Início » Vila Mimosa ganhará campus da UniDiversidade Nem DaVida: ‘O trabalho continua’

Vila Mimosa ganhará campus da UniDiversidade Nem DaVida: ‘O trabalho continua’

por Rafael Gomes

Indianarae Siqueira, fundadora da ‘CasaNem’ fala dos novos espaços conquistados no Rio de Janeiro e parceria com a ‘UNIperiferias’

‘O trabalho continua’! Com essa frase a ativista e líder Indianarae Siqueira trouxe um bálsamo para a luta contra a intolerância no Rio e deixou mais um marco para quem defende os direitos humanos. O pronunciamento de Indianarae explica um novo momento da Casa Nem, ONG que acolhe pessoas LGBTIAQPNB+ em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro, tida como referência e com mais de seis anos de existência, que fechou sua sede para reforma. Indianarae Siqueira ressalta que as atividades continuam a pleno vapor e anunciou uma parceria com a UNIperiferias, que se dedica à formação, produção e difusão de conhecimentos em periferias globais. Um campus da UniDiversidade Nemdavida será instalado na Vila Mimosa (famosa área de prostituição), na Zona Norte do Rio de Janeiro.  

“Era necessário fechar a sede para reformas. Precisamos fazer o  acolhimento  com a dignidade que as pessoas merecem. Mas as atividades continuam. O trabalho da Casa Nem vai muito além de oferecer moradia e acolhimento para pessoas LGBTIAQPNB+ em situação de vulnerabilidade em nossa sede. Fazemos o atendimento externo para mais de 500 pessoas no estado do Rio. E esse trabalho de distribuição de alimentos, roupas, renda, e recolocação profissional, não pode parar”, afirma Indianarae Siqueira, que conta sobre os cursos oferecidos na Vila Mimosa.  

“Na UniDiversidade na Vila Mimosa teremos o curso de Turismo, Hotelaria e Idiomas. Mas serão cursos técnicos com duração de 1 ano . Alguns serão cursos de extensão como já acontecem com as aulas de audiovisual em parceria com a UniRio. Algo necessário para as profissinais do sexo. Depois que tivermos o registro a partir do ano que vem (2023), então, será uma universidade  com chancela própria (emissão de certificados e diplomas). Em setembro, temos a previsão de finalizar as obras da Casa Nem e retornar à nossa sede localizada no Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E o reinício da escola vegana de gastronomia, o “KuzinhaNem”, destaca.

O ‘KuzinhaNem’ atualmente funciona no Palco Lapa 145 como escola de gastronomia vegana e segundo Indinarae será remanejado para a Galeria Machado de Assis, no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio. Cursos de modelagem, corte e costura na Maré também estão nos planos da líder da CasaNem.

“O Instituto Trans da Maré e a CasaNem irão ampliar as escolas  de modelagem, corte e costura que também iniciará um núcleo para o curso de introdução aos direitos e teremos também a expansão do vestibular social ‘Prepara Nem’, que atualmente é realizado na Ocupação Cultural Menino Benjamim Filho na Av.República Do Paraguai, o projeto continua e também se estenderá para à Maré”, finaliza Indianarae.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via