Nona edição da Expedição 21 acontece em São Paulo e inclui visita estratégica à Microsoft Brasil

Ao todo, serão 16 participantes de quatro regiões do Brasil

por Redação
Nona edição da Expedição 21

A nona edição da Expedição 21, programa brasileiro de imersão com validação científica que estimula a autonomia e a tomada de decisão de adultos com deficiência intelectual, será realizada entre os dias 11 e 13 de novembro, em Jundiaí (SP), com uma agenda repleta de desafios, oficinas e experiências transformadoras.

Idealizado e conduzido pelo Instituto Cromossomo 21, sob a direção do educador e cineasta Alex Duarte, o programa chega à sua nona turma reunindo 16 novos participantes de quatro regiões do Brasil, que irão vivenciar uma imersão intensa voltada ao desenvolvimento de competências socioemocionais, à ampliação da autoconfiança e ao fortalecimento do protagonismo.

Desde sua criação, a Expedição 21 já formou mais de 150 pessoas com deficiência intelectual, consolidando-se como uma das iniciativas mais inovadoras em inclusão e autonomia no país. O projeto é reconhecido por sua validação científica pela Universidade de São Paulo (USP) e por integrar metodologias educacionais com bases em neurociência e visitas inspiradoras, que já ocorreram na Nasa, nos EUA e a realização de um documentário, disponível na Amazon- Prime Vídeo. 

Foto do Alex Duarte - Educador e Cineasta

Foto do Alex Duarte – Educador e Cineasta

Visita à Microsoft Brasil

Um dos momentos mais aguardados desta edição será a visita estratégica ao Complexo da Microsoft Brasil, em São Paulo. A atividade tem o objetivo de aproximar os participantes de um ambiente corporativo inovador, com foco em tecnologia acessível, empregabilidade e inclusão digital.

Durante a experiência, os expedicionários poderão conhecer iniciativas inclusivas da Microsoft e participar de atividades interativas envolvendo o universo dos jogos e da criatividade, com destaque para o Minecraft e o Forge, plataformas que estimulam raciocínio, colaboração e solução de problemas de forma lúdica.

Segundo Alex Duarte, idealizador da Expedição 21, “levar os participantes à Microsoft é abrir uma janela de possibilidades, mostrando que o mercado de tecnologia também pode ser um espaço de pertencimento, inovação e inclusão real.”

Apoios e parcerias

A nona edição da Expedição 21 conta com o apoio institucional da Microsoft Brasil, da Azul Linhas Aéreas, da Ambipar, BAC- Beatriz Casali, Apoio Pedagógico, e apoiadores comprometidos com o avanço da inclusão social e profissional no Brasil.

Sobre o Instituto Cromossomo 21

O Instituto Cromossomo 21 é uma organização social que desenvolve programas e projetos de impacto social voltados à autonomia, formação e protagonismo de pessoas com deficiência intelectual, com reconhecimento nacional por iniciativas como o Encontro Nacional dos Expedicionários, o Empodera Famílias e o Expedicionários do Futuro.

Os participantes da nona edição

Ao todo, serão 16 participantes de quatro regiões do Brasil. São eles: Alice Paes (Influenciadora Digital, de Aracaju/SE), Carol Rega (Secretária, de São Paulo/SP), Cauê Marreiro (Secretário, de Florianópolis/SC), Felype Leal (Modelo, de Belém/PA), Gabriela Carrara (Atriz e Palestrante, de São Paulo/SP), Joana Pivato (Operadora de Embalagem, de Florianópolis/SC), Júlio Silva (Atleta de Futsal, de São Paulo/SP), Lais Ferro (Atleta Paralímpica, de São Paulo/SP), Maria Clara Gomes (Bailarina Profissional, de Jundiaí/SP), Marina Búrigo (Patinadora, de Florianópolis/SC), Priscila Freitas (Marketing de Loja, de São Paulo/SP), Rita Lana Diniz (Estudante da APAE, de Pedro Leopoldo/MG), Seleny de França (Recepcionista, de Rio Branco/AC), Sofia Simões (Assistente de Direção Teatral, de São Paulo/SP), Thiago Rodrigues (Recepcionista, de São Paulo/SP) e Vinicius Centeno (Estudante/EJA, de Pelotas/RS).

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend