Le Voci Del San Carlo Di Napoli, formado por cantores da Academia de Ópera do Teatro di San Carlo, é a atração da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais no dia 26 de agosto, terça-feira, às 19h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação será no Teatro B32, no dia 28, quinta-feira, às 20h, dentro da Série Dellarte Concertos Internacionais.
O elenco reúne talentos de diferentes nacionalidades, todos com passagens por importantes palcos da Europa e com sólida formação artística. O barítono Maurizio Bove, o tenor Francesco Domenico Doto, a mezzo-soprano Sayumi Kaneko, o baixo Yunho Eric Kim e as sopranos Maria Knihnytska e Désirée Giove trazem ao palco a força e a vitalidade da nova geração da ópera, acompanhados pelo pianista Gianluca Cremona, também ligado à instituição, casa de ópera mais antiga em atividade no mundo,
No programa, Giuseppe Verdi, Vincenzo Bellini, Gioachino Rossini, Giacomo Puccini, Wolfgang Amadeus Mozart e Carlos Gomes. O repertório vai proporcionar uma imersão na ópera italiana, mesmo nas árias do austríaco Wolfgang A. Mozart ou do brasileiro Carlos Gomes, escritas na língua de Dante Alighieri.
Le Voci Del San Carlo Di Napoli
As primeiras notícias de um conjunto vocal do Teatro di San Carlo têm suas raízes no século XIX, um período de atividade intensa e refinada, quando o Maestro Giuseppe Papa, após os sucessos obtidos no Scala, em Madri e no Colón de Buenos Aires, decide se estabelecer em Nápoles, organizando em pouco tempo um conjunto coral de alta qualidade. Desde então, o Le Voci del San Carlo di Napoli é um celeiro de grandes cantores, um espaço que celebra e incentiva a tradição operística.
BIOGRAFIAS
MARIA KNIHNYTSKA, soprano
Maria Knihnytska nasceu na Ucrânia, em 1995. Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música P. Stolyarsky, em Odessa, e, em 2012, ingressou na Academia Nacional de Música A. V. Nezhdanova, na mesma cidade. Nessa instituição, obteve os diplomas de bacharelado e mestrado em canto lírico e regência coral. Em 2020, foi convidada a integrar o Teatro de Ópera e Balé de Dnipro como solista, cargo que ocupou até que o conflito na Ucrânia a forçou a deixar o país, em 2022.
Entre 2022 e 2023, ela viveu na Holanda, participando de diversos projetos e concertos. Em 2023, deu continuidade à sua formação no Conservatório de Amsterdã, sob a orientação de Sasja Hunnego. Desde setembro de 2023, Knihnytska integra a Academia de Ópera do Teatro di San Carlo, em Nápoles, onde aprimora sua técnica vocal com a soprano Mariella Devia. Em novembro, ela fez sua estreia em Paris interpretando o papel da Duquesa na ópera “Don Chisciotte della Mancia”, de Giovanni Paisiello, no Auditório do Louvre, e participando de um concerto com a Orquestra do Teatro San Carlo, na Philharmonie de Paris.
Na temporada de ópera de 2025 do Teatro San Carlo, ela assumiu os papéis de Tebaldo em “Don Carlo”, de Verdi, em janeiro, e Carolina em “Il Matrimonio Segreto”, de Cimarosa, em junho.
DÉSIRÉE GIOVE, soprano
Nascida em 1999, Désirée Giove iniciou seus estudos de canto ainda muito jovem, conquistando rapidamente reconhecimento ao vencer diversos concursos. Com apenas 17 anos, foi premiada com o Germoglio d’Arte no Concurso de Canto Fausto Ricci (VT). Em 2020, conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional Soroptimist e se apresentou em várias cidades europeias como parte do projeto Opera Out Of Opera, financiado pelo programa Europa Criativa, da Comissão Europeia. Essa iniciativa contou com a colaboração de instituições renomadas, como o Conservatório de Santa Cecília, a Ópera de Câmara de Navarra (Pamplona, Espanha) e a Universidade Mozarteum de Salzburg (Áustria), entre outras.
Em 2023, Désirée se formou no Conservatório de Santa Cecília com a mais alta distinção. Apresentou-se na Sala Accademia, desse conservatório, acompanhada por Leone Magiera, renomado pianista de Pavarotti. No mesmo ano, conquistou o segundo lugar no Concurso Internacional de Ópera Rolando Nicolosi e fez sua estreia no “Réquiem” de Mozart, em Roma. Desde setembro de 2023, Désirée é aluna da Academia do Teatro di San Carlo, em Nápoles, onde estuda sob a orientação da soprano Mariella Devia.
Em 2024, ela fez sua estreia no Teatro alla Scala, de Milão, como Anaide em “Il cappello di paglia di Firenze”, de Nino Rota. Também estreou na temporada 2023/24 do Teatro di San Carlo no papel de Micaëla, na ópera “Carmen”, de Georges Bizet. Na atual temporada lírico-sinfônica do Teatro di San Carlo, Désirée atuou como Uma Voz do Céu, em “Don Carlo”, de Verdi, em janeiro. Em junho, interpretou Carolina em “Il Matrimonio Segreto”, de Domenico Cimarosa, e, em setembro, dará vida à Duquesa em “Don Chisciotte della Mancia”, de Paisiello.
MAURIZIO BOVE, barítono
Maurizio Bove nasceu em Santa Maria Capua Vetere, no Sul da Itália, em 1995. Iniciou suas aulas de canto aos 13 anos e, posteriormente, frequentou o Conservatório de Música G. Martucci, em Salerno, onde se formou com louvor. Apesar da pouca idade, já conquistou diversos prêmios em competições vocais internacionais.
Seu repertório inclui papéis como Conde di Monterone e Conde di Ceprano em “Rigoletto”, de Verdi; Sciarrone em “Tosca”, de Puccini; Norton em “La Cambiale di Matrimonio”, de Rossini; o Comissário Imperial em “Madama Butterfly”, de Puccini; o papel-título em “Il Maestro di Cappella”, de Cimarosa; o Marquês d’Obigny em “La Traviata”, de Verdi; Bogdanowitsch em “A Viúva Alegre”, de Lehár; e Figaro em “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini.
Desde setembro de 2024, Bove é aluno da Academia do Teatro di San Carlo, em Nápoles, onde estuda sob a orientação da soprano Mariella Devia. Como parte do programa da academia, apresentou-se em um concerto na Philharmonie de Paris e estreou como Don Platone, na ópera “Don Chisciotte della Mancia”, de Paisiello, no Auditório do Louvre. Na temporada de ópera 2024/25 do Teatro di San Carlo, Bove interpretou os papéis de Terceiro Deputado em “Don Carlo”, de Verdi; Gregorio em “Roméo et Juliette”, de Gounod; e Conde Robinson em “Il Matrimonio Segreto”, de Cimarosa. Em setembro, ele voltará a interpretar Don Platone em “Don Chisciotte della Mancia”, de Paisiello, e, em outubro, viverá Silvano em “Un ballo in maschera”, de Verdi.
FRANCESCO DOMENICO DOTO, tenor
Francesco Domenico Doto é um jovem tenor nascido na comuna italiana de Sicignano degli Alburni, na província de Salerno. Concluiu seus estudos musicais no Conservatório Luigi Cherubini, em Florença, sob a orientação de Gianni Fabbrini e Andrea Severi. Estreou nos palcos no papel de Trimálquio em “Satyricon”, de Bruno Maderna, e posteriormente se apresentou na Ópera Nacional de Rousse, no Festival Armonie d’Arte, no Festival de Ravello, no Cantiere Internazionale d’Arte, na Ópera de Cracóvia, no Capri Opera Festival, no Festival dell’Opera Buffa Napoletana e no Festival de Spoleto.
Vencedor do Concurso Spoleto Lirico de 2023, Doto fez sua estreia, em outubro daquele ano, no Auditório do Louvre, em Paris, como Don Galafrone na ópera “Don Chisciotte della Mancia”, de Paisiello. Ao longo da temporada 2023/24, ele participou de diversos concertos no Teatro di San Carlo, em Nápoles e, na temporada 2024/2025, interpretou Paolino em “Il Matrimonio Segreto”, de Cimarosa. Atualmente, aprofunda seus estudos de técnica vocal na Academia de Ópera do Teatro di San Carlo, sob a orientação da soprano Mariella Devia e do maestro Ilias Tzempetonidis.
SAYUMI KANEKO, mezzo-soprano
Nascida na capital do Japão, a mezzo-soprano Sayumi Kaneko formou-se, em 2016, pela Escola Superior de Música de Tóquio, com mestrado em Performance Operística. Em 2021, concluiu seus estudos com nota máxima no Conservatório Arrigo Boito, em Parma, onde estudou sob a orientação de Adriana Cicogna, e se aprofundou em leitura de partituras com o maestro Raffaele Cortesi.
A cantora ganhou o papel de Isabella em “L’italiana in Algeri”, de Rossini, dado pela associação Voce All’Opera, de Milão, e conquistou o Prêmio Especial da Associação Carducci no Concurso Internacional de Ópera Mario Orlandoni, em 2021. No ano seguinte, foi selecionada pelo Ticino Musica Opera Studio, em Lugano, para interpretar o papel de Cinderela em “La Cenerentola”, de Rossini, retornando, em 2023, para interpretar Fidalma em “Il Matrimonio Segreto”, de Cimarosa. Nesse mesmo ano, completou um curso avançado de aperfeiçoamento vocal na Fundação Teatro Comunale di Modena Pavarotti-Freni e venceu o primeiro lugar no XVIII Concurso Internacional de Ópera Giuseppe di Stefano.
Atualmente, Kaneko integra a Academia de Ópera do Teatro di San Carlo, em Nápoles, para o biênio 2023/2025, sob a orientação de Mariella Devia. No Concurso Internacional de Ópera Città di Alcamo, em 2024, conquistou o primeiro lugar e mais dois prêmios especiais. Foi também finalista da 30ª edição do Concurso Zandonai. Em junho de 2025, na temporada do Teatro di San Carlo, ela estreou como Fidalma em “Il Matrimonio Segreto”, de Cimarosa. Em novembro, ela interpretará o papel-título da ópera “Cendrillon”, de Massenet, no Teatro Nissay, em Tóquio.
YUNHO ERIC KIM, baixo
Yunho Eric Kim nasceu em Busan, na Coreia do Sul, em 25 de outubro de 1993. Após cumprir o serviço militar no Corpo de Fuzileiros Navais da República da Coreia, entre 2014 e 2016, iniciou os seus estudos de canto lírico, aos 22 anos, matriculando-se no Conservatório Monteverdi de Cremona. Durante seus estudos, sob a orientação do baixo Mario Luperi, estreou nos palcos interpretando diversos papéis, como Don Bartolo em “Le nozze di Figaro”, de Mozart, no Teatro Ponchielli, em Cremona, e Bonzo em “Madama Butterfly”, de Puccini, no Teatro Spazio69, em Milão. Também atuou como solista no “Requiem”, de Mozart, no Vaticano.
Em 2023, participou da Accademia Verdiana no Teatro Regio di Parma e, atualmente, integra a Academia de Ópera do Teatro di San Carlo, em Nápoles, para o período de 2023 a 2025, sob a orientação da soprano Mariella Devia. Kim se apresenta regularmente em concertos no Teatro di San Carlo. Na temporada 2024/25, ele interpretou os papéis de Deputado em “Don Carlo”, de Verdi; Duque de Verona em “Roméo et Juliette”, de Gounod; José Castro em “La fanciulla del West”, de Puccini; e Geronimo em “Il Matrimonio Segreto”, de Cimarosa.
GIANLUCA CREMONA, piano
Gianluca Cremona formou-se com as mais altas honras em Piano e Composição pelo Conservatório de La Spezia. Posteriormente, especializou-se em Regência Orquestral na Accademia de Imola, sob a orientação de Marco Boni, e na Accademia do Teatro alla Scala, onde se formou como pianista correpetidor. Na música de câmara, após aperfeiçoar-se com Pier Narciso Masi, obteve diploma em 2025 pela Accademia Nazionale di Santa Cecilia, em Roma, estudando com Ivan Rabaglia.
Como correpetidor, atuou como pianista de ensaios e suggeritore no Teatro alla Scala, trabalhando com Donato Renzetti, Evelino Pidò e Bruno Casoni. Em 2025, colaborou com o Teatro di San Carlo, em Nápoles, como pianista principal de ensaios para Salome (regência de Dan Ettinger) e La fille du régiment (regência de Riccardo Bisatti). Também atuou como assistente de direção cênica e suggeritore em La fanciulla del West (Jonathan Darlington), Attila (Vincenzo Milletarì) e, em junho de 2025, em Roberto Devereux, sob a batuta de Riccardo Frizza.
A 30ª Temporada da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais é apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, com o apoio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, CYMI Brasil e da Rede Windsor Hotéis, além da parceria de mídia com O Globo e o apoio institucional da Rádio MEC. A produção é da Dellarte, consolidando-se mais uma vez como um marco no cenário cultural brasileiro, com a realização do Instituto Dell’Arte, Theatro Municipal e Ministério da Cultura – União e Reconstrução.
CIRCUITO CULTURAL BRADESCO SEGUROS
Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros, considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento e o convívio social. Neste sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos na área de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas. Entre as atrações incentivadas, destacam-se os musicais “Bibi — Uma Vida em Musical”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “70? Década do Divino Maravilhoso”, “Cinderela”, “O Fantasma da Ópera”, “A Cor Púrpura” e “Conserto para Dois”, além da exposição “Mickey 90 Anos”.
PROGRAMA:
Le Voci Del San Carlo Di Napoli
* programa sujeito a alterações
GIUSEPPE VERDI (1813-1901)
Il Trovatore: “Tacea la notte placida”
Soprano: Désirée Giove
VINCENZO BELLINI (1801-1835)
I Puritani: “Ah per sempre”
Barítono: Maurizio Bove
GIOACHINO ROSSINI (1792-1868)
La Cenerentola: “Nacqui all’affanno…”
Mezzo-soprano: Sayumi Kaneko
GIUSEPPE VERDI (1813-1901)
Rigoletto: “La donna è mobile”
Tenor: Francesco Doto
GIOACHINO ROSSINI (1792-1868)
Il Barbiere di Siviglia: “La calunnia”
Baixo: Yunho Eric Kim
Il Barbiere di Siviglia: “Dunque io son…”
Dueto: Sayumi Kaneko (mezzo-soprano) e Maurizio Bove (barítono)
GIUSEPPE VERDI (1813-1901)
Rigoletto: “Caro nome…”
Soprano: Maria Knihytska
GIACOMO PUCCINI (1858-1924)
La Bohème: “Che gelida manina”
Tenor: Francesco Doto
La Bohème: “Sì mi chiamano Mimì”
Soprano: Désirée Giove
La Bohème: “O soave fanciulla”
Dueto: Francesco Doto (tenor) e Désirée Giove (soprano)
GIOACHINO ROSSINI (1792-1868)
Il Barbiere di Siviglia: “Una voce poco fa”
Mezzo-soprano: Sayumi Kaneko
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Don Giovanni: “Là ci darem la mano”
Dueto: Maria Knihytska (soprano) e Yunho Eric Kim (baixo)
GIOACHINO ROSSINI (1792-1868)
Il Barbiere di Siviglia: “Zitti zitti, piano, piano…”
Trio: Francesco Doto (tenor), Maurizio Bove (barítono) e Sayumi Kaneko (mezzo-soprano)
Il Turco in Italia: “Bella Italia”
Baixo: Yunho Eric Kim
GIACOMO PUCCINI (1858-1924)
Madama Butterfly: “Un bel dì vedremo”
Soprano: Désirée Giove
GIUSEPPE VERDI (1813-1901)
La Traviata: “Sempre libera…”
Soprano: Maria Knihytska
GIACOMO PUCCINI (1858-1924)
Turandot: “Nessun dorma”
Tenor: Francesco Doto
Tosca: “Vissi d’arte”
Soprano: Désirée Giove
CARLOS GOMES (1836-1896)
Il Guarany: “Sento una forza indomita”
Dueto: Francesco Doto (tenor) e Maria Knihytska (soprano)
SERVIÇO:
30a EDIÇÃO DA SÉRIE O GLOBO/DELLARTE CONCERTOS INTERNACIONAIS
Le Voci Del San Carlo Di Napoli
26 de agosto, terça-feira, 19h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/n – Cinelândia – Centro
Classificação 10 anos
Valores:
Ingressos:
Frisas e Camarotes: R$ 3.600,00
Plateia/Balcão Nobre: R$ 600,00
Balcão Superior: R$ 250,00
Galeria: R$ 120,00
Promocional: R$ R$ 42,36 (limitado a 20% de ocupação)
Desconto de 50% (eventos avulsos) Idoso, Estudante e Clube O Globo
Vendas em ingresso.dellarte.com.br ou 4002 0099 – de 2a. a 6a., das 9h às 16h, no whatsapp (21) 98698-1103 ou no e-mail [email protected]
SÉRIE DELLARTE CONCERTOS INTERNACIONAIS
Le Voci Del San Carlo Di Napoli
28 de agosto, quinta-feira, às 20h
Teatro B32
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3732, Itaim Bibi – São Paulo
Capacidade: 490 lugares
Plateia: 400,00 (inteira) / 200,00 (meia)
Balcão 350,00 (inteira) / 175,00 (meia)
Ingressos Populares: 42,36 (inteira) / 21,18 (meia) – ingressos limitados
Desconto de 50%: idoso, estudante e Clube O Globo
Vendas on-line em https://dellarte.byinti.com ou na bilheteria do Teatro B32.
Bilheteria: de terça a sexta, das 13h às 20h. Sábados e domingos, das 17h às 20h, em dias de eventos.
