Início » Villa-Lobos é tema de concerto que encerra exposição sobre os 100 anos da Semana de Arte de 22 no Butantã Shopping

Villa-Lobos é tema de concerto que encerra exposição sobre os 100 anos da Semana de Arte de 22 no Butantã Shopping

Pianista Daniel Grajew e violoncelista Vana Bock realizam apresentação nesta quinta (17) às 19 horas

por Redação
Daniel Grajew e Vana Bock

Desde o último domingo (13) que a cidade de São Paulo celebra um importante marco da cultura brasileira, os 100 anos da Semana de Arte Moderna realizada em 1922. E para homenagear um dos principais nomes do movimento, o pianista Heitor Villa-Lobos, o Butantã Shopping tem um concerto nesta quinta-feira (17) às 19 horas com o pianista Daniel Grajew e violoncelista Vana Bock. A entrada é gratuita e a classificação é livre. A apresentação integra a exposição Brasilis 2022, também aberta ao público.

Além de Heitor Villa-Lobos, o público vai conferir músicas compostas por Fructuoso Vianna, outro expoente musical do movimento modernista que realizou o evento no Teatro Municipal de São Paulo. E o próprio Vianna compôs uma peça especial para a Semana de Arte Moderna a pedido de Villa-Lobos,

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 22, foi responsável pela consolidação do modernismo brasileiro. A principal proposta do evento era renovar o contexto artístico e cultural, rompendo com o passado e com os padrões estéticos europeus mais tradicionais que influenciavam a elite paulista da época. Ou seja, o propósito era criar uma arte essencialmente brasileira.

O destaque logo no primeiro dia da Semana de 22 foi a parte musical, com as “Danças características africanas”, a “Sonata No.2, para violoncelo e piano”, o “Trio n. 2”, e as peças para piano “Valsa mística”, “Rodante” e “A fiandeira”, de Villa-Lobos, além de músicas de Erik Satie e Francis Poulenc. E entre os principais intérpretes estavam os pianistas Ernani Braga e Fructuoso Vianna, a violinista Paulina d’Ambrósio e o violoncelista Alfredo Gomes.

Mas não foi apenas a parte musical que se fez presente no evento. Consagrados nomes de diferentes áreas artísticas participaram da Semana, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

A produção do concerto no Butantã Shopping é da produtora cultural Valéria Gadioli, conhecido nome da cultura paulistana e que trabalha com o objetivo de trazer a cultura e a música para espaços públicos e privados com grande circulação de pessoas, mas sempre respeitando os protocolos de segurança, com o propósito de aproximá-las de ideias novas culturais através da criatividade.

Serviço

Apresentação de piano e cello de músicas de Heitor Villa-Lobos e Fructuoso Vianna
Local: Butantã Shopping
Endereço: Avenida Deputado Jacob Salvador Zveibil, Jardim Trussardi.
Data: 17 de fevereiro (domingo a quinta-feira)
Horário: 19 horas
Apresentação: Daniel Grajew (piano) e Vana Bock (cello).
Entrada franca
Classificação livre

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via