O volume de apartamentos lançados em Guarulhos está no topo entre as cidades paulistas. Muito disso se deve a localização privilegiada da cidade, próxima a São Paulo, com aeroporto internacional próprio e várias outras vantagens que a colocam nos holofotes.
Esses holofotes atraem não somente novos moradores: atraem novas empresas, que se beneficiam da logística municipal ímpar, além de um investimento imobiliário pesado que somou 3,9 bilhões de reais em Valor Global de Vendas (VGV) entre 2019 e 2022.
Hoje, vamos entender o que faz com que o volume de apartamentos lançados em Guarulhos esteja no topo entre as cidades paulistas. Acompanhe!
Levantamento Inteligência de Mercado mostra números de Guarulhos entre 2019 e 2022
O levantamento Inteligência de Mercado que considerou dados entre 2019 e 2022 mostrou de forma explícita o crescimento abrupto do mercado imobiliário de Guarulhos, ficando atrás apenas (de forma totalmente compreensível) de sua capital São Paulo.
Além de um VGV absurdo que chegou a casa dos 3,9 bilhões de reais, a cidade recebeu nesse mesmo período cerca de 59 novos empreendimentos prediais, ou seja, investimentos residenciais verticais (apartamentos em condomínio).
Esse número de novos empreendimentos ultrapassa toda e qualquer cidade do estado de São Paulo, com exceção da capital.
A liquidez na cidade de Guarulhos também chama atenção. A liquidez no mercado imobiliário é o indicador que mostra, em porcentagem, o número de empreendimentos que são comercializados logo quando são lançados ou finalizados.
Ainda em novembro de 2022, 91% desses empreendimentos que estavam em construção desde 2019 já haviam sido comercializados. Uma liquidez em um número tão alto mostra que o setor imobiliário cresce e ainda possui muito a crescer.
Morador local é o que que mais consome no mercado imobiliário de Guarulhos
Todo esse volume de apartamentos lançados em Guarulhos precisa ser comercializado. Dos 59 citados, 53 já haviam sido comercializados na cidade logo no lançamento. De todo esse público comprador, 40% é da própria cidade de Guarulhos, principalmente da zona Norte e Leste.
Essas duas zonas ficam localizadas nas extremidades da cidade, fronteiras. Isso indica que muitas pessoas de cidades satélites, aquelas que literalmente servem só para morar, mudaram-se para Guarulhos.
Isso agrega não somente para o mercado imobiliário local, mas para toda a economia do município, já que esta pessoa agora consome todos os produtos da cidade, paga impostos à prefeitura local, etc. Os dados citados são do mesmo estudo.
Valor acessível dos apartamentos contribui para um mercado aquecido
Outro fator que contribui – e muito – para o grande volume de apartamentos lançados em Guarulhos, é o valor acessível desses imóveis.
Como foi possível notar pelos dados, estamos falando de construções residenciais verticais, ou seja, aptos.
Enquanto um imóvel desse tipo passa de milhões em São Paulo, um apartamento em Guarulhos um pouquinho afastado do centro da cidade – não muito – pode custar pouco menos de R$ 250.000,00 com dois quartos. É um valor quatro vezes menor do que a média da capital paulista.
São todos apartamentos residenciais, pensados em famílias com dois a três integrantes. Ainda segundo o levantamento Inteligência de Mercado, cerca de 75% desses empreendimentos possuem até 65m² de área privativa, além de sacada e garagem com uma vaga.
Invista em Guarulhos e veja seu dinheiro multiplicar!
Caso seja um investidor do ramo imobiliário, considerar colocar o seu dinheiro em casas e apartamentos ou mesmo em imóveis comerciais em Guarulhos é uma sábia decisão.
Imagine que mais de 90% de lançamentos imobiliários já estão vendidos antes mesmo de serem inaugurados, ainda na planta. Com uma valorização que passa de 50% para imóveis que estavam na planta, você pode investir muito bem o seu dinheiro em Guarulhos. Até a próxima!