Galeria Cassia Bomeny apresenta projeto solo do artista paulistano Gustavo Prado e exibe uma série de pinturas inéditas de Gisele Camargo na 13ª edição da ArtRio

Livro de artista do goiano Marcelo Solá será lançado no estande da galeria

por Redação

A Galeria Cassia Bomeny, por mais um ano consecutivo, marca presença na 13ª edição da ArtRio e reúne em seu estande uma seleção de trabalhos inéditos dos artistas que representa. 

Do paulistano Gustavo Prado, serão apresentados Noche de cuatro lunas, 2022 (80 x 160 x 17cm), uma instalação em metal e espelhos; e Reviravolta, 2023, escultura em metal, espelhos e cabo de aço (300 x 50 x 50cm). A curadoria é de Christiane Laclau.

As instalações escultóricas de Prado, que vive e trabalha em Nova York, manipulam o campo de visão do espectador. Feitas a partir de espelhos côncavos e convexos de diversos tamanhos, as esculturas criam algo semelhante a uma anticâmera que reconfigura o ponto de vista do observador, amplificando noções de (des)localização. Em vez de capturar um momento específico, os espelhos refletem um corpo fragmentado e uma paisagem vista de muitos ângulos simultâneos.

Vinte pinturas inéditas de 50 x 50cm compõem a série Naves, 2023, da carioca Gisele Camargo. Em acrílica sobre madeira, os trabalhos formam o painel de 2,20 x 2,75m que ocupará uma das paredes do estande da galeria na feira. De acordo com a artista, são trabalhos gráficos e simbólicos.

Uma enciclopédia de 1946, comprada num sebo em Pirenópolis, Goiás, foi o disparador do livro de artista “Biologia do futuro + catálogo de tretas” que o goiano Marcelo Solá vai lançar no espaço da galeria. Aficionado por ilustrações antigas, ele passou a desenhar sobre o original da publicação comprada e percebeu que, a partir desta intervenção, que ocorreu também no texto, surgiu uma releitura curiosa. Fotografou em alta resolução, transformou em serigrafia e assim surgiu o novo livro, que tem processo de impressão e encadernação (em tecido) 100% artesanal. A editora é a Hidrolands Grafisch ateliê, que pertence ao artista. São 200 exemplares numerados e assinados por Solá, que divide o projeto gráfico com Maurício Mota. O livro tem 40cm x 50cm e 80 páginas (R$ 7 mil).

Sobre Gustavo Prado

Gustavo Prado (São Paulo, 1981) vive e trabalha em Nova Iorque. Estudou filosofia e desenho industrial, e recebeu sua formação artística na EAV-Parque Lage. Desenvolve trabalhos com fotografia, vídeo, esculturas e instalações, tendo maior destaque para as duas últimas que estão presentes em coleções particulares e em acervos, como o do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio) e já foram exibidas, em grandes dimensões, no Coachella Music Festival na Califórnia, Casa Firjan (obra permanente), Central Park em NY, Jardim Botânico do Rio e Jardim Botânico de Miami. Já participou de bienais como Bronx Museum Biennial, BRIC Biennial em NY e 13ª Bienal do Mercosul, além de dezenas de exposições individuais e coletivas em instituições brasileiras, como MAM Rio, Paço Imperial, Itaú Cultural, e internacionais, como Galerie Richard, Gitler Gallery e Geary Gallery, entre outras. Prado é ganhador do Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea da Funarte e participou do Programa Rumos do Itaú Cultural.

Sobre Gisele Camargo

Gisele Camargo (Rio de Janeiro, em 1970) é formada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, graduação que ela concluiu em paralelo a seus estudos de filosofia. Vive e trabalha na Serra do Cipó. O trabalho de Gisele Camargo tem um caráter ambíguo, no qual as imagens minimalistas e fragmentadas mesclam elementos figurativos e abstratos, conformando uma estética misteriosa, do imaginário. Em todo o seu processo é possível notar uma racionalidade arquitetônica que organiza os elementos compositivos a fim de uma figuração dos espaços, que se desdobra para além dos limites físicos das obras.

Sobre Marcelo Solá

Assíduo desenhista, Marcelo Solá se comunica principalmente através desta linguagem. O artista transmite sua maneira de ver o mundo e a vida cotidiana nas cidades, com constantes destaques para a arquitetura. Explora seus traços em mídias diversas, como a serigrafia, a monotipia e até a instalação. Participou de importantes exposições no Instituto Tomie Ohtake, na Funarte, nos Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, no Festival de Cultura da Bélgica, na 25ª Bienal de São Paulo e no Drawing Center, (Nova York). Recebeu prêmios como a “Bolsa de Apoio a Pesquisa e Criação Artística”, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e duas vezes o “Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea”, da Funarte. Além disso, ainda participou de residências artísticas no Brasil e no exterior, como nos Estados Unidos, Canadá e Holanda.

Sobre a Galeria Cassia Bomeny

A Galeria Cassia Bomeny foi inaugurada em 2015. É especializada em artistas da década de 1970 em diante, sobre a pesquisa contemporânea brasileira, fomentando a produção atual de artistas consagrados e, ao mesmo tempo, as novas gerações. Promove o colecionismo e a circulação das artes visuais nas esferas públicas e privadas, com agenda constante de exposições. Participa das principais feiras de arte do país e apoia publicações e exposições institucionais. 

SERVIÇO:

Galeria Cassia Bomeny | ArtRio 2023
Marina da Glória – estande D12
Av. Infante Dom Henrique, s/n – Glória

Horários:
Preview – Qua (13): 13h às 21h
Qui (14) e Sex (15): 14h às 21h
Sáb (16): 14h às 21h
Dom (17): 14h às 20h

Galeria Cassia Bomeny
End: Rua Garcia d’Avila, 196 – Ipanema
Rio de Janeiro | RJ
Tel: (21) 97390-5995

Website: https://cassiabomeny.com.br/
Instagram: @cassiabomenygaleria

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via