Projeto Natureza da Cura chega a nova etapa com lançamento de livro

por Redação

O projeto Natureza da Cura, idealizado pela acupunturista, pesquisadora, fisioterapeuta Marta Rocha, teve início em novembro de 2024 com a criação de uma revista digital. Com o propósito de informar a população sobre práticas não hegemônicas de cuidados com a saúde, como as Práticas Integrativas da saúde e espiritualidade, entre outras abordagens que carregam paradigmas diferentes da medicina moderna, com textos escritos por especialistas, Mestres, Doutores e profissionais renomados na área, para que a informação seja a mais segura possível.

Marta Rocha

Marta Rocha

Após a criação da revista foi lançado o Podcast Natureza da cura, encontrado no Youtube como Natureza da Cura Pod, que traz entrevistas e bate-papo com profissionais da área e atores, levando em consideração o potencial de cura que a arte carrega. A novidade é que o projeto chega a uma nova fase com o lançamento do livro Natureza da Cura: Práticas integrativas da saúde (Editora Becalete), que acontecerá no dia 20 de janeiro, às 12h no spa Maria Bonita, em Ipanema.

O livro aborda a chegada dessas práticas no ocidente, além de explanar sobre a história das correntes filosóficas que influenciaram o paradigma da Medicina Ocidental e a resistência às Práticas que carregam outras abordagens. A obra também fala da importância dessas práticas de cuidado para a saúde ambiental, considerando a redução no consumo dos medicamentos sintéticos decorrentes da sua utilização. “O excesso no uso dos medicamentos sintéticos poluem rios e solos através de descartes irregulares ou mesmo da eliminação dos dejetos humanos tendo em vista a precariedade do saneamento básico”, ressalta Marta. O leitor também vai encontrar informações sobre diversas práticas como Acupuntura, Yoga, Meditação, Florais, Cromoterapia, Homeopatia, Massagens e Meditação.

O que motivou a criação da revista foram os constantes ataques que as Práticas Integrativas vinham sofrendo, através de textos sem embasamentos, carregados de discurso persuasivo e desrespeito. Marta acredita que a Medicina Ocidental ou Moderna é baseada no método cartesiano que exclui tudo aquilo o que carrega uma abordagem mais subjetiva e só aceita o que é palpável e passível de comprovações por uma metodologia quantitativa exigida pela ciência positivista. Dentro deste sistema de pensamento, práticas de saúde consagradas como a Psicanálise e a Medicina Chinesa foram atacadas e pejorativamente chamadas de pseudociência por alguns profissionais com uma visão mais reacionária e menos atenta.

Seviço

O livro editado pela Editora Becalete será vendido no lançamento por 55,00
O evento começará com um bate papo conduzido pela autora acerca do tema central do livro, as Práticas integrativas da saúde.
Local: Spa Maria Bonita Ipanema
Rua Prudente de Moraes, 729 andar P
Horário 12h.
Data 20\ 01\2026

Você também pode gostar

Compartilhe