Yoga na Praia abre neste domingo, 5/10, a 9ª edição do Outubro Rosa da Oncomed e da Pró-Onco Mulher

O projeto Yoga na Praia abre no próximo domingo, 05/10, a 9ª edição do Outubro Rosa realizada pela Oncomed e a Pró-Onco Mulher. A agenda reúne diversas ações gratuitas ao longo do mês para alertar e conscientizar a população da importância da prevenção e sobre os riscos do câncer de mama. Promovido pelo Estúdio Dharma Bhūmi, o aulão começa às 9h, na areia da praia de Icaraí, em frente à Igreja São Judas Tadeu, com distribuição de camisas para as 120 primeiras pessoas que chegarem para a prática do yoga.

Também na manhã deste domingo haverá a tradicional caminhada organizada pelo Movimento Outubro Rosa de Niterói, que tem apoio da Prefeitura de Niterói e das duas instituições oncológicas, percorrendo ida e volta toda a orla de Icaraí. A concentração será às 8h na Árvore da juíza Patrícia Acioli, no calçadão em frente à Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A atividade mais esperada da programação do Outubro Rosa da Oncomed e da Pró-Onco Mulher é o “Nosso Dia Pink” que, pelo terceiro ano consecutivo, acontecerá no Reserva Cultural, em São Domingos, das 9h às 17h do dia 11, segundo sábado de outubro. O evento vem atraindo cada vez mais pessoas para um dia inteiro de atividades gratuitas de beleza, cultura, música, cuidados em geral e palestras com muita informação sobre a doença. Nos dois últimos anos, mais de 500 pessoas participaram da ação que reúne profissionais de saúde para levar conhecimentos sobre o câncer, além de influencers e outras personalidades que passaram ou ainda tratam a doença e dividem suas experiências e desafios com pacientes na plateia formada, em sua maioria, por mulheres.

Seguindo a agenda, das 14h às 17h do dia 22 haverá atividades de integração e orientação sobre a doença no espaço cultural da Oncomed, na rua Arariboia, 6, em São Francisco. Já no dia 25, último sábado de outubro, médicos de diversas especialidades se reúnem para a troca de experiências com apresentação e discussão de casos clínicos do câncer durante a Jornada Médica que chega também à 9ª edição e acontece no Hospital Icaraí. Fechando a programação, a Oncomed inaugura na tarde do dia 29 um espaço junto à clínica Pró-Onco Mulher, no Niterói Shopping, no Centro da cidade.

“Esta unidade será a quinta da nossa instituição, que começou em Niterói há exatos 30 anos, na casa da minha família onde eu cresci, na rua Ministro Otávio Kelly, em Icaraí. E depois vieram as unidades de São Gonçalo, a do Rio, que fica em Botafogo, e a de São Francisco, que construímos para abrigar o nosso serviço de radioterapia. Sempre priorizando o atendimento humanizado, o nosso objetivo com essas unidades é facilitar o acesso aos nossos pacientes”, adianta o oncologista Alexandre Coury, fundador da Oncomed que é referência em oncologia no Grande Rio.

Números do câncer – Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) dão conta de que em 2022 o câncer de mama foi o segundo tipo mais comum de carcinoma no mundo, com 2,3 milhões de novos casos, tanto em mulheres de países em desenvolvimento como em nações desenvolvidas. A doença que também atinge homens é responsável pela maior taxa de mortalidade feminina no Brasil: 16% do total de óbitos no país. São números alarmantes, que merecem muita atenção, mas podem ser estabilizados com o diagnóstico precoce. É esse o objetivo do Outubro Rosa, campanha mundial que alerta para a importância da prevenção da doença não só em outubro, mas durante todo o ano, como explica o mastologista e cirurgião geral Rodrigo Souto, diretor da clínica Pró-Onco Mulher, de Niterói, e diretor científico do Instituto Oncomed, criado pela Oncomed há três anos para a realização de pesquisa clínica.

“Em meu dia a dia de consultório e centro cirúrgico, senti que precisávamos de uma ação especial na cidade para alertar sobre a necessidade de exames, dos exercícios físicos e dos cuidados com a alimentação. Me juntei ao oncologista Victor Marcondes e a nutricionista oncológica Patrícia Arraes, ambos da Oncomed, e construímos o projeto do Outubro Rosa com foco na discussão da doença e em atividades para difundir informações e fortalecer a autoestima dos pacientes. Assim nasceu o “Nosso Dia Pink”, que foi crescendo, crescendo e hoje conta com diversas atividades que atraem centenas de pessoas e nos permite ampliar as orientações sobre o diagnóstico precoce que nos ajuda a curar 90% das mulheres com câncer de mama. E mais: mostrar que câncer não é igual a morte”, ressalta o médico Rodrigo Souto.

SERVIÇO:
Dia 5 – Yoga na Praia às 9h, na areia da praia de Icaraí, em frente à igreja de São Judas Tadeu
– Caminhada do Movimento Outubro Rosa de Niterói, a partir das 8h, com partida do calçadão de Icaraí, em frente à Reitoria da UFF
Dia 11 – Nosso Dia Pink das 9h às 17h, no Reserva Cultural (rua Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos)
Dia 22 – Atividades de integração e orientação das 14h às 17h no espaço cultural da Oncomed (rua Arariboia, 6, São Francisco)
Dia 25 – 9ª Jornada Médica das 9h às 12h, no Hospital Icaraí (Avenida Marquês do Paraná, 233, Centro de Niterói)
Dia 29 – Inauguração da unidade Centro da Oncomed às 17h, no Niterói Shopping (rua da Conceição, 188, sala 704, Centro)

Movimento teve origem nos EUA, na década de 70
A história do Outubro Rosa tem registro no fim da década de 70, quando Susan Goodman Komen, de 33 anos, descobriu o câncer de mama, na época sem tratamento. A jovem americana faleceu aos 36 anos, e sua morte prematura incentivou que sua irmã Nancy Goodman Brinker iniciasse ações voltadas à descoberta da cura e conscientização da doença. Dois anos depois nasceu a Fundação Susan G. Komen for The Cure.

Dez anos se passaram, até que em 1990 surgiram nos Estados Unidos campanhas isoladas sobre a doença. Uma delas foi a Primeira Corrida pela Cura realizada em outubro em Nova York pela Fundação Susan G. Komem, que distribuiu aos corredores laços cor de rosa usados no percurso como símbolo da luta contra o câncer de mama. O evento chegou ao Congresso Americano, que definiu outubro como o mês para as ações de prevenção e combate à doença. A fundação é hoje a maior organização sem fins lucrativos de combate ao câncer de mama de todo o planeta.

No Brasil – O movimento que começou pequeno ganhou reconhecimento nacional e conquistou o mundo, com o laço rosa adotado em campanhas realizadas em empresas públicas e privadas, desfiles e outros eventos. No Brasil, a primeira ação foi em outubro de 2002, com o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, iluminado de rosa para chamar atenção à causa abraçada por todo o país em 2008.

Related posts

Rio Othon Palace promove aulão de Yoga com Esther Bruno e brunch minimalista do chef Rubens Gonçalo no rooftop

Associação Israelita Fortunée de Picciotto celebra Dia das Crianças com festa e atendimento odontológico gratuito para mais de 400 crianças

‘Uma autorização plena para o prazer’: terapeuta Fernanda Zorzo mostra como o Tantra pode libertar da culpa e incendiar relações