Paulo Francisco Paes e Leila Pinheir

Leila Pinheiro e o pianista e compositor Paulo Francisco Paes lançam o single “Naquela Tarde” nesta sexta, dia 28 de abril

por Redação

O pianista e compositor Paulo Francisco Paes e Leila Pinheiro lançam nesta sexta, dia 28 de abril, o single “Naquela Tarde” Composição do próprio Paulo Francisco, que acompanha Leila ao piano, a canção tem arranjo jazzístico de Roger Henri, meticulosas intervenções da bateria de Márcio Bahia e um quinteto de cordas, numa linha mais sofisticada harmônica e melodicamente, dentro do universo dos compositores que mais o influenciaram, como Edu Lobo, Francis Hime, Tom Jobim, Guinga, entre outros.

A letra de “Naquela Tarde” é de Gustavo Vilela. A parceria começou em 2017 quando Gustavo fez a primeira letra para uma melodia dele). Desde então já são 13 músicas compostas pela dupla. O primeiro EP de Paulo Francisco, “Estar ao Redor”, lançado em 2021, tem seis canções com letra de Gustavo Vilela.

Paulo Francisco já tinha composto a melodia da canção de “Naquela Tarde” em 2012, mas foi só em 2019 que veio a letra de Gustavo, que fala sobre uma separação dolorosa e lembranças desse amor que se foi. Foi uma das primeiras canções que Leila Pinheiro ouviu de Paulo Francisco e quis gravar, bem dentro do universo das canções que ela gosta e canta se acompanhando ao piano.

E Leila é uma intérprete com antenas ligadas em novos talentos há tempos. Foi ela que nos presenteou com o antológico álbum “Catavento e Girassóis” em 1996, somente com músicas da dupla Guinga/Aldir Blanc, que, além de trazer as maravilhosas letras de Aldir, revelou Guinga para o grande público.  

“Quando conheci Paulo Francisco e sua música já fiquei louca. Influenciado por Debussy, pelos grandes compositores eruditos e pelos nossos mestres da MPB, ele já é um grande pianista e compositor, jovem, sensível e com influências explícitas de Jobim até na forma de tocar – ele canta a canção e sola a melodia ao piano com a mão direita e o Jobim fazia isso e ele nem sabia”, revela Leila. “Pra mim foi um presente esse encontro e imagino que para ele também. A gente já é alma gêmea; somos duas pessoas que se admiram, adoram estar juntos. E tenho uma expectativa bonita com ele, de que seja super bem-recebido, porque eu que tenho mais tempo de carreira que ele de vida, mas acho que a gente vai fazer um barulho bonito juntos. Essa é nossa primeira parceria, mas já quero gravar outras músicas dele e com ele.”

“Leila sempre foi uma das grandes referências da música brasileira pra mim e meus pais, que sempre foram ligados em música” – conta Paulo Francisco. “E uma fonte de inspiração para todos os compositores da música brasileira que fazem canção. Agora, é realização de um sonho para mim: é tudo que um jovem compositor quer, que uma grande cantora do nível dela grave uma música dele. É um privilégio pra mim e quem fez a ponte entre eu e ela foi a Fafá de Belém – tem o mérito dela, tem a mão de Fafá aí. Foi um casamento logo de primeira, a gente se encontrou, fui mostrando minhas músicas e ela já gostando, e agora vejo meu sonho realizado”.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via