Vídeo explica I.A. para crianças

A Inteligência Artificial está na pauta do dia. Está nos jornais, nas TVs, na saúde e até na alimentação.  Foi com esse foco que a Sapoti Projetos Culturais desenvolveu a série “Quando a máquina pensa ou acha    que pensa“, de vídeos animados, voltada para estudantes do ensino fundamental. A proposta é explicar, de forma lúdica, o que é Inteligência Artificial para as crianças de 4 a 10 anos.

“Quando a máquina pensa ou acha    que pensa” apresenta o uso da Inteligência Artificial em diversos segmentos, através de uma linguagem contemporânea. O projeto é apresentado por C.I.A.T.A., sigla para Central de Inteligência Artificial de Tecnologia Avançada, um robô feminino. O nome escolhido não foi à toa.

– A personagem feminina reforça o protagonismo de jovens brasileiras nas áreas da ciência e da tecnologia. E, também rende homenagem a Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca.”, explica Daniela Chindler, idealizadora do projeto.

Com seis minutos de duração, aproximadamente, a temporada já conta com três episódios já estão liberados no canal da Sapoti Projetos Culturais no YouTube. O primeiro, Novas Ferramentas apresenta as possibilidades de usar I.A. na cultura e conta como criar imagens como a máquina interage com os seres humanos nesse processo. Em O que comemos?”, o vídeo mostra como a Inteligência Artificial pode contribuir na criação de soluções sustentáveis no segmento alimentar. E cita o exemplo de uma empresa da América do Sul, que desenvolve alimentos à base de plantas que simulam as proteínas de origem animal como o frango, a carne e o leite. A série fecha com o episódio “Cérebro-máquina”, mostrando como a I.A. pode facilitar a vida de pessoas com deficiências. Entra em cena: a ICM – Interface cérebro máquina, tecnologia projetada para conectar o cérebro humano a um dispositivo computacional, permitindo que os comandos cerebrais sejam interpretados para controlar equipamentos ou realizar tarefas.  Para a redação desse episódio a equipe teve a contribuição do neurocientista computacional, Tomás Aquino, doutor e pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Engenharia Biomédica Columbia University.

Segundo dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019, aprender a partir de vídeos pode motivar crianças e jovens, pois esse recurso já faz parte do seu dia a dia. Além disso, os vídeos têm grande quantidade de informação e são rapidamente processados pelo cérebro, um poderoso aliado na Educação.

Vídeos: 

Sapoti Projetos Culturais canal

Novas Ferramentas – https://www.youtube.com/watch?v=UWbS6zsnJRk&t=4s

O que comemos? – https://www.youtube.com/watch?v=xe1ujt1Tums

Cérebro-máquina – https://www.youtube.com/watch?v=UWbS6zsnJRk&t=4s

Related posts

FGV Arte e Responsabilidade Social lançam o projeto Verão na Esplanada, que promove uma série de atividades gratuitas no Rio de Janeiro

Projeto “Rio ao Mar” realiza evento cultural gratuito na Praia do Leme no alto verão carioca

Navio-médico chinês e dois transatlânticos da MSC atracam no Pier Mauá nesta quinta (08/01)