60 anos Quinteto Villa-Lobos de Sopros no CCBB RJ

Data:

Idealizado pela Caseiras Produções Culturais, com patrocínio da Eletrobrás e co-patrocínio da Drilltec, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) recebe uma série de concertos com convidados especiais e atividades formativas em comemoração aos 60 anos do Quinteto Villa-Lobos de Sopros. A programação, que começou em abril, vai até meados de junho de 2023.

O concerto “Os chorões e o Choro: A primeira música instrumental brasileira” abre a programação de maio com a presença de Água de Moringa, um conjunto instrumental brasileiro de Choro criado em 1989. O grupo é formado pelos músicos: Rui Alvim no clarinetae clarone, Marcílio Dias no bandolim e violão tenor, Jayme Vignoli no cavaquinho, Luiz Flávio Alcofra no violão, Josimar Gomes Carneiro no violão de 7 cordas e André Boxexa na percussão e bateria.

Neste show a homenagem ao gênero musical com a vertente mais importante da música instrumental brasileira, o Choro. O repertório vai transitar com os convidados por compositores que são pilares do gênero, como também os mais contemporâneos. Na década de 1920, o maestro Heitor Villa-Lobos valorizou em suas composições o Choro, mostrando a riqueza musical do gênero e fazendo-o presente também na música erudita.

Na sequência, Marcello Gonçalves e Henrique Cazes são os convidados para o próximo concerto, que acontece em 8 de maio, também no CCBB RJ. Junto à programação, haverá ainda uma masterclass de flauta, clarineta e trompa no dia 15 de maio, às 19h, e um concerto didático com o Quinteto Villa-Lobos no dia 22 do mesmo mês, às 15h, ambos na sala 26 do Centro Cultural Banco do Brasil.

São cerca de 150 lugares disponíveis para os concertos presenciais, 40 vagas para a masterclass e 80 para o concerto didático. As ações formativas serão gratuitas, basta preencher o formulário de inscrição. Os ingressos para os concertos podem ser adquiridos pelo site (aqui) ou na bilheteria física do CCBB RJ.

Mais sobre o Quinteto Villa-Lobos

O Quinteto Villa-Lobos foi criado com a proposta de divulgar a Música brasileira, especialmente de câmara. Com 60 anos de existência, o grupo é de extrema relevância sociocultural e histórica para a música brasileira instrumental e já se apresentou em diversas salas de concerto, além de festivais no Brasil e no exterior

Mais sobre o grupo Água de Moringa

Sexteto de música brasileira instrumental, formado na tradição do Choro. O grupo é formado pelos músicos: Rui Alvim no clarinetae clarone, Marcílio Dias no bandolim e violão tenor, Jayme Vignoli no cavaquinho, Luiz Flávio Alcofra no violão, Josimar Gomes Carneiro no violão de 7 cordas e André Boxexa na percussão e bateria.

https://www.instagram.com/aguademoringa30/ 

Sobre o CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. Em 33 anos de atuação, foram mais de 3 mil projetos oferecidos ao público, e, desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

Sobre o Caseiras Produções Culturais 

A proposta da Caseiras Produções Culturais está no próprio nome: a realização de projetos de forma artesanal. Em seus projetos, busca-se especialmente a brasilidade, inovação e atualização de conteúdos relevantes e históricos. Tem como missão difundir as culturas brasileiras e democratizar o acesso a todos os tipos, linguagens e gêneros artísticos.

A Caseiras atua em diversos ramos culturais, principalmente teatro, música e audiovisual e seus projetos sempre contam com forte presença de módulos de formação e oficinas.

@caseirasproducoes | canal no YouTube | caseirasproducoes.art.br

O concerto Quinteto Villa-Lobos

Rodrigo Herculano – Oboé

Aloysio Fagerlande – Fagote

Cristiano Alves- Clarineta

Philip Doyle – Trompa

Rubem Schuenck – Flauta

Repertório 

Quinteto Villa-Lobos

Chiquinha Gonzaga – Atraente

Ernesto Nazareth – Brejeiro

Orlando Moreira – Perigoso

Água de Moringa

Jaime Vignoli – Batucado

Joel Nascimento – Primavera

Cristovão Bastos – O Três Chorões

Jaime Vignoli – Malemolência sem pressa

Jaime Vignoli – Paroquial

Quinteto Villa-Lobos e Água de Moringa

Tom Jobim e Chico Buarque – Imagina

Edu Lobo e Aldir Blanc – Pianinho

Jacob do Bandolim – Implicante

Radamés Gnattali – Seu Ataulfo

Programação Concertos

01/05: OS CHORÕES E O CHORO: A PRIMEIRA MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA

Com Quinteto Villa-Lobos e Água de Moringa

08/05: VILLA LOBOS E SUAS INFLUÊNCIAS

Com Quinteto Villa-Lobos, Henrique Cazes e Marcelo Gonçalves

Confira a programação completa também nas redes sociais:

twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj

Serviço

Quinteto Villa-Lobos: 60 anos de música brasileira

Data: de 24 de abril a 12 de junho de 2023 (segundas-feiras)

01/05: OS CHORÕES E O CHORO: A PRIMEIRA MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA

Com Quinteto Villa-Lobos e Água de Moringa

Horário: 19h (concertos)

Classificação indicativa | 12 Anos

Duração | 60 min

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro/ RJ

Tel. (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

bb.com.br/cultura

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)

À venda na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura)

Últimas notícias

Leia também

Talvez você goste
Relacionada

Rock in Rio Lisboa começa hoje com edição especial que celebra os 20 anos de história

Faltam poucas horas para o início da histórica edição...

Vivo na Praia de volta a Ipanema

O projeto Vivo na Praia, promovido pela Vivo, está de...
Compartilhe
Send this to a friend