8ª Edição da Festa de Literatura e Cultura em Rio das Ostras Homenageia Leci Brandão e Mano Brown

Evento, que se tornou um patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro pela Lei 2639/2022, acontece nos dias 22 e 23 de novembro, com programação que inclui lançamentos de livros, música e oficinas. Foto: divulgação

A 8ª edição da Festa de Literatura e Cultura em Rio das Ostras acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, com uma programação voltada para a celebração da literatura e da cultura afro-brasileira. Este ano, o evento homenageará Leci Brandão e Mano Brown, em um mês que ressalta a importância da consciência negra. A festa se tornou um patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro pela Lei 2639/2022.

A festa terá início no dia 22 de novembro, na sede do Centro Cultural de Educação Popular (Cepro), localizada na Avenida das Flores, 394, no bairro Âncora. No dia seguinte, as atividades serão realizadas na Tocolândia, em Costazul. “Queremos que a festa seja um espaço de encontro e valorização das nossas raízes. A homenagem a Leci Brandão e Mano Brown é uma forma de reconhecer a luta e a arte que promovem a conscientização sobre a cultura afro-brasileira”, afirma Leonardo Medeiros, idealizador e organizador do evento.

O público poderá participar de lançamentos de livros, contação de histórias, bate-papos literários, apresentações musicais, oficinas, exposições, gastronomia e artesanato. “A festa se consolidou como um ponto de referência cultural na região, promovendo a interação entre artistas, escritores e a comunidade”, destaca Guilhermina Rocha, presidente do Cepro.

A entrada será gratuita, com a expectativa de atrair um público diversificado, desde crianças até adultos. O evento conta com o apoio do Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras, do Sindicato dos Professores de Macaé e Região, de Jac Esteves e da Tocolândia.

A 8ª edição da Festa de Literatura e Cultura em Rio das Ostras visa promover a arte e a literatura, além de proporcionar um espaço para discussões sobre a cultura afro-brasileira.