Ybytu: Espetáculo Instrumental de Ana Paula Cruz Une Sopro e Resistência no Sesc

Com repertório que vai de Emicida a Baden Powell, o show celebra a potência criativa das mulheres negras e mistura música erudita, popular e ritmos afro-brasileiros.

por Redação

A força do sopro feminino vai ecoar por diferentes regiões do Rio de Janeiro com a nova temporada do espetáculo YBYTU, idealizado e protagonizado pela flautista e saxofonista Ana Paula Cruz, que se apresenta pelo SESC com sessões únicas em São Gonçalo, Flamengo, Nova Iguaçu e Copacabana entre agosto e outubro deste ano. Com direção de produção de Maury Cattermol, e musical da própria artista, a circulação marca a estreia do projeto no edital SESC Pulsar, destacando-se por sua proposta sensível, potente e profundamente brasileira.

YBYTU, palavra de origem tupi que significa “ar” ou “vento”, é também o nome do movimento artístico que une sopro, presença e palavra, afirmando a potência criativa e transformadora das mulheres pretas na música brasileira. “Quando me coloco no palco com minha flauta, com meu ar, estou evocando a força de Iansã, divindade dos ventos e tempestades. É com essa força que coloco minha arte no mundo”, afirma Ana Paula.

O espetáculo foi concebido em um momento de grande transformação para a artista. “A pandemia foi um momento decisivo. Eu tinha acabado de sair de muitas cirurgias e, quando achei que ia pro mundo com a música, veio o isolamento. Resolvi fazer da minha casa uma nova jornada musical experimental. Comecei a improvisar, estudar sax, clarineta, e me redescobri como solista. Até então, eu só acompanhava outros artistas, não me via pronta para ser protagonista. A ideia do YBYTU nasceu dessa necessidade”, conta Ana Paula.

Premiada com o “Prêmio Pretas Potências 2024” e a “Medalha Heloneida Studart”, além de finalista no Prêmio Profissionais da Música 2025, Ana Paula Cruz tem trajetória marcada pela fusão entre música erudita e popular, com sólida formação acadêmica e vasta experiência em festivais e projetos culturais. Em YBYTU, ela é acompanhada por um time de excelência formado por guitarra, piano elétrico, baixo e bateria, além da presença cênica de dançarinas e intérpretes de Libras, reforçando o compromisso do projeto com a inclusão e a acessibilidade.

No espetáculo, Ana Paula entrelaça com maestria os universos da música erudita e popular. Preserva a sofisticação técnica da música clássica enquanto incorpora a vibração e a alma da música popular brasileira. Canções consagradas ganham novas camadas sonoras, com influências que transitam entre o samba, jazz, bossa nova, rock, ijexá e ritmos de matriz africana. O resultado é uma experiência sonora envolvente, contemporânea e ancestral ao mesmo tempo.

O repertório é composto por releituras criativas de clássicos e contemporâneos da música brasileira, como, Mais que Nada (Jorge Ben Jor), Amarelo (Emicida), Cordeiro de Nanã (Mateus Aleluia), Clareou (Rodrigo Leite e Serginho Meriti), Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinícius de Moraes), Maria da Vila Matilde (Douglas Germano), entre outros. “Pensar que se pode viver e fazer arte instrumental é um ato de coragem. É preciso ventar e transformar”, completa a artista.

A nova turnê pelo Circuito SESC inclui quatro apresentações confirmadas:

– 16/08 (sábado)– SESC São Gonçalo
– 24/10 (quinta-feira) – Arte SESC Flamengo
– 25/10 (sexta-feira) – SESC Nova Iguaçu
– 28/10 (segunda-feira) – SESC Copacabana com participações especiais

FICHA TÉCNICA:

Solista/flauta: Ana Paula Cruz
Guitarra: Luis Houtet
Piano: Daniel Esperança
Baixo: Lourenço Matheus
Bateria: Julia Rodrigues
Dança: Dandara Patroclo e Luna Leal
Intérpretes de Libras: Use Libras
Direção de produção: Maury Cattermol
Produção executiva: Ive Farias (Musical Produções)
Assessoria de imprensa: Fernanda Lacombe
Figurino: Marah Silva
Técnico de som: André Lima

Redes sociais:
www.instagram.com/anapaulacruz.oficial
www.instagram.com/musicalproducoes
www.instagram.com/ritmizaproducoes

SERVIÇO
Espetáculo: YBYTU – O sopro divino
Artista: Ana Paula Cruz
Locais e datas:
• 16 de agosto (sábado), às 19h – SESC São Gonçalo (Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo – RJ)
• 24 de outubro (quinta-feira)– Arte SESC Flamengo (R. Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo)
• 25 de outubro (sexta-feira), às 19h – SESC Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá)
• 28 de outubro (segunda-feira) – SESC Copacabana (R. Domingos Ferreira, 160 – Copacabana)
Duração: 70 minutos
Classificação etária: Livre

Valor: Grátis

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend