Em iorubá, Xirê significa “brincar”, “dançar em roda” e também é o nome dado à sequência de toques e cantos para os Orixás nas celebrações de matriz africana. É nessa energia de movimento, coletividade e conexão que o Ònà Èwà comemora seu primeiro aniversário com o evento XIRÊ – CORPO EM FESTA, no dia 13 de setembro, das 13h às 18h, no MUHCAB (Museu da História e Cultura Afro-Brasileira, Rio de Janeiro).
O encontro propõe experiências que entrelaçam tradição, arte, espiritualidade e autocuidado, valorizando corpos negros, gordos e LGBTQIA+ como territórios sagrados. A programação traz vivências transformadoras que convidam o público a celebrar sua potência, fortalecer vínculos e reafirmar a importância do cuidado coletivo.
Destaques da programação
Ancestralidade em Movimento – com Karina Pimenta
Uma vivência que desperta o sagrado feminino a partir do corpo. Professora e palestrante de Swásthya Yôga, estudiosa de sociedades matriarcais, Karina nos convida a sentir, ser e celebrar a potência feminina através de práticas que unem filosofia milenar, espiritualidade e acolhimento.
Samba – Corpo – Templo – com Mychelle
Um mergulho na ancestralidade do corpo como arquivo vivo. Professora, coreógrafa, agente social e pesquisadora, Mychelle propõe uma experiência que resgata memórias afrodiaspóricas e revela como a história da escravização ainda marca nossos gestos e movimentos. O samba aparece como linguagem de cura, libertação e reconexão entre herança africana, arte e vida cotidiana.
Urban Soul – Funk em Movimento
O funk como maré que arrasta, veste e liberta. O coletivo Urban Soul, criado por Luane Assis, traz coreografias pulsantes que atravessam jazz funk, dancehall, vogue e hip hop. Mais do que dança, uma afirmação de que o corpo é resistência, celebração e cultura viva.
O XIRÊ – Corpo em Festa dá continuidade ao caminho iniciado pelo Ònà Ewà em Espelhos que Curam. Se antes o convite foi para olhar para dentro e reconhecer a potência refletida no espelho de Oxum, agora é hora de expandir, movimentar e celebrar coletivamente.
Esse novo encontro inaugura uma série de vivências que reafirmam a cultura afro-brasileira como territóri
“O Ònà Ewà completa um ano de caminhada com muito sucesso e, sobretudo, afeto. Se em Espelhos que Curam falamos do reflexo de Oxum, agora, no Xirê – Corpo em Festa, celebramos o movimento e a potência dos corpos que seguem firmes e vivos. O projeto segue forte porque é tecido em amor, e esse amor é cura”, afirma Lorraine Rodrigues, que há mais de uma década atua no campo da saúde mental de mulheres negras.
“Celebrar um ano do Ònà Ewà é afirmar que nossos corpos, nossas memórias e nossas ancestralidades têm lugar, voz e potência. O Xirê – Corpo em Festa é sobre isso: colocar o corpo em movimento para lembrar que somos continuidade, resistência e alegria. É um encontro para fortalecer nossa rede de afeto e seguir dançando juntes”, ressalta Rayane Rodrigues.
O projeto
O Ònà Èwà é uma ação formativa e sociocultural idealizada e coordenada por mulheres pretas, gordas, periféricas e integrantes de terreiro. A iniciativa nasce da urgência de criar espaços seguros e não violentos que acolham mulheres pretas e gordas em todas as suas interseccionalidades.
Além das atividades comunitárias, o projeto promove trocas formativas com estudantes universitários e articula parcerias com instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fortalecendo redes colaborativas e ampliando o impacto social e cultural.
Sem financiamento público ou privado, o projeto se mantém graças ao trabalho voluntário e à mobilização de coletivos e ativistas. Suas ações contribuem ativamente para o enfrentamento da gordofobia, misoginia, racismo, intolerância religiosa e LGBTfobia, promovendo o empoderamento cultural e a valorização dos saberes ancestrais afro-brasileiros.
Serviço
XIRÊ – CORPO EM FESTA
Quando: 13 de setembro de 2025
Horário: de 13h às 18h
Local: MUHCAB – Museu da História e Cultura Afro-Brasileira
Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa/ RJ
