Guia regenerativo das favelas cariocas é lançado em comemoração ao Dia Mundial do Turismo

Lançamento do guia “Descubra a Favela – Um guia para viver a favela de dentro” e celebração do Favela Orgânica marcam o Dia Mundial do Turismo no Rio de Janeiro

por Redação
Descubra a Favela – Um guia para viver a favela de dentro

O Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, terá uma programação especial no Rio de Janeiro, promovida pelo projeto Jornada Inovadora do Turismo, a partir das 08h30, em parceria com o Instituto Aupaba e o Airbnb, com destaque para o lançamento do guia “Descubra a Favela – Um guia para viver a favela de dentro” e a comemoração dos 14 anos da Favela Orgânica, iniciativa idealizada pela chef Regina Tchelly, referência internacional em gastronomia sustentável. O evento é exclusivo para operadoras, agências, guias de turismo e imprensa.

Turismo regenerativo como caminho

O guia apresenta uma nova forma de enxergar o Rio de Janeiro, revelando as potências vivas das favelas e o valor de suas histórias. Produzido pelo Instituto Aupaba, é um convite a vivenciar o encontro entre memória, cultura e comunidade. A publicação reúne experiências turísticas sustentáveis e comunitárias que transformam cada visita em um gesto de conexão e respeito.

“O turismo tem o poder de valorizar histórias, pessoas e territórios. Com o Jornada Inovadora do Turismo e o lançamento do guia, buscamos criar oportunidades para que moradores, empreendedores e visitantes compartilhem experiências transformadoras e regenerativas. O evento tem como objetivo apresentar experiências inovadoras e incentivar a criação e divulgação de roteiros turísticos sustentáveis e éticos”, afirma Luciana De Lamare, presidente e cofundadora do Instituto Aupaba.

Favela como referência em sustentabilidade

O evento também celebra os 14 anos do Favela Orgânica, movimento que nasceu de uma cozinha simples e se tornou inspiração internacional. “O Favela Orgânica nasceu de uma cozinha simples, com o desejo de transformar desperdício em sabor e consciência. Celebrar 14 anos desse movimento em um evento que fala de turismo regenerativo é muito simbólico, porque mostra que a favela pode ser referência em sustentabilidade para o mundo”, destaca a chef Regina Tchelly.

Mais que um guia turístico

Entre o mar e o morro, o guia conduz o visitante a mirantes que inspiram, cozinhas que guardam os sabores da comunidade, projetos sociais que semeiam futuros e manifestações culturais que afirmam identidades. Mais do que apontar destinos, ele apresenta um caminho de turismo regenerativo, que reconhece, valoriza e fortalece a favela como espaço de vida, inovação e diversidade.

Serviço

Ladeira Ary Barroso, 56 – Leme Sábado, 27/09 – a partir das 8h30

Programação:

  • 9h – Trilha na Comunidade Babilônia com Leo Dester
  • Lançamento do guia “Descubra a Favela – Um guia para viver a favela de dentro”
  • 12h – Feijoada com a Chef Regina Tchelly – 14 anos do Projeto Favela Orgânica

Você também pode gostar

Compartilhe