Biblioteca comunitária em Anchieta realiza atendimento jurídico para mulheres 

A Biblioteca A Casa Amarela, em Anchieta, Zona Norte do Rio, está ampliando seus serviços à comunidade, iniciando, a partir do próximo sábado (9), o atendimento social para orientações jurídicas voltadas para mulheres. A iniciativa surgiu devido ao aumento das demandas das mulheres da região que, ao serem atendidas pelo serviço social oferecido na Biblioteca, revelaram a necessidade de apoio jurídico, conforme explicou o idealizador da biblioteca, Pedro Gerolimich:

“Atendemos dezenas de famílias regularmente há quase dois anos. Durante esses atendimentos, percebemos um aumento nas demandas jurídicas. Muitas dessas mulheres precisam de ajuda para acessar benefícios, garantir os direitos dos filhos, buscar proteção em casos de violência e até mesmo aquelas que desejam empreender, mas não sabem como. Por isso, desenvolvemos esse programa específico para atender às mulheres, oferecendo assistência e orientação, encaminhando-as para os órgãos competentes”, explicou Gerolimich.

O atendimento, que será fixo na Biblioteca, terá início no próximo sábado (9) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher (SEM). A advogada Danielle Jaques, responsável pelos atendimentos, explicou como será realizado:

“Nossa equipe orientará sobre diversos temas que surgem com frequência entre as mulheres assistidas socialmente pela biblioteca. Isso inclui como agendar atendimento na defensoria pública, documentos necessários, orientações sobre divórcio, benefícios, requerimento de pensão alimentícia, denúncia de violência doméstica e tudo mais que estiver ao nosso alcance, entendendo que não iremos intervir nas situações, apenas orientar e auxiliar. Este é um marco muito importante: no mês das mulheres, conseguimos ampliar nosso acolhimento e oferecer suporte a quem mais precisa”, destacou Danielle.

Para aqueles interessados no atendimento e que não puderem comparecer no próximo sábado, basta entrar em contato com a Biblioteca A Casa Amarela pelo telefone: (21) 99503-5129 ou comparecer pessoalmente de segunda a sexta, das 9h às 17h. O endereço é Rua Padre Mário Versé, 11, Anchieta.

A Biblioteca:

Idealizada pelo professor e ativista pela democratização da leitura, conhecido como “Pedro do Livro”, a Biblioteca A Casa Amarela foi fundada em junho de 2022 por um grupo de voluntários que transformou uma casa em um centro cultural. Sua programação inclui diversas atividades gratuitas, empréstimo de livros, rodas de conversa, oficinas, passeios culturais e ações educacionais para a comunidade. Desde a inauguração, mais de mil livros foram emprestados e cerca de 14 mil livros foram distribuídos gratuitamente. A Biblioteca atende regularmente a 120 famílias nos programas de atendimento social e prestou apoio a 500 famílias vítimas da última enchente no bairro de Anchieta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui