Tem dias em que você acorda sem saber o que ouvir? Está cansado do algoritmo te sugerindo sempre as mesmas coisas? Em “LP Todo Dia – Diário de um Colecionador para Colecionadores”, o novo livro da Garota FM Books, o autor, Leandro Menezes, propõe a escuta de um disco por dia através de textos feitos como um diário. Na obra, além de conhecer álbuns gravados entre os últimos 100 anos, o leitor fica por dentro das memórias afetivas de um amante da música de longa data.
O ponto de partida do livro é a página no Instagram “LP Todo Dia” (@lptododia), criada pelo professor, escritor e colecionador de discos goiano Leandro Menezes para compartilhar sua coleção e suas memórias. Inaugurado em 2018, o projeto já indicou mais de 1.600 vinis, incluindo clássicos, novidades e raridades de diversos estilos musicais e países. Na obra, o autor selecionou 365 itens de seu acervo que são apresentados em textos que misturam informações históricas, curiosidades, análises críticas e depoimentos sobre sua relação afetiva com os álbuns.
Organizado como uma agenda e com prefácio do Beto Bruno, vocalista da banda Cachorro Grande (um dos colecionadores que seguem a página do Instagram), o livro tem obras escolhidas para cada dia do ano, relacionando fatos históricos com a indicação, como aniversários de artistas, data de lançamento dos discos, acontecimentos políticos e culturais. De leitura fácil, a obra permite que os leitores mergulhem em suas páginas escolhendo por onde começar. Seja ao lado da vitrola, do CD player ou do aplicativo de streaming, “LP Todo Dia” é o parceiro ideal para os amantes da música que querem entender como bate o coração de um colecionador.
LP Todo Dia – Diário de um colecionador para colecionadores
Autor: Leandro Menezes
Tamanho: 22x15cm
390 páginas
Preço de capa: R$ 65
Lançamentos:
São Paulo: 09/12/25, 19h, Casa de Francisca (R. Quintino Bocaiúva, 22 – Sé)
Rio de Janeiro: 11/12/25, 18h, Sebo Baratos (R. Dezenove de Fevereiro, 90 – Botafogo)
Goiânia: 20/12/25, 11h, Rensga Café (R. C-264, 300 – Nova Suíça).
O autor
Goiano de quase 40 anos, é professor de História e Filosofia há mais de duas décadas, além de escritor e pesquisador. Sua infância foi moldada pelos discos dos irmãos mais velhos, que despertaram nele uma escuta precoce e afetiva. Não é músico nem crítico, mas enxerga a arte como enigma e revelação, tão formativa quanto um livro. Pai da Tiê e curador da página LP Todo Dia no Instagram, escreve para compartilhar seu olhar íntimo sobre o poder transformador das canções.
