Vila Mimosa ganhará campus da UniDiversidade Nem DaVida: ‘O trabalho continua’

Foto: Divulgação

Indianarae Siqueira, fundadora da ‘CasaNem’ fala dos novos espaços conquistados no Rio de Janeiro e parceria com a ‘UNIperiferias’

‘O trabalho continua’! Com essa frase a ativista e líder Indianarae Siqueira trouxe um bálsamo para a luta contra a intolerância no Rio e deixou mais um marco para quem defende os direitos humanos. O pronunciamento de Indianarae explica um novo momento da Casa Nem, ONG que acolhe pessoas LGBTIAQPNB+ em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro, tida como referência e com mais de seis anos de existência, que fechou sua sede para reforma. Indianarae Siqueira ressalta que as atividades continuam a pleno vapor e anunciou uma parceria com a UNIperiferias, que se dedica à formação, produção e difusão de conhecimentos em periferias globais. Um campus da UniDiversidade Nemdavida será instalado na Vila Mimosa (famosa área de prostituição), na Zona Norte do Rio de Janeiro.  

“Era necessário fechar a sede para reformas. Precisamos fazer o  acolhimento  com a dignidade que as pessoas merecem. Mas as atividades continuam. O trabalho da Casa Nem vai muito além de oferecer moradia e acolhimento para pessoas LGBTIAQPNB+ em situação de vulnerabilidade em nossa sede. Fazemos o atendimento externo para mais de 500 pessoas no estado do Rio. E esse trabalho de distribuição de alimentos, roupas, renda, e recolocação profissional, não pode parar”, afirma Indianarae Siqueira, que conta sobre os cursos oferecidos na Vila Mimosa.  

“Na UniDiversidade na Vila Mimosa teremos o curso de Turismo, Hotelaria e Idiomas. Mas serão cursos técnicos com duração de 1 ano . Alguns serão cursos de extensão como já acontecem com as aulas de audiovisual em parceria com a UniRio. Algo necessário para as profissinais do sexo. Depois que tivermos o registro a partir do ano que vem (2023), então, será uma universidade  com chancela própria (emissão de certificados e diplomas). Em setembro, temos a previsão de finalizar as obras da Casa Nem e retornar à nossa sede localizada no Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E o reinício da escola vegana de gastronomia, o “KuzinhaNem”, destaca.

O ‘KuzinhaNem’ atualmente funciona no Palco Lapa 145 como escola de gastronomia vegana e segundo Indinarae será remanejado para a Galeria Machado de Assis, no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio. Cursos de modelagem, corte e costura na Maré também estão nos planos da líder da CasaNem.

“O Instituto Trans da Maré e a CasaNem irão ampliar as escolas  de modelagem, corte e costura que também iniciará um núcleo para o curso de introdução aos direitos e teremos também a expansão do vestibular social ‘Prepara Nem’, que atualmente é realizado na Ocupação Cultural Menino Benjamim Filho na Av.República Do Paraguai, o projeto continua e também se estenderá para à Maré”, finaliza Indianarae.

Related posts

A Renascer de Jacarepaguá será a quarta escola a desfilar na Intendente Magalhães no dia 15 de fevereiro de 2026 pela série prata do Carnaval Carioca

Instituto Aupaba lança projeto de turismo regenerativo sustentável nas favelas do Rio

Estética In Rio 2025 bate recorde de público e anuncia a data para edição 2026