Na manhã de hoje (27), alunos realizaram o primeiro mergulho de monitoramento de campo. Ação de educação ambiental visa sensibilizar os jovens sobre a importância da Laguna de Araruama
O projeto “Guardiões dos Cavalos-Marinhos”, ação de educação ambiental promovida pelo Projeto Cavalos-Marinhos em parceria com a prefeitura de Iguaba Grande, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, forma sua primeira turma nesta segunda-feira, 1º de dezembro, na praia de Cidade Nova, em Iguaba Grande. Hoje, porém, as 31 crianças e adolescentes participantes tiveram uma experiência inédita: elas realizaram o primeiro mergulho com monitoramento na praia dos Ubás, na Laguna de Araruama. Durante os três meses de curso, os alunos visitaram o Espaço Educativo Cavalos-Marinhos, no Rio de Janeiro, tiveram diversas aulas que valorizaram a cultura e as belezas naturais da região.
“Com esta iniciativa, esperamos que os jovens se apaixonem pelos cavalos-marinhos e pela Laguna de Araruama, tão importante para a comunidade local pelo seu valor ecológico, econômico e histórico. Além da sua importância para a pesca local e para o turismo, também é um espaço de lazer e com grande riqueza de espécies, incluindo os cavalos-marinhos”, comenta Natalie Freret-Meurer, coordenadora do Projeto Cavalos-Marinhos, que tem como lema Transformar para Conservar.
Durante toda a manhã do dia 1º, um espaço do Projeto Cavalos-Marinhos recebe a população para conhecer um pouco mais sobre os animais. A programação inclui, também, hasteamento da Bandeira Azul e atividades de stand up e vela.
Projeto Cavalos-Marinhos
O Projeto Cavalos-Marinhos tem como missão, há 23 anos, a conservação desses animais e os ecossistemas em que habitam, baseando-se em conhecimento técnico-científico. A instituição age localmente e busca fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do ambiente, respeitando o contexto social de cada região, tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU).
