Marcelo Lacerda, vice-campeão mundial de windsurf, é o idealizador do evento e se dedica há 40 anos ao esporte

2ª Edição do Festival de Velas em Burgalhau começa neste Sábado

por Redação

Centenas de competidores brasileiros e estrangeiros confirmaram presença em um dos mais prestigiados eventos de velas do Brasil. A segunda edição do Festival de Velas de Maragogi, que acontecerá a partir de sábado, 25/11, na Praia de Burgalhau, receberá uma Regata vinda de Recife e terá a cerimônia de premiação marcada para dia 29/11, às 17h.

As modalidades desta edição serão: Fórmula Windsurf, Fórmula Foil, IQFoil, KiteSurf, Raceboar, WingFoil, Slalon e Jangadas a Vela.

Entre os conhecidos que figuram na lista de grandes nomes do esporte, que confirmaram presença estão: o multicampeão Steve Allen; o tricampeão mundial de RSX Ricardo Winick – o Bimba; o velejador olímpico brasileiro Mateus Isaac; o campeão português de FW Vasco Chaveca e o campeão Português de IQFoil Miguel Martinho, que surpreendem na água. Na categoria Wing podemos esperar manobras radicais do tricampeão mundial de Wave, Kauli Seadi que estará disputando com o veterano Dudu Mazzocato.

O Embaixador do Turismo no Brasil, Álvaro Garnero, confirmou presença. Ele virá com a família e também compete na categoria kitesurf.

Importância do evento

O evento é resultado da iniciativa de um esportista visionário e empresário local – Marcelo Lacerda – que trabalha para que a região se torne um grande polo do esporte no país. Além de ser um legítimo entusiasta e também praticamente da Vela, Marcelo também investe no turismo de Maragogi, atuando como defensor da natureza local e contando com o envolvimento da comunidade em todos os seus projetos.

“São muitos os benefícios que esse tipo de evento traz para a região. A promoção do esporte aquático é uma delas. Pois permite aos praticantes se reunirem num local paradisíaco para praticar e ainda competir e conviver com medalhistas do mundo todo.  Estarão presentes cerca de 200 esportistas brasileiros, da Argentina, Portugal, Itália e Espanha. Além disso, atrai público e turistas, sendo super positivo para a economia local, fortalecendo a conexão com a comunidade, que participa de forma engajada das atividades, incluindo aqui os voluntários, patrocinadores e apoiadores.

É também uma oportunidade única para o desenvolvimento de talentos, para aspirantes a atleta e amadores, para que adquiram experiência e aprimorem suas habilidades.  Eu sou um exemplo, comecei a surfar adulto e realizei meu sonho ganhando campeonatos e, agora, organizando a segunda edição do Festival de Velas, nesse local paradisíaco e que possui topografia plana e o oceano aberto, favorecendo a prática esportiva”, explica Marcelo Lacerda, ícone da vela e vice-campeão mundial de Windsurf, que se dedica ao esporte há 40 anos.

Novidades e prêmio em dinheiro para Tirador de Coco

As novidades este ano estão na Long Distance que contará com pontuação dobrada para várias disciplinas. Além disto, veleiros de oceano também participarão do evento em uma regata que saíra de Recife chegando na belíssima Costa dos Corais alagoana. Classes monotipo também participarão como convidadas. Entre as classes de Windsurf a FW e a Raceboard colocarão em disputa o título continental atraindo velejadores de vários países vizinhos.

Outra iniciativa foi a criação do Espaço Sustentabilidade que será dedicado à educação socioambiental dos alunos da rede pública de ensino de Maragogi e também aberto ao público infantil presente ao evento. Elas também contarão com atividades como jogo de tabuleiro, narração de histórias, pintura, música e entrega de brindes entre outras.

A programação cultural vai premiar com R$ 1 mil reais o vencedor do Torneio de Tirador de Coco, no sábado (25), às 14h. A disputa será animada pelo Grupo de Dança Culturais Dançarte.

O Festival terá, no domingo (26), apresentação de Capoeira com o Grupo CTMV e, na segunda (27), o Samba do Matuto, a partir das 9h30.

Organizado pela Associação Brasileira de Windsurf (ABWS), o Festival conta com o apoio da Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado de Alagoas.  A expectativa é que o Festival movimente cerca de R$ 5 milhões, beneficiando principalmente o setor hoteleiro.

Site Oficial – https://festivaldevelasmaragogi.com.br/

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via