Projeto Vivências e Memória - Quilombo Santa Izabel

Vivências e Memória: projeto valoriza pessoas, culturas e histórias de Mangaratiba

Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale apresentam iniciativa que registra experiências de vida em município da Costa Verde, no Rio de Janeiro

por Redação

Memórias, narrativas, saberes, identidades culturais. Essas são fibras que compõem o tecido do projeto Vivências e Memória Mangaratiba, uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, no coração do município de Mangaratiba (RJ).

O projeto, essencialmente colaborativo e comunitário, é uma oportunidade para que moradores de Mangaratiba contem suas trajetórias nos seus próprios termos. A iniciativa mistura pesquisa, história oral, registro e salvaguarda de patrimônio imaterial. Todos esses elementos vão se concretizar em exposição em praça pública, criação de conteúdo digital, ações educativas e material impresso.

A partir do mês de agosto de 2022, a mostra ocupará as ruas da cidade com painéis fotográficos nos quais a história de Mangaratiba será apresentada de maneira transversal, permeando diferentes campos da vida cotidiana dos personagens retratados. O morador é o protagonista também do site vivenciasememoria.com.br, compartilhando o passado e o presente de sua relação com a comunidade e o espaço público. O objetivo é criar um acervo digitalizado das informações, imagens e documentos coletados durante o projeto. Na primeira etapa, a página é o principal canal para quem quiser contar, via formulário, sobre suas memórias afetivas.

O projeto propõe ainda ações educativas beneficiando em torno de mil alunos e professores da região, produção de videodocumentário e a impressão de sete mil minicartões ilustrados com os moradores e suas memórias, a serem distribuídos em espaços culturais e estabelecimentos da região.

“Nesse mergulho que faremos em Mangaratiba, por meio das entrevistas com a população, esperamos também estimular encontros que fomentem a cultura local e ajudem a manter tradições, sejam antigas ou recentes”, diz Fernando Portella, diretor-executivo do ICCV.

O projeto Vivências e Memória Mangaratiba é uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) com o patrocínio do Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais: @vivenciasememoria

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via