Villa-Lobos, Cantigas e Crianças

Villa-Lobos, Cantigas e Crianças

Em uma combinação lúdica de música, encenação e animações 2D, a Caseiras Produções Culturais apresenta, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, “Villa-Lobos, Cantigas e Crianças”. O espetáculo teatral infantil, baseado nas cantigas populares recolhidas e sistematizadas pelo Maestro Heitor Villa-Lobos, em sua seleção do guia prático, traz uma experiência imersiva nas tradições culturais brasileiras. Em sete apresentações abertas ao público, a programação acontece de 6 a 27 de abril, na Ecovilla Ri Happy, no Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro.

O espetáculo estimula a imaginação das crianças, através de brincadeiras e cantigas de rodas que pouco têm sido lembradas na vida contemporânea. Com participação do Quinteto Villa-Lobos em cena, acompanhados por Paulino Dias na percussão, cinco atores cantam e manipulam bonecos em um cenário também composto por animações 2D, inspirados no artesanato e repertório autenticamente brasileiro.

Em um convite ao universo do brincar fora das telas, a apresentação ganha vida sob direção de Ana Luisa Lima, diretora e idealizadora do espetáculo. “Nesse projeto, tenho a honra de criar um espetáculo para crianças a partir do guia prático de Heitor Villa-Lobos. Esse CD me persegue há décadas, assim como a convicção de que precisamos formar nosso público, principalmente as crianças, com a máxima qualidade, lhes oferecendo justamente o que a grande mídia não oferece. É a arte educando ouvidos e olhos. Em um projeto acalentado há tantos anos, juntamos antigos amigos cujo trabalho e dedicação ao teatro eu sempre admirei, somados a jovens que trazem o brilho nos olhos a cada novidade apresentada. Esse processo é muito especial para mim, pelo teatro, pelos afetos e, por fim, por nossas crenças que não nos deixam desistir.”, comenta.

Villa-Lobos, Cantigas e Crianças
foto: Renato Mangolin

Para Paulo Sérgio Santos, diretor musical da peça, “o Espetáculo resgata canções e tradições da nossa cultura que, com a correria da vida contemporânea, tendem a desaparecer. É um espetáculo muito rico e que conta com ilustres profissionais, sejam eles atores, cantores e músicos do Quinteto Villa-Lobos, que fez 60 anos de aniversário de Fundação. Há ainda projeções e detalhes muito sutis. Eu considero uma ‘joia’ esse Projeto da Caseiras Produções – Ana Luisa e Beatriz e todo o elenco de profissionais altamente gabaritados. É preciso ter cuidado para que a nossa cultura não seja estraçalhada pelo “’MUNDO MUDERNO’”!

Composto por uma equipe artística primorosa, “Villa-Lobos, Cantigas e Crianças” conta ainda, além do Quinteto Villa-Lobos e de Paulino Dias, com os atores manipuladores de boneco Márcio Nascimento e Raquel Selig, membros da Cia PeQuod e vencedores da 8º Edição do Prêmio CBTIJ de Teatro Para Crianças – 2023 – na categoria “trabalho de formas animadas” com o espetáculo “Pluft, o fantasminha” e com a Direção de Arte de Carlos Alberto Nunes, recém indicado ao 34º Prêmio Shell de Teatro na categoria Figurino, com o espetáculo “A hora do boi”

Os ingressos estão disponíveis para compra na bilheteria do local e no site Eventim.

Este projeto é contemplado pela Lei Federal de incentivo à Cultura, com patrocínio da ArcelorMittal e co-patrocínio da Drilltec, e tem a realização da Caseiras Produções Culturais.

Sinopse 

Em “Villa-Lobos, Cantigas e Crianças”, somos levados em uma encantadora jornada musical, onde o personagem principal, Seu Francisco, conduz o espetáculo relembrando histórias de sua vida em uma noite de São João. Combinando música, teatro e tecnologia, o espetáculo envolve bonecos, coristas, músicos e projeções 2D animadas, sob a direção artística de Ana Luisa Lima. A excelência musical é garantida pelo Quinteto Villa-Lobos em uma experiência emocionante, celebrando a cultura popular brasileira.

Mais sobre o Quinteto Villa-Lobos 

Fundado em 1962 para divulgar a música de câmara brasileira, o grupo abriu as comemorações do ano Villa-Lobos em Paris em 1987. Em 2001 se apresentou com Egberto Gismonti no Festival “Tocar La Vida” na Argentina e recebeu o Prêmio Carlos Gomes como melhor grupo camerístico do país. Em 2002 foi homenageado por seus 40 anos com a série “Quinteto Villa-Lobos – 40 Anos de Música Brasileira” no CCBB/RJ. Participou do Projeto Sonora Brasil-SESC, se apresentando em 32 cidades brasileiras. Em 2006 venceu o “Circulação de Música de Concerto” promovido pelo CEMUS-Funarte e patrocínio Petrobras, realizando 12 concertos no Nordeste. Encerrou a “Copa da Cultura” com concerto em Berlim, Alemanha.

Em 2008 realizou o projeto Oi apresenta: Quinteto Villa-Lobos no Rio de Janeiro, com 35 concertos e oficinas por cidades do estado, turnê do CD Quintetos de Sopro Brasileiros, além de apresentações e oficinas no Chile, Paraguai, Peru e Equador a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em 2009 se apresentou em vários países africanos, também a convite do Ministério – e em dezembro encerrou um Festival dedicado a Villa-Lobos com concerto na Rádio-France, Paris. Sempre fiel à proposta inicial, o grupo participa de eventos em outros âmbitos, como o “Chorando Alto”, festival anual de choro realizado em outubro de 198 no SESC Pompéia, além de diversas apresentações no Clube do Choro de Brasília e no Festival “Sopros do Brasil” no SESC Pinheiros/SP. Em 2012, comemoraram 50 anos de atividade ininterrupta do grupo com o projeto Quinteto Villa-Lobos – 50 anos de música com gravação de DVD e blu-ray e uma série de concertos na cidade do Rio de Janeiro.

Raquel Selig e Marcio Nascimento

Membros da Cia PeQuod de Teatro de Animação, ambos são atores cariocas com diversas indicações e prêmios. Raquel participou de apresentações na europa com diferentes espetáculos, como Sangue Bom, PehQuoDeux, entre outras. É fundadora do Coletivo Eu amo a Rua, coletivo de investigação, ensino e produção de teatro de animação. Marcio atuou e dirigiu ao lado de Miwa Yanigizawa o espetáculo Iago, pelo qual concorreu ao Prêmio Shell de Melhor Ator. Recebeu prêmios por: “Casa Caramujo”, “A feira de maravilhas do fantástico Barão Munchausen”, “O gigante egoísta”, entre outros.

Mais sobre a Caseiras Produções

A proposta da Caseiras Produções Culturais está no próprio nome: a realização de projetos de forma artesanal. A Caseiras atua em diversos ramos culturais, principalmente teatro, música e audiovisual e seus projetos busca-se especialmente a brasilidade, inovação e atualização de conteúdos relevantes e históricos.

Além de ter como missão difundir as culturas brasileiras e democratizar o acesso a todos os tipos de linguagens e gêneros artísticos, os projetos da Caseiras sempre dialogam com a formação de novos públicos, e no caso de um espetáculo infantil, esse objetivo torna-se ainda mais importante, já que estão sendo formados novos públicos, independente de classes sociais, verdadeiramente democratizando o acesso aos bens culturais.

Ficha Técnica 

Elenco

Clarissa Waldeck

Deco Almeida

Márcio Nascimento

Raquel Botafogo

Sophia Fried

Paulino Dias e Marcus Thadeu- Percussão

Quinteto Villa-Lobos

Aloysio Fagerlande e Jeferson Souza – fagote

Cristiano Alves – clarineta

Philip Doyle e Tiago Carneiro – trompa

Rodrigo Herculano e Juliana Bravim- oboé

Rubem Schuenk – flauta

Equipe de Criação

Idealização e Direção Geral: Ana Luisa Lima

Roteiro: Ana Luisa Lima e Beatriz Lima

Diretora assistente: Raquel Selig

Direção de movimento: Laís Salgueiro

Direção musical: Paulo Sérgio Santos e Marcílio Lopes

Diretora Musical Assistente e Preparadora vocal: Virgínia Van der Linden

Arranjos: Marcilio Lopes

Diretor de Arte: Carlos Alberto Nunes

Cenógrafa e Figurinista assistente: Arlete Ruas

Desenho de Luz: Celma Ungaro

Concepção das projeções: Beatriz Lima e Nicole Schlegel

Ilustrações: Caren Cristine

Animações: Beatriz Lima e Oto Guerra

Mapeamento e operação de projeções: Antonia Muniz

Produção

Direção de Produção: Heloisa Prando

Produção Executiva: Sonja Figueiredo

Planejamento: Beatriz Lima

Gestão administrativa e Prestação de Contas: Janaína Santos – Marejá Gestão Cultural

Captação de apoio: Oh Glória Produções

Sonorização: Gugu – Pró Áudio

Assistente de Produção – Theo Figueiredo

Estagiária de Arte: Mariana Barboza

Estagiário de Direção: Gabriel Peixe

Estagiário de Produção: Pedro Telles

Comunicação

Assessoria de imprensa: Flávia Tenório – Lead comunicação

Identidade visual: Caren Cristine

Filmagens: Tetsuya Maruyama

Fotos de Divulgação: Renato Mangolin

Mídias sociais: Heleno Galerani

Site: Rafael Baeta

Realização: Caseiras Produções Culturais

Serviço 

“Villa-Lobos, Cantigas e Crianças”

Data: 6 a 27 de abril de 2024, sábados e domingos

Horário: 11h

Local: Ecovilla Ri Happy RJ

Endereço: Rua Jardim Botânico, nº 1008 – Rio de Janeiro/RJ

Como participar

Ingressos: R$ 70 (inteira) | R$ 35 (meia)

Venda de Ingressos: Bilheteria Ecovilla Ri Happy RJ e site Eventim (https://www.eventim.com.br/artist/villa-lobos-cantigas-e-cancoes/)

Mais informações: https://caseiraproducoes.art.br/projetos/villalobos/index.html