A programação inclui a apresentação da coreografia CHS Dancing, com trabalhos assinados por professores e alunos de ballet clássico, danças urbanas e danças populares. Também será exibido o resultado do curso de gestão e empreendedorismo cultural: os participantes da turma do Rio irão apresentar seus projetos-piloto em formato de pitch, fruto da formação “Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural”.
Formação gratuita e resultados concretos
Realizado com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – Lei do ICMS e do Instituto BAT Brasil, idealização e realização da Arte Cultura LTDA, o projeto ofereceu cursos gratuitos de dança e gestão cultural. Em Petrópolis e no Rio (São Cristóvão), foram 32 aulas teóricas e práticas e mentoria individual que ensinaram os alunos a conceber projetos, elaborar orçamentos, captar recursos e compreender as leis de incentivo à cultura.
No Rio, a turma do curso “Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural” contou com uma metodologia híbrida: aulas teóricas, atividades práticas no formato Mãos na Massa, uma apostila digital de 300 páginas e acompanhamento por meio de mentorias individuais. O apoio foi essencial para que cada participante desenvolvesse seu projeto-piloto, que será apresentado em pitch durante o evento de encerramento.
O impacto já aparece nos resultados, dentre 50 alunos dos cursos de gestão: três alunos foram contratados para integrar a equipe da Arte Cultura LTDA, atuando em produção, social media e audiovisual. Nas oficinas de dança, cerca de 80 participantes aprimoraram técnica, coordenação e criatividade, além de experimentarem modalidades como jazz, hip hop e dança para maturidade.
Legado cultural
Além dos espetáculos de encerramento, o projeto vai gerar dois produtos culturais: um livreto digital e impresso, com imagens e depoimentos dos participantes, e um documentário em vídeo, que será lançado no canal da Arte Cultura no YouTube.
Para Patricia Castro, gestora cultural e diretora do projeto, o grande diferencial está em preparar artistas também como empreendedores.
“O projeto chega ao fim, e já deixa saudades. Foi maravilhoso ver o crescimento de todos que estiveram conosco. Queremos que os alunos saiam fortalecidos não só como artistas, mas como pessoas e profissionais preparados para transformar o seu ofício em produto cultural, gerar empregos, renda e sobreviver de sua própria arte”, afirma.
Serviço
“Minha Dança. Minha Profissão. Qual é o Caminho das Pedras?”
Dia: 24 de outubro
Horário: das 14h30h às 17h30 (Credenciamento às 13h30)
Local: Teatro Alcione Araújo – Biblioteca Parque Estadual, Rio de Janeiro
Valor: Entrada gratuita
Endereço: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20071-004
