia. Solas de Vento, encenada pela primeira vez no Rio de Janeiro. O programa é composto por três espetáculos: “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”, montagens teatrais que provocam o imaginário ao descortinar histórias criadas pelo reconhecido escritor francês Júlio Verne (1828-1905), com livre adaptação do grupo. Os espetáculos acumulam importantes prêmios.

Através das obras literárias encenadas pela Cia. Solas de Vento, os espectadores são convidados a viagens cheias de ludicidade, com momentos imagéticos, delicados e divertidos, pelo ar, pelo mar e nas profundezas do mundo subterrâneo.

Considerado por muitos críticos literários como o inventor da ficção científica, Júlio Verne antecipou em suas obras futuristas e cheia de fantasia a invenção de várias tecnologias, como o submarino, a televisão, as naves espaciais e até o fax. Além disso, durante muito tempo ele foi considerado um dos escritores mais influentes e traduzidos do mundo todo.

Cia. Solas de Vento

A Cia. Solas de Vento nasceu em 2007 na cidade de São Paulo, da parceria entre o ator e bailarino francês Bruno Rudolf, mestre do teatro físico, da manipulação de boneco e de técnicas circenses, e o brasileiro Ricardo Rodrigues, artista circense especialista em técnicas aéreas e da palhaçaria. Desde sua criação, a Cia utiliza em sua dramaturgia a mescla de elementos de pantomima ou teatro gestual, sem o uso de palavras, das técnicas circenses e da dança contemporânea. Enquanto as trilhas sonoras originais pontuam a movimentação em cena. Somam-se à identidade do grupo, o emprego de projeção ao vivo de vídeos e a manipulação de objetos. A simbiose desses elementos dá suporte para linguagem e trânsito entre gêneros e cria espaços e situações impactantes.

SERVIÇO

  • Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II
  • Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.
  • Informações/tel.: 21 3808-2020
  • “Viagem ao Centro da Terra”
  • Temporada: 07 a 29 de maio. Sábados e domingos, às 16h.
  • Indicado para maiores de 5 anos.
  • Duração: 70 min
  • SESSÕES COM LIBRAS: No dia 28/05 a apresentação será com intérprete de Libras.
  • Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia), à venda na bilheteria ou antecipadamente pelo site https://www.eventim.com.br/artist/viagensextraordinarias-ccbbrj/

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona na 2ª, 4ª a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha na terça-feira. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados previamente no site eventim.com.br ou presencialmente na bilheteria do CCBB.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via