Exposição AMOSTRANS traz uma exposição de fotografias protagonizadas por pessoas trans de São José dos Campos e produzida por Bel Gomes, Bruniely Lemos e GUIA, através da Associação Transbordamos e da Manifesto Criativo. A exibição gratuita acontece na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, reunindo 15 obras fotográficas, a partir do dia 17 de novembro. O evento é a 1ª Mostra de Artes de Pessoas Trans da cidade, criando espaço de produção e diálogo através das artes integradas. Além da exibição, estará disponível para venda presencial e on-line, no período da Mostra, o calendário de fotos produzido pelas alunas expositoras.
Em cena e por trás dela, as participantes, modeles e integrantes da produção da AMOSTRANS, se reúnem com o intuito de trazer atividades de valorização, preservação e difusão de manifestações culturais com temáticas relativas à essa diversidade cultural da comunidade LGBTQIAPN+. Realizar e promover tais atividades voltadas à promoção da visibilidade e referenciação de direitos, e o apoio das expressões culturais e artísticas, é parte do cotidiano do coletivo responsável pela criação do projeto, que marca agora mais um passo importante em sua trajetória, através desta exposição.
O projeto AMOSTRANS oferece ainda capacitação através de oficinas culturais com profissionais reconhecidas no Vale do Paraíba. Nestes encontros, se incluem workshop de Fotografia, ministrado por Bel Gomes, oficina de maquiagem profissional, ministrada por Jo Sant’anna, e a oficina “Pensando em Acessibilidade: Projetos Culturais”, ministrada por Jéssica Morais. A exposição se trata, assim, também de um veículo de profissionalização para essa parcela da população e uma maneira de tirá-las da margem da sociedade. Quem participou das ações educativas pode colocar em prática o que aprendeu nas aulas, no qual se baseia o primeiro calendário da região com datas afirmativas referente a comunidade, evidenciando conquistas e direitos.
Dessa forma, o projeto traz como um todo ações de resistência, cidadania, conquista de espaços, luta contra preconceitos e a oportunidade de ter uma profissão no cenário cultural da cidade. Todo o projeto conta com recursos de acessibilidade. Na Mostra, baseada e centrada na visão de inclusão cultural e artística da população trans joseense, serão exibidas manifestações culturais individuais e coletivas, que vinculam as histórias dessas pessoas como forma de afirmação. Através dos trabalhos de alunos e alunas, participantes do projeto, sendo: Ruya Carlo, Luh Christian, Renat Castillo, Atla Cavalcante, Luanny Ravatche e Catarina Bressan, potencializam narrativas e vozes, das (os) modelos: Bruniely Lemos, Lua Ayo, Kika Medina e Victor Cotrim.
AMOSTRANS conta com o financiamento do Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos, através do edital Diversidade pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e apoio da Associação Transbordamos.
SERVIÇO | Exposição AMOSTRANS
De 17 de novembro a 04 de dezembro
Espaço Clemente Gomes, na Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Endereço:
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana, São José dos Campos
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
Calendário 2024 | AMOSTRANS:
Valor: R$13
Venda presencial e On-line através do https://www.instagram.com/transbordamosassociacao/
EQUIPE TÉCNICA
- Produção Geral: Bruniely Lemos e GUIA
- Produção Executiva e Diagramação: Bel Gomes
- Produção e Visagismo: Jo Sant’Anna
- Orientadoras: Bel Gomes e Jô Sant’anna
- Produção Audiovisual: Drop Vídeo
- Design Gráfico e Social Media: Bruno Marques
- Assessoria de Imprensa: Maiara Tissi
AUTORES: Ruya Carlo, Luh Christian, Renat Castillo, Atla Cavalcante, Luanny Ravatche e Catarina Bressan.
MODELES: Kika Medina, Bruniely Lemos, Victor Henrique e Lua Ayo.