Após três anos rodando o Brasil e o exterior com a turnê do aclamado álbum “Quantas Vezes Você Já Foi Amado?”, Baco Exu do Blues se despede dos palcos com apresentação no dia 1º de novembro, na Fundição Progresso, mesmo palco onde estreou este show. O repertório mescla faixas do disco com as sete músicas do EP “Fetiche”, considerado um dos trabalhos mais provocantes e populares do artista.
Com sonoridade provocante e apelo popular, o EP “Fetiche” aprofunda o discurso sobre desejo, autoestima e representatividade. Baco Exu do Blues transforma questões íntimas em manifesto, questionando os limites impostos ao corpo preto e à sensualidade. O trabalho é mais uma amostra da ousadia criativa do artista, que afirma: “Quero ocupar mais de um lugar e criar meu próprio espaço no imaginário das pessoas”.
Já o álbum “Quantas Vezes Você Já Foi Amado?” mergulha nas complexidades do afeto e da vulnerabilidade. Produzido por Marcelo Delamare, com beats de JLZ, Dactes e Nansy Silvvz, o disco reúne participações de Gal Costa, Gloria Groove, Muse Maya e samples de Vinícius de Moraes. A obra marca um Baco mais maduro, intenso e conectado com suas raízes em Salvador, abordando amor, raiva e religiosidade com lirismo e coragem.
“Fetiche” e “QVVJFA?” marcam fases distintas, porém complementares, na trajetória de Baco Exu do Blues. Enquanto o álbum aborda a dificuldade de dar e receber afeto, o EP propõe uma reflexão sobre desejo e representação. Reunidos ao vivo pela última vez nesta turnê, os dois projetos sintetizam o momento criativo do artista. As apresentações marcam o fim de um ciclo que consolidou o cantor como uma das figuras mais relevantes da música brasileira contemporânea.
Para completar a noite, a Casa recebe a Yolo Love Party, festa criada no Rio de Janeiro visando unir as diversas vertentes da pluralidade musical, da estética e da cultura afro-brasileira, exaltando a criatividade e a diversidade com edições temáticas que exploram temas emblemáticos. O movimento Yolo é reconhecido como um dos eventos mais importantes para a comunidade negra e a cada uma de suas mais de 30 edições realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, mobilizou milhares de pessoas, gerando autoestima, reflexão e uma grande conexão com o público. Nos palcos já passaram grandes artistas negros, além de impulsionar a carreira de novos talentos.
O evento também se destaca por suas iniciativas sociais, apoiando causas importantes como a conscientização sobre saúde mental e o empoderamento da comunidade LGBTQIA+, além das responsabilidades com as questões ambientais. Nesta edição, a festa conta com os DJs Hey Jimmy Jay, Tamy Reis e Will Ow.
SERVIÇO:
Baco Exu do Blues: Encerramento da turnê
Quando: 1º de novembro de 2025 (sábado), 21h
Onde: Fundição Progresso, Rio de Janeiro
Classificação indicativa: 16 anos
