Com shows de Ivete, Ana Castela, Ludmilla, Joelma, Gloria Groove, MC Cabelinho, Filipe Ret, Dennis DJ, Pixote, Lauana Prado o festival vai agitar o verão carioca na Marina da Glória
‘Noite Preta’ abre o Festival no dia 16 de janeiro com nomes como Os Garotin, BaianaSystem e a convidada Rachel Reis, BK’, Iscarlett e Rael com Rincon Sapiência
Universo Spanta abre a temporada de pré-Carnaval com roda de samba comandada por Arlindinho e mini desfiles de blocos e escolas do Grupo Especial
Daqui a 30 dias, começa na Marina da Glória o Universo Spanta 2026, o mais diverso festival de música brasileira do país. O agito, que já é tradição do verão carioca, começa na segunda, 12 de janeiro, com a segunda edição do Beco do Spanta, com Arlindinho, comandando uma grande roda de samba. Nas duas semanas seguintes, um time de artistas consagrados dos mais variados gêneros da música brasileira, como Ivete, Ana Castela, Ludmilla, Baianasystem e Mc Cabelinho, entre outros, sobem aos palcos. E abrindo a temporada pré-carnavalesca do Rio de Janeiro, a programação traz mini desfiles na Passarela do Spanta com a participação de Blocos e Escolas de Samba do Grupo Especial, com bateria, passistas e Mestre-Sala e Porta Bandeira.
O Beco do Spanta, parceria do Universo Spanta com o tradicional bar Beco do Rato, reduto da boêmia na Lapa, abre os trabalhos com a apresentação do Bloco Spanta Neném, que há mais de 20 carnavais arrasta cerca de 10 mil pessoas na Zona Sul do Rio. Arlindinho recebe convidados, e a noite tem, ainda, a Resenha do Mamute, liderada por Jonathan Alexandre, o Mamute, vocalista do Grupo Revelação.
Na sexta-feira, dia 16 de janeiro, a noite é dedicada à música preta. No Palco Guanabara, a beira da baía, a potência da banda BaianaSystem se mistura à revelação feminina Rachel Reis. No mesmo espaço, se apresenta uma das vozes mais marcantes do rap nacional, o rapper BK’. Já o palco Lapa vai reunir novos artistas com nomes que fazem parte da história da black music. Das quebradas paulistas chega o rapper Rael, que divide o palco com Rincon Sapiência. O trio Os Garotin, formado por Anchietx, Cupertino e Leo Guima, traz sua mistura R&B, Soul e Pop para o Universo Spanta, que também reserva espaço para a apresentação de Iscarlett, vencedora da competição Voa Sabiá de 2025 e primeira atração a ser confirmada para a edição de 2026.
No dia seguinte, sábado, 17 de janeiro, a programação mantém a tradição do Universo Spanta de misturar gêneros musicais e leva ao Palco Guanabara a boiadeira Ana Castela, que faz sua estreia no festival. Com seu som que mistura funk carioca e trap, Mc Cabelinho convida a rapper e compositora Budah. E, para completar a noite, o ritmo potente com remixes de grandes sucessos de Dennis. No Lapa, a descontração sobe ao palco com o bloco Sofridão, que embala o público com o ritmo da sofrência, da pisadinha, do sertanejo e do funk. Na Passarela do Spanta, a Imperatriz Leopoldinense e a Estação Primeira de Mangueira esquentam os tamborins com ritmistas, passistas e mestre-sala e porta-bandeira em um aquecimento para o Carnaval da Sapucaí.
No primeiro domingo (anti-véspera de feriado) do Universo Spanta, a animação é garantida pelo axé pop de Ivete, que traz para a Marina da Glória sucessos que vão embalar Salvador em 2026. O pagode alegre do grupo Pixote, com o vocalista Dodô, está de volta ao Spanta, que conta também com o samba raiz de Nego Álvaro. O sertanejo com a voz potente de Lauana Prado completa a programação. No Lapa, gêneros musicais diferentes fazem a mistura típica do Spanta. As batidas do Baile do Buchecha homenageiam a história do funk carioca com convidados. Já o tradicional bloco Fogo e Paixão, que reúne multidões no Rio de Janeiro, promete animar o público com seu repertório brega. Na Passarela, a Beija-Flor de Nilópolis e a Vila Isabel ocupam a Marina da Glória com hinos que marcaram a história do Carnaval.
Segunda semana
Na segunda, dia 19 de janeiro, o Beco do Spanta segue com a roda de samba comandada por Arlindinho, com mais uma apresentação do bloco Spanta Neném, e o samba de raiz do Terreiro de Crioulo.
No fim de semana, sexta-feira, dia 23 de janeiro, o Universo Spanta traz dois shows que abusam da performance e das coreografias para o Palco Guanabara. Direto de Belém do Pará, Joelma fará sua primeira apresentação no festival e promete repertório repleto de sucessos de seus 30 anos de carreira. E Gloria Groove, que fez shows históricos em edições passadas, vai mais uma vez contagiar os fãs. No Lapa, Sidney Magal, ícone da música brasileira, vai brindar o público com sucessos como “Sandra Rosa Madalena” e “Meu Sangue Ferve Por Você”. Quem também sobe ao palco é Natascha Falcão, que traz o som da nova música pernambucana. E a turma do Sambay, primeira roda de samba LGBTQIAPN+, faz a segunda apresentação no festival com convidados especiais.
No sábado, 24 de janeiro, uma mistura de ritmos sobe ao Palco Guanabara: Ludmilla, presente em diversas edições do Universo Spanta, um dos maiores sambistas da atualidade, Xande de Pilares, e o rapper Filipe Ret, que fez uma apresentação empolgante em 2025. O bloco Chame Gente vai esquentar o Universo Spanta com participação de Emanuelle Araújo. O samba fica por conta do projeto musical Encontros Casuais, comandado por Inácio Rios e Mosquito. Na Passarela, é a vez do Salgueiro e da Portela animarem os presentes.
Na segunda, dia 26 de janeiro, o Beco do Spanta encerra a edição com a roda de Arlindinho e o show do Samba da Volta, em uma noite de samba, encontros e muita celebração.
Estrutura e ingressos
Em 2026, o Universo Spanta contará com quatro palcos. Os tradicionais Guanabara, à beira da baía de Guanabara e com cobertura que garante conforto ao público, e o Lapa, instalado no pavilhão coberto da Marina da Glória, seguem como pilares do festival. A Roda e o Palco Passarela, que estrearam em 2025, se consolidam e passam a ter programação diária: A Roda, com foco em samba, e o Palco Passarela, ponto de partida dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, com a participação de ritmistas, passistas, porta-bandeira e mestre-sala.
Os ingressos serão divididos em Pista e Espaço Cidade Maravilhosa, área exclusiva próxima ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios. As vendas acontecem na plataforma Zig Tickets.
Responsabilidade social
Incorporando a cultura de inclusão e cuidado com as pessoas, o Universo Spanta conta com áreas reservadas para PCDs em todos os palcos, com espaços exclusivos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Haverá também equipe de suporte em acessibilidade, com profissionais treinados para auxiliar o público durante o evento. Além disso, todos os shows dos palcos Lapa e Guanabara contarão com intérpretes de Libras e audiodescrição.
Todo o consumo de bebidas será feito com copos reutilizáveis (eco copos). O festival mantém um sistema de gestão de resíduos que garante o descarte adequado de lixo orgânico e reciclável. A estrutura inclui brigada de incêndio, postos médicos e UTI móvel para atendimento emergencial. E, para garantir a hidratação do público, estarão disponíveis pontos de distribuição de água potável, com cerca de 1,5 milhão de litros previstos para todo o evento.
Universo Spanta
O Universo Spanta, mais diverso festival de música brasileira do país, agita os verões cariocas e abre as celebrações do pré-carnaval. Desde 2022, o evento — um desdobramento do bloco de carnaval Spanta Neném — acontece na Marina da Glória, promovendo encontros e celebrações, sempre com uma programação artística dedicada a reunir grande variedade de gêneros musicais e assim atender ao gosto dos mais diferentes públicos. Do pop ao trap, passando pelo axé, sertanejo, entre outros ritmos que fazem do Brasil referência no mundo quando o assunto é música. Samba e Carnaval, que fazem parte do DNA da marca, também estão presentes na programação.
Beco do Rato
Num charmoso cantinho da Joaquim Silva, na Lapa, funciona desde 2004 o Beco do Rato, local de resistência cultural e tradicional reduto dos cariocas e turistas: lugar de música boa, cultura, muitos bambas, gente alto astral, cerveja gelada e ótimos petiscos.
Concorrido bar de samba, a casa conta com três ambientes interligados: área interna climatizada onde abriga a roda de samba e uma confortável área externa, totalmente cobertas, com bar de bebidas e mesas. Ambas se conectam a um espaço a céu aberto.
Ao circular pelo Beco do Rato, os frequentadores podem apreciar painéis com desenhos e imagens que fazem alusão à cultura popular brasileira: retratam mestres do samba, a nova geração, e reproduzem pontos do Rio de Janeiro, além de religiões de matriz africana.
Serviço
Universo Spanta 2026
Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro
Setores: Pista e Espaço Cidade Maravilhosa (área exclusiva próximo ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, com livre acesso às áreas comuns do festival)
Ingressos disponíveis na Zig Tickets.
A classificação etária é de 16 anos. A entrada de menores apenas será permitida desde que estejam acompanhados do(a) responsável(is) legal(is) (ascendentes ou colaterais até o 4º grau), que deverão preencher e entregar o termo de responsabilidade do acompanhante na entrada do evento e permanecer no local do festival enquanto o menor estiver presente.
Programação:
Segunda – 12 de janeiro – Beco do Spanta com Arlindinho e convidados/ Resenha do Mamute/ Bloco Spanta Neném/ Dj Julio EleMesmo
Sexta – 16 de janeiro
Palco Lapa – Iscarlett/ Rael convida Rincon Sapiência/ Os Garotin
Palco Guanabara – BaianaSystem convida Rachel Reis/ BK’
Sábado – 17 de janeiro
Palco Lapa – Bloco Sofridão
Palco Guanabara – Mc Cabelinho convida Budah/ Ana Castela/ Dennis Dj
Passarela – Imperatriz e Mangueira
Domingo – 18 de janeiro
Palco Lapa – Baile Buchecha + Convidados/ Fogo e Paixão
Palco Guanabara – Pixote/ Ivete/ Lauana Prado
Passarela – Beija-Flor e Vila Isabel
Palco Roda – Nego Álvaro
Segunda – 19 de janeiro – Beco do Spanta com Arlindinho e convidados/ Terreiro de Crioulo/ Bloco Spanta Neném
Sexta – 23 de janeiro
Palco Lapa – Sidney Magal/ Natasha Falcão/ Sambay
Palco Guanabara – Gloria Groove / Joelma
Sábado – 24 de janeiro
Palco Lapa – Chame Gente com participação de Emanuelle Araújo
Palco Guanabara – Xande/ Ludmilla/ Filipe Ret
Passarela – Salgueiro e Portela
Segunda – 26 de janeiro – Beco do Spanta com Arlindinho e convidados/ Samba da Volta/ Bloco Spanta Neném
