Início » Vinícola Cristofoli apresenta a Vindima 2022 da uva sangiovese nas versões tinto e rosé

Vinícola Cristofoli apresenta a Vindima 2022 da uva sangiovese nas versões tinto e rosé

por Redação
Sangiovese - 2022 - Tinto e Rosé

Friozinho chegando é o timing perfeito para a vinícola Cristofoli botar na rua o resultado da última vindima da uva sangiovese. A colheita desta uva, de origem italiana, foi realizada este ano, durante os meses de janeiro e fevereiro, em quatro etapas, visando a produção de quatro rótulos diferentes (vinho base de espumante, tinto, rosé e tinto com barrica). De acordo com Bruna Cristofoli, enóloga e Diretora-Executiva da vinícola, o resultado de duas delas já está à disposição do consumidor: Sangiovese Tinto (R$ 108,90) e Rosé de Sangiovese (R$ 108,90).

As uvas para elaboração do vinho rosé de Sangiovese foram colhidas primeiro, buscando um teor alcoólico mais baixo e mais frescor, já após dez dias desta data, a Família voltou ao vinhedo para colher as uvas destinadas ao vinho tinto, esta opção foi a melhor para ter maior maturação dos compostos fenólicos, como os taninos, resultando em um vinho com mais corpo, acidez moderada e um teor alcoólico maior.

Embora muita gente ache o rosé um rótulo mais adequado para os dias quentes, ele tem um público fiel e é muito consumido durante o ano todo. Por ser um vinho leve e muito fresco, é um grande coringa na combinação com alimentos e pode ser servido também sem acompanhamentos, em recepções mais descontraídas, com sua cor sedutora e à beira da praia ou da piscina.

“O tinto da uva sangiovese é uma opção maravilhosa para esta época do ano, quando a temperatura começa a cair. Este tipo de uva é versátil e não tão encorpado, perfeito para harmonizar com as massas à bolonhesa ou ao sugo e com pizzas, especialmente a marguerita. Já o Rosé de Sangiovese tem uma harmonização perfeita com sushi” – sugere.

O Espumante com vinho base de Sangiovese e o Tinto Sangiovese com barrica (ambos em edição inédita e com produção limitada), resultados das duas outras etapas da vindima deste ano, ainda estão em processo de elaboração e, em breve, estarão disponíveis no mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via