XI SEMNA – Semana de Egiptologia do Museu Nacional apresenta resultados da missão no Egito

O evento, em sua 11ª edição, terá conferências, mesas-redondas, lançamentos de livros e outras atividades - Equipe de pesquisadores apresentará os resultados da missão no Egito, como por exemplo a descoberta de materiais de diferentes épocas na tumba de Neferhotep 

por Jorge Rodrigues

O Museu Nacional/UFRJ sediará a XI SEMNA – Semana de Egiptologia do Museu Nacional. O evento, realizado pelo Laboratório de Egiptologia do Museu Nacional/UFRJ (SESHAT) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq), ocorrerá de 13 a 17 de outubro de 2025, no Auditório do Horto Botânico. A programação terá mesas-redondas, conferências e lançamentos de livros.

XI SEMNA – Semana de Egiptologia do Museu Nacional apresenta resultados da missão no Egito A grande novidade dessa edição é a apresentação dos resultados da missão no Egito, na qual pesquisadores do Museu Nacional/UFRJ foram a campo para pesquisa e exploração arqueológica no Complexo Funerário de Neferhotep. Um dos fatos curiosos dessa missão é a mistura de materiais de diferentes épocas encontrados na tumba. De acordo com Pedro Von Seehausen, egiptólogo do Museu Nacional/UFRJ que dirigiu a missão, o complexo data da XVIII Dinastia (1550 a 1292 a.C.), porém a maior parte dos materiais datam do Terceiro Período Intermediário (1070 a 712 a.C.) à Baixa Época (664 a 332 a.C). “A partir do Terceiro Período Intermediário, ocorre uma democratização das práticas funerárias e a gente começa a ter mais gente reutilizando esse espaço. Em todo o complexo funerário vamos encontrar cada vez mais cartonagens, fragmentos de caixão, ushabits, bandagens de múmias, amuletos. Soma-se a isso o fato de também ter existido uma vila nessa área”, explica o pesquisador.

Consolidada como o maior evento acadêmico dedicado à Egiptologia na América Latina, a SEMNA chega à 11ª edição reunindo especialistas, pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. “O encontro reforça o compromisso com o intercâmbio científico e a divulgação das pesquisas mais recentes sobre o Egito Antigo, promovendo uma abordagem ampla e transdisciplinar”, afirma Pedro.

As atividades previstas visam proporcionar ao público a oportunidade de debater diversos aspectos da civilização egípcia e as metodologias contemporâneas de estudo. Entre os destaques deste ano está a apresentação dos resultados do primeiro ano da missão arqueológica do Museu Nacional no Egito, iniciativa inédita que reafirma o protagonismo da instituição no cenário internacional da Egiptologia. Haverá ainda um minicurso sobre arte egípcia e o lançamento do livro “Entre Thoth e Hermes Trismegisto: As cosmogonias egípcias na Literatura Hermética”, de André Effgen.

As inscrições para ouvintes já estão abertas, no valor de R$ 30,00, e podem ser feitas até a data do evento, sujeitas à lotação do auditório. Os interessados devem se inscrever pelo site do SESHAT ou pelo Instagram @laboratorioseshat.

A XI SEMNA reafirma o compromisso do Museu Nacional/UFRJ com a produção científica, a preservação da memória e a valorização do Egito Antigo como patrimônio cultural da humanidade.

Serviço

Evento: XI SEMNA – Semana de Egiptologia do Museu Nacional
Data: 13 a 17 de outubro de 2025
Local: Auditório do Horto Botânico – Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro
Inscrição para ouvintes: R$ 30,00 (até a realização do evento, sujeitas à lotação do auditório)

Mais informações

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend