Mauro Kleiman ganha edição de referência que celebra 55 anos de trajetória artística

por Redação
Mauro Kleiman ganha edição de referência que celebra 55 anos de trajetória artística

O lançamento do livro será marcado pela exposição-intervenção Trapinzonga de Muro, na Galeria do Poste, em Niterói, durante a celebração dos 29 anos de atuação do espaço, no dia 31 de janeiro.

Edição bilíngue apresenta panorama abrangente e inédito de um criador fundamental da arte contemporânea brasileira, com mais de 300 imagens, textos críticos e obras históricas

A Editora NAU lança KLEIMAN — 55 anos de trajetória, uma edição bilíngue de fôlego que celebra a extensa produção de Mauro Kleiman, artista cuja pesquisa atravessa mais de cinco décadas no campo das artes visuais. Organizado por Sônia Salcedo Del Castillo e Rafael Fortes Peixoto — dois nomes de referência no circuito da arte brasileira —, o volume reúne mais de 300 imagens, textos críticos inéditos, fortuna crítica, documentação de exposições, registros de performances e obras realizadas em múltiplos suportes, oferecendo um panorama abrangente e inédito de sua trajetória.

Com 280 páginas em capa dura, impressão de excelência e projeto gráfico que equilibra rigor histórico e potência visual, o livro proporciona uma experiência simultaneamente documental, crítica e estética. Além do ensaio dos organizadores, a publicação inclui textos de Bruna Levi em diálogo com o próprio artista, compondo um contexto crítico que ilumina não apenas a evolução de sua linguagem, mas também os atravessamentos políticos, culturais e históricos que moldaram sua produção desde os anos 1970. Segundo Sônia Salcedo Del Castillo, trata-se de um trabalho vocacionado a se tornar obra de referência, fundamental para pesquisadores, curadores, instituições, colecionadores e todos os interessados na história recente da arte contemporânea brasileira.

Para Sônia Salcedo Del Castillo e Rafael Fortes Peixoto, “a obra de Mauro Kleiman, à qual se dedica esta publicação, é exemplar para a história da arte brasileira mais recente”. Os organizadores destacam o caráter híbrido de sua produção, “um misto de ser pintura quase desenho quase escultura quase pintura quase…”, além da dimensão processual que atravessa sua trajetória: “toda obra ou evento como parte de uma estrutura aberta, não acabada”, aspecto amplamente documentado no livro.

Mauro Kleiman

Foto: Hanna Beatriz

Exposição Trapinzonga de Muro marca o lançamento

Como desdobramento e marco simbólico do lançamento do livro, Mauro Kleiman realiza a exposição TRAPINZONGA DE MURO, uma intervenção no espaço público que será apresentada na Galeria do Poste, em Niterói, durante a Festa do Poste, que celebra 29 anos de atividades da galeria.

A abertura acontece no sábado, 31 de janeiro de 2026, a partir das 18h, e a exposição permanece em cartaz até 28 de fevereiro de 2026. A obra ocupa o espaço urbano com uma estrutura de 2 metros de altura por 8 metros de comprimento, montada em módulos de madeira reutilizada, articulados por parafusos, porcas e braçadeiras, fixados ao muro. Sobre essa estrutura, Kleiman amarra sacolas plásticas de diferentes cores, que, deslocadas de sua função original, passam a operar como planos pictóricos móveis, sujeitos à ação do vento, do artista e do público.

As cores criam uma dinâmica visual e cinética: amarelos e vermelhos avançam no campo perceptivo, azuis e prateados recuam e os brancos oscilam entre fundo e frente. Instalado em uma rua, o trabalho também se revela para quem passa de carro, criando uma experiência de rastro e movimento contínuo no espaço urbano. Trapinzonga de Muro reafirma questões centrais da pesquisa de Kleiman — precariedade, processo, participação e instabilidade — amplamente discutidas e documentadas no livro.

O evento integra a programação da Festa do Poste, que contará ainda com trabalhos individuais de Alexandre Dacosta, Helena Trindade, Luanda (Ateliê Terreiro) e Pratizia D’Angelo nos muros, além de intervenções em seis postes com obras de Dacosta, Bebel Franco, Denise Campinho, Luiz Badia, Marcos Müller e Maria Moreira.

SERVIÇO

Livro: KLEIMAN — 55 anos de trajetória

  • Editora: NAU (@naueditora)
  • Organização: Sônia Salcedo Del Castillo e Rafael Fortes Peixoto
  • Formato: Capa dura, 280 páginas
  • Imagens: mais de 300 (cores e PB)
  • Edição: bilíngue (português/inglês)
  • Impressão: IPSIS
  • Disponível em livrarias físicas e digitais.
  • Exposição: Trapinzonga de Muro
  • Artista: Mauro Kleiman
  • Abertura: sábado, 31 de janeiro de 2026, a partir das 18h
  • Período: até 28 de fevereiro de 2026
  • Local: Galeria do Poste
  • Endereço: Rua Engenheiro Velasco, 10 – Gragoatá – Niterói – RJ
  • Evento: Festa do Poste – 29 anos

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend