45º Festival de Teatro da FETAERJ – Prêmio Paschoalino 2023

Data:

A Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro, através do FOCA – Fomento à Cultura Carioca, apresentam o 45º Festival Estadual de Teatro da Fetaerj – Prêmio Paschoalino. O festival acontecerá entre 01 e 30 de abril no município do RJ.

Reconhecido como um dos melhores e mais importantes do Brasil, o festival reúne grupos teatrais de todo o Estado do Rio de Janeiro, sendo considerado o evento mais importante realizado pela Fetaerj. O festival, em sua marca comemorativa de 45 realizações, traz para a capital do estado 3 mostras distintas, levando as apresentações teatrais para todas as regiões da cidade.

“Nesse momento estamos realizando o maior festival de todos os tempos. Serão 45 espetáculos acontecendo em todo o município. Passando pela Zona Norte, mas também indo para Zona Sul e Zona Oeste. São artistas conceituados de vários lugares do Brasil. É um festival ímpar pra gente, onde os intercâmbios artísticos que acontecem todo ano vão se intensificar e chegar a um número ainda maior de pessoas”, comemora Pablo Rodrigues, presidente da FETAERJ.

A Mostra Competitiva, composta exclusivamente por espetáculos dos grupos teatrais filiados à federação, acontece entre os dias 13 e 23 de abril na Arena Carioca Chacrinha. Enquanto a Mostra Paralela acontece concomitantemente entre os dias 18 a 22 de abril na Areninha Carioca Sandra Sá. Já a mostra especial acontece em diversos pontos da cidade, durante todo o mês de abril. Toda a programação será gratuita.

“O festival que hoje chega à sua 45ª edição teve sua última realização na capital do estado há 38 anos, no Teatro do Alunos na UERJ, em 1985, ainda sob o título de Festival Estadual de Teatro Amador. O festival que desde 1996 traz em seu nome uma homenagem ao maior incentivador do teatro nacional Paschoal Carlos Magno e tem como característica a descentralização da produção cultural, focando suas atividades para os grupos, amadores ou não, do interior, retorna à cidade que mais concentra artistas, projetos e espaços culturais com o objetivo de fortalecer ainda mais a interculturalidade entre territórios, realizando mostras capazes de dialogar com diferentes regiões da cidade, explica Pablo.

O próprio nome do Festival é uma homenagem ao grande ator e guerreiro da arte Paschoal Carlos Magno. O Festival acontece anualmente e, neste período de grande encontro teatral, a população vivencia diariamente espetáculos teatrais de grupos e companhias do Estado do Rio de Janeiro, oficinas, debates e discussões acerca do fazer teatral. O festival é um momento de troca de experiências entre artistas de locais diferentes. Neste sentido, o festival da FETAERJ torna-se um local de aperfeiçoamento e aprendizagem, já que nestes dias a respiração diária das artes cênicas acontece da forma mais plena e completa.

Serviço:

“45º FESTIVAL ESTADUAL DE TEATRO DA FETAERJ – PRÊMIO PASCHOALINO 2023”

Realização: de 01 a 30 de Abril de 2023

Entrada Franca

Locais: o evento terá como sede principal a Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha, em Pedra de Guaratiba. Outras Mostras e Ações que fazem parte do Prêmio Paschoalino 2023 acontecerão ainda na Areninha Carioca Sandra Sá, Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró, Arena Carioca Fernando Torres, Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim, Teatro Guignol – Méier, Teatro Guignol – Tijuca, Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck, Lona Cultural Municipal Carlos Zéfiro, Escola Municipal Domingos Bebiano, Praça da Pista de Skate -Pedra de Guratiba e Praça do Engenhão.

Informações: premiopaschoalino2023@gmail.com  / @fetaerj

Últimas notícias

Leia também

Talvez você goste
Relacionada

Entre o cinema e o teatro, Ricardo Alves Jr.

Ricardo Alves Jr. Diretor e produtor de cinema e...

“O que vão dizer de nós” no mês do Orgulho LGBTQIAPN+ no Teatro Rival Petrobras

As relações de casais LGBTQIAPN+ entre quatro paredes, vistas...

Beatriz Linhales no teatro, na tv e no cinema

Beatriz Linhales, 19 anos, é uma jovem atriz que...

Feira do Lavradio recebe o espetáculo “Manifesto Amazônia: Os Encantados vivem!”

Teatro, dança, música popular e erudita, pernas de pau,...
Compartilhe
Send this to a friend