Daniel Grajew e Vana Bock

Villa-Lobos é tema de concerto que encerra exposição sobre os 100 anos da Semana de Arte de 22 no Butantã Shopping

Pianista Daniel Grajew e violoncelista Vana Bock realizam apresentação nesta quinta (17) às 19 horas

por Redação

Desde o último domingo (13) que a cidade de São Paulo celebra um importante marco da cultura brasileira, os 100 anos da Semana de Arte Moderna realizada em 1922. E para homenagear um dos principais nomes do movimento, o pianista Heitor Villa-Lobos, o Butantã Shopping tem um concerto nesta quinta-feira (17) às 19 horas com o pianista Daniel Grajew e violoncelista Vana Bock. A entrada é gratuita e a classificação é livre. A apresentação integra a exposição Brasilis 2022, também aberta ao público.

Além de Heitor Villa-Lobos, o público vai conferir músicas compostas por Fructuoso Vianna, outro expoente musical do movimento modernista que realizou o evento no Teatro Municipal de São Paulo. E o próprio Vianna compôs uma peça especial para a Semana de Arte Moderna a pedido de Villa-Lobos,

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 22, foi responsável pela consolidação do modernismo brasileiro. A principal proposta do evento era renovar o contexto artístico e cultural, rompendo com o passado e com os padrões estéticos europeus mais tradicionais que influenciavam a elite paulista da época. Ou seja, o propósito era criar uma arte essencialmente brasileira.

O destaque logo no primeiro dia da Semana de 22 foi a parte musical, com as “Danças características africanas”, a “Sonata No.2, para violoncelo e piano”, o “Trio n. 2”, e as peças para piano “Valsa mística”, “Rodante” e “A fiandeira”, de Villa-Lobos, além de músicas de Erik Satie e Francis Poulenc. E entre os principais intérpretes estavam os pianistas Ernani Braga e Fructuoso Vianna, a violinista Paulina d’Ambrósio e o violoncelista Alfredo Gomes.

Mas não foi apenas a parte musical que se fez presente no evento. Consagrados nomes de diferentes áreas artísticas participaram da Semana, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

A produção do concerto no Butantã Shopping é da produtora cultural Valéria Gadioli, conhecido nome da cultura paulistana e que trabalha com o objetivo de trazer a cultura e a música para espaços públicos e privados com grande circulação de pessoas, mas sempre respeitando os protocolos de segurança, com o propósito de aproximá-las de ideias novas culturais através da criatividade.

Serviço

Apresentação de piano e cello de músicas de Heitor Villa-Lobos e Fructuoso Vianna
Local: Butantã Shopping
Endereço: Avenida Deputado Jacob Salvador Zveibil, Jardim Trussardi.
Data: 17 de fevereiro (domingo a quinta-feira)
Horário: 19 horas
Apresentação: Daniel Grajew (piano) e Vana Bock (cello).
Entrada franca
Classificação livre

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via