Com apresentações que já aconteceram nas Arenas Culturais de Madureira e Penha, a peça “Karaíba: uma História pré-Brasil” segue em sua curta temporada e agora terá sessões na Arena Cultural Gilberto Gil, em Sulacap, e no Teatro Municipal Gonzaguinha, no Centro. O espetáculo mergulha na obra do escritor indígena Daniel Munduruku para contar a história do Brasil antes de 1500, convidando a um novo olhar sobre a história oficial.
Após o sucesso de sua primeira montagem, o premiado projeto Karaíba está de volta aos palcos do Rio de Janeiro com uma produção totalmente nova: o espetáculo infantojuvenil “Karaíba: uma História pré-Brasil”. Baseada na obra do escritor indígena Daniel Munduruku, a peça está em curta e potente temporada gratuita em agosto e setembro, com oito apresentações em quatro importantes espaços culturais da cidade, convidando crianças e jovens a uma viagem pela história, mitologia e aventura de Pindorama, a terra antes de ser chamada Brasil.
Após uma trajetória aclamada, o espetáculo sobre a obra de Daniel Munduruku retornou aos palcos em uma montagem radicalmente nova, agora intitulada “Karaíba: uma história Pré-Brasil”, para reforçar seu compromisso como uma adaptação teatral direta do livro. Para alcançar um público amplo e diverso, o espetáculo já teve sessões lotadas na Arena Cultural Fernando Torres (Madureira), Arena Carioca Dicró (Penha) e se prepara para apresentações na Arena Cultural Gilberto Gil (Sulacap) e no Teatro Municipal Gonzaguinha (Centro).
Sob a direção de Simone Kalil, indicada ao Prêmio Shell e docente da Escola Sesc de Arte Dramática (ESAD), e com um elenco totalmente renovado, a peça foi concebida especificamente para dialogar com o público infantojuvenil e estudantes de escolas públicas. O objetivo é propor um exercício de imaginação sobre o que teria acontecido nessas terras antes da chegada dos europeus, provocando um novo olhar sobre a história oficial. Esta nova versão se diferencia da produção anterior, “Karaíba, um musical originário”, que utilizava o livro como ponto de partida para tratar de temas como a Retomada Indígena. O espetáculo original circulou por 16 cidades brasileiras entre 2022 e 2024 e foi reconhecido pela crítica, conquistando 12 indicações ao Prêmio CBTIJ e vencendo nas categorias de Melhor Atriz, Melhor Figurino e Melhor Texto Adaptado.
A trama é um mergulho na cultura e na visão de mundo dos povos Tupinambá e Tupiniquim. A história acompanha o jovem Perna Solta, que precisa unir três aldeias diante de uma profecia do sábio Karaíba: a chegada de um monstro vindo do mar que pode destruir tudo. Cada aldeia interpreta a previsão de uma forma, e a união dos povos torna-se a única esperança de sobrevivência.
A produção é liderada pela idealizadora e diretora de produção Juliana Gonçalves e reúne um elenco todo indígena: Pri Gomes (com atuação em séries da Disney+ e Star+), Sendí Baré (que trabalhou em produções para a Netflix), Eli Correa (mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO), João Raphael (com trajetória na premiada companhia Armazém da Utopia) e o manauara Ruan Viana, que também assina a preparação corporal.
“Levar este projeto para o ambiente escolar é uma chance de potencializar a arte como ferramenta de educação. O universo Karaíba se torna uma maneira sensível e potente de conectar crianças e jovens às pautas indígenas e ao movimento decolonial”, explica a idealizadora do projeto, Juliana Gonçalves. “Por isso, repensamos a proposta. Não é uma continuação, mas sim um espetáculo inteiramente novo, concebido para ser um instrumento lúdico e poderoso de ensino.”
O projeto é patrocinado pelo edital Pró-Carioca Linguagens, da Secretaria Municipal de Cultura, na categoria infantojuvenil, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Serviço:
Espetáculo infantojuvenil “Karaíba: uma História pré-Brasil”
Ingressos: Entrada Gratuita
Classificação: Livre
Horário: Sempre com duas sessões, às 11h e às 14h
Quando e Onde:
29 de agosto (sexta-feira): Arena Cultural Gilberto Gil
Endereço: Av. Marechal Fontenelle, 5000, Sulacap
01 de setembro (segunda-feira): Teatro Municipal Gonzaguinha
Endereço: R. Benedito Hipólito, 125, Centro
