Início » Ylka gomes: reflexões no Dia Mundial da Água

Ylka gomes: reflexões no Dia Mundial da Água

por

No dia 22 de março comemoramos o ”Dia Mundial da Água” e o objetivo da data é colocar em discussão assuntos importantes relacionados a esse recurso natural! A data criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) visa à ampliação da discussão sobre esse tema.

Sabemos que a vida no planeta só é possível graças à presença de água e precisamos repensar a nossa relação no cuidado desse recurso natural! Estamos consumindo a água de forma responsável? Estamos cuidando das nossas fontes de água? Que tipo de Políticas públicas estão sendo pensadas e colocadas em prática? Como podemos fazer no nosso dia a dia pra contribuir? , são perguntas que Ylka Gomes, Diretora, Gestora Ambiental, Comunicadora e Criadora de Conteúdo Digital do Canal Linha Ecológica traz para refletirmos , especialmente nessa data.

O nosso planeta é composto por aproximadamente 70% de água, coberto pelos oceanos, mas calcula-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. E é importante ressaltar que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, existindo locais em que esse recurso é bastante escasso. Além disso, cada vez mais aumenta o volume de água imprópria para consumo graças a poluição causada de várias formas por nós. De acordo com a ONU, 1 em cada 3 pessoas no mundo não tem acesso à água potável e, três bilhões de pessoas não possuem instalações básicas para lavar as mãos de forma adequada.

A água também compõe 50, 60% da nossa constituição corporal e é responsável por várias funções no nosso organismo como: Regulação da temperatura do corpo, Transporte de substâncias, Eliminação de substâncias para fora do corpo, Proteção de estruturas.

Ylka ainda lembra que água de qualidade e saneamento básico são um direito garantido por lei, mas que ainda falta muito para que todas as pessoas tenham esse direito realmente garantido.
Mais que comemorar o Dia Mundial da Água, Ylka acredita que podemos usar a data pra chamar para a reflexão, para repensarmos juntos medidas que cada um pode tomar para si e ajudar na preservação desse recurso, no nosso dia a dia.

E como podemos fazer isso? Fazendo a nossa parte.

  • Reduzindo o consumo de água ns nossa rotina quando escovamos os dentes, tomamos banho, lavamos a louça e a roupa;
  • Reduzindo a utilização da água através do consumo consciente. Por exemplo: ao comprar um produto, roupa, saber como foi feito. A produção do jeans tem um gasto em média de 5 a 15 litros de água, então podemos comprar e usar outros tecidos ou reutilizar o jeans que já está em uso. Cosméticos em barra utilizam menos água na sua fabricação;
  • Reduzindo o consumo de água através da nossa alimentação. Por exemplo, na produção de 1 kg de carne são gastos aproximadamente 15 litros de água. Podemos diminuir o consumo de carne, não precisamos consumir diariamente, podendo substituir por outros alimentos,
  • Evitando o descarte incorreto e assim contribuindo na diminuição da poluição dos nossos solos, rios e oceanos…

Todas essas medidas podem parecer pequenas se pensarmos individualmente, mas se cada um de nós começar a praticar essas ações, o impacto na preservação desse recurso vital para as nossas vidas será enorme!

Preserve a água , preserve vida, preserve o planeta!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via