Realizado desde 2014 no Parque Lage, o evento ocorrerá durante o feriadão da Semana Santa nos dias 18,19, 20 e 21 de abril, com entrada franca ao público de todas as idades
Evento terá grande feira de artesanato indígena, cantos e danças rituais, pintura corporal, oficinas de arte indígena, contação de histórias, além de palestras e debates sobre as principais questões indígenas da atualidade
Nos dias 18, 19, 20 e 21 de abril será realizada a 15ª edição do evento “Dia dos Povos Indígenas” no Parque Lage que tem o objetivo de celebrar a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil, além de contribuir para a preservação da cultura e da história desses povos. O evento acontecerá durante a Semana Santa no Parque Lage, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma das mais lindas áreas verdes da Cidade Maravilhosa. A entrada é franca e aberta a todos os públicos, das 9h às 17h em todos os dias do evento.
Cerca de 400 indígenas de bolsas de etnias do Brasil e da América do Sul irão participar do evento para entoar seus cânticos e danças tradicionais, fazer contação de histórias, rodas de conversa e debates, mostrar sua cultura viva, vender seu rico artesanato indígena e pintura corporal, em uma grande feira intercultural indígena. O evento é realizado desde 2014 e, desde então, já reuniu mais de 50 mil pessoas com a participação de indígenas de mais de 25 etnias como Pataxó, Guarani, Fulni-ô, Puri, Tukano, Kaingang, Guajajara, Ashaninka, Tikuna, Tupinambá, Baniwa, Waurá, Kamayurá, Yawalapiti, Kayapó, Pankararu, Potiguara, Sateré Mawé, Bororo, Huni-Kuin, Kambeba, Anambé, Maraguá, Goitacá, Kichua, Uototo e Quechua, entre outros povos originários.
Além da grande feira de arte e artesanato indígena com 90 barracas de expositores indígenas de vários povos e dos seus rituais, cantos e danças tradicionais, o evento conta com outras atrações, como palestras e rodas de contação de histórias por indígenas da Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM), idealizadora e realizadara do evento desde 2014. A associação reúne indígenas de várias etnias que vivem em contexto urbano no Grande Rio e também das oito aldeias Guarani e Pataxó. nos municípios de Paraty, Angra dos Reis e Maricá, além de indígenas de outras etnias do Brasil e da América do Sul, num grande evento que promove a valorização da cultura ancestral dos povos originários, proporcionando ao público uma oportunidade única de ter encontro pessoal com a cultura viva e troca de saberes com indígenas que possuem em contato direto com o público do Rio.
Na realização do evento, a Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM) conta com o apoio da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC) e do ICMBio/IBAMA do Parque Nacional da Tijuca.
SERVIÇO:
15ª edição do evento “Dia dos Povos Indígenas 2025”
- Dias: 18, 19, 20 e 21 de abril (sexta, sábado, domingo e segunda)
- Horário: das 9h às 17h
- Local: Parque Lage (Rua Jardim Botânico 414, RJ)
- Entrada franca para todos os públicos!