Visitinha nas Artes

Batitunha

Sucesso desde que estreou em março, foram realizadas, 29 visitinhas e com 700  participaram das atividades, que terá apresentações no dia das crianças e fim de semana dedicado aos professores

Programa voltado para as crianças, o ‘VISITINHA NAS ARTES’, foi criado por Mila Schiavo, percussionista, baterista, produtora e empresária musical e primeira mulher em 90 anos, a ser convidada para ser julgadora no quesito Bateria no Desfile das Escolas de Samba em 2022.

Ao idealizar o projeto, Mila criou a personagem ‘Batutinha’, menina que almeja ser maestrina e caminha batendo os pés no ritmo das músicas, como se estivesse batendo num tambor. Seu amor pelas artes a levou a se abrigar na Cidade das Artes e lá ficou, servindo de exemplo de representatividade, inclusão e inspiração para jovens artistas.

Selecionado pelo edital FOCA da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro, a “Visitinha nas Artes”, apresenta temática infantil e oficina de musicalização.

Mila explica: “A Visitinha nas Artes” é uma forma lúdica de apresentar a Cidade das Artes para as crianças, para isso foi criada a personagem Batutinha, o fio condutor dessa história. Em um primeiro momento, as crianças poderão conhecer a história do complexo, sua arquitetura, e as salas de espetáculos e ensaios, que estão entre as melhores do mundo. A segunda parte do programa é a oficina de musicalização infantil, onde iremos trabalhar com conceitos musicais como regência, naipe, ritmo, melodia e harmonia.”

A ‘Visitinha’ conta com roteiro de Massimo Ferrarese, conduzido pela Professora de Musicalização Caroline Ribeiro, que interpreta a Batutinha.

Caroline Ribeiro, a ‘Batutinha’

O programa é dividido em duas partes:

Visita guiada na Cidade das Artes, vai despertar o interesse das crianças nas artes e questões urbanas, tendo como partida o projeto do arquiteto francês Christian de Portzamparc, também responsável pelo Cité de La Musique de Paris. O roteiro criado por Massimo Ferrarese, apresenta a personagem Batutinha acompanhada de um guia profissional de turismo para a comunicação entre os participantes.

Oficina de Musicalização Infantil com duas professoras. Uma das professoras será a Batutinha e a outra o músico amigo, que estará ensaiando com ela. Existe uma relação entre a Batutinha andar marcando os pés no ritmo das músicas e seu desejo em ser maestrina. Antes do surgimento da figura do maestro, os músicos das orquestras eram “guiados” por uma marcação de tempo, ou seja, a marcação de tempo é, de forma bem simples, a primeira função do maestro em um coro ou orquestra. A aula ensinará de forma lúdica a importância do ritmo através de brincadeiras, percussão corporal e canto.

Oficina de musicalização

Assim, a ‘VISITINHA NAS ARTES’, cumpre a vocação da CIDADE DAS ARTES, de inclusão, despertar e incentivar a cultura ao reunir famílias com crianças da cidade do Rio de Janeiro, visitantes e proporcionar um programa leve, alegre, com conteúdo capaz de divertir a todos!

Fiquem atentos às datas especiais!

Sábado 01/10 – 9h e 11h

Eleição – Domingo 02/10 (Não haverá Visitinha)

Domingo 09/10 – 9h e 11h

Quarta Feira 12/10 (dia das crianças) – 9h / 11h

Sábado 15/10 – 9h e 11h (Fim de semana homenagem ao professor)

Domingo 16/10 – 9h e 11h (Fim de semana homenagem ao professor)

Domingo 23/10 – 9h e 11h

Sábado 29/10 – 9h e 11h

Eleição – Domingo 30/10 (Não haverá Visitinha)

Ingresso: gratuito,

Duração:  90 minutos (45 de visitação e 45 de oficina)

Reservas pelo email: milamusiced@gmail.com ou pegar com uma hora de antecedência na bilheteria da Cidade das Artes.

Informações Instagram: @visitinhanasartes / @cidededasartes

Capacidade: 50 pessoas com capacidade máxima de 20 crianças e com a exigência de pelo menos um responsável durante todo programa.

Classificação etária: 3 a 12 anos (Crianças de colo podem ir com os pais, sem participar da aula)

Acessibilidade: A Cidade das Artes tem acessibilidade e a ‘Visitinha’ conta com profissional intérprete de libras.

Equipe:

Direção, criação e produção executiva: Mila Schiavo

Roteiro: Massimo Ferrarese

Produção: Bianca Calcagni

Oficina de Musicalização: Caroline Ribeiro

Figurinos: Renato Carneiro (Katuka Africanidades)

Direção de Arte: Isadora Marzano

Ilustrador: Guilherme Cavalcante

Tradutor de Libras: Marlon Soares

Assessoria de Imprensa: Ana Paula Romeiro / Luiz Menna Barreto

Som & Luz: Leandro Darski

Assessoria Jurídica: Maria Teresa Schmidt

Assessoria Contábil: Edgard Kawasaki

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital