Voragem – Redemoinhos da vida

Yvonne Bezerra de Mello apresenta-nos, em seu novo livro, uma mulher que, após ter a vida virada pelo avesso, é levada a repensar princípios, resgatar relações e a reconstruir a si própria

por Redação

Um dos significados de voragem é o de destruir com violência. Outro é o de tragar, no sentido de tirar algo do lugar ou do prumo. Ambos os significados se aplicam à Regina, mulher que acomodou-se num casamento insatisfatório e na rotina sem sobressaltos do trabalho. Regina é como muitas mulheres, (quase) invisíveis em razão da vida apática que levam. Até que a descoberta da homossexualidade do marido abala seu casamento. Sua vida vira de ponta-cabeça como leva-a a repensar (pre)conceitos, velhos dogmas e – o mais importante – resgatar a Regina que perdeu-se no torvelinho do tempo. Regina é a principal personagem de Voragem – Redemoinhos da vida, novo livro da educadora e escritora Yvonne Bezerra de Mello. Na  obra, a autora coloca em xeque conversões e suscita discussões acerca das mudanças necessárias de comportamento e de pensamento. O livro é prefaciado pela professora e musicista Regina L. de Sá, tem a quarta-capa assinada pelo professor Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, da UFRJ, e traz, na orelha, texto de Luciana Campos Ramos Martha, presidente do Projeto Uerê, criado por Yvonne no Complexo da Maré. Voragem chega às livrarias em novembro pela Batel.

Regina e o irmão, Claudio, eram ainda criança quando perdem a mãe, que teve no cuidado com os filhos o esteio para um casamento de aparências. Regina passou a vida buscando o afeto do pai, cordial perante os amigos, mas austero na intimidade. Ela e o irmão se afastam por incompatibilidades várias, sendo a maior delas a escolha religiosa feita por ele. Essa mulher vive no limiar entre uma realidade opaca e um mundo imaginário, povoado por tubarões e um homem sem rosto. O choque de realidade recebido pela orientação sexual do marido traz a reboque a revelação de que ela própria fora a peça principal num jogo tramado por aqueles que deveriam respeitá-la.

“A elite está sempre jogando com o poder da hipocrisia” (fala de uma das personagens de “Voragem”)

O leitor é pego pela mão e levado pela personagem a acompanhar sua (re)tomada de consciência e as diferentes etapas pelas quais ela passa, que envolvem seu crescimento e culminam no nascimento de uma mulher mais consciente de suas potencialidades e limitações. A esse mesmo leitor é dada a oportunidade de conhecer os pormenores das demais personagens, que expõem as circunstâncias que levaram-nas a ser como são. E essas vozes se intercalam compondo uma trama minuciosamente costurada numa narrativa na qual maniqueísmos e juízos de valor são colocados à prova de forma bem fundamentada.

 A Macabéa de Clarice tem na previsão da cartomante o alerta de que uma transformação se daria. A Regina, de Yvonne Bezerra de Mello, tem no flagrante a lufada que renova o ar que ela julgava puro. Essa mulher vai, aos poucos, juntando os cacos de si própria e, com isso, torna-se fulgurante\fascinante, ladina\latente, vivida e vívida. Regina tem tudo para, a exemplo de Ana Terra e Maria da Fé, perpetuar seu nome entre as grandes heroínas da Literatura Brasileira.

A autora:

Yvonne Bezerra de Mello

Yvonne Bezerra de Mello

Yvonne Bezerra de Mello é graduada em Linguística pela Sorbonne, em Paris, especialista em Políticas Públicas pela UFRJ, mestre em Administração pelo Isla, em Lisboa, e Doutora Honoris Causa pela Universidade de Chicago. Como educadora, dedica-se, desde 1998, ao Projeto Uerê, ONG que atua no Complexo da Maré, e cuja metodologia de ensino é reconhecida mundialmente e adotada em países que passam por conflitos armados. Na literatura, transita entre a escrita técnico-pedagógica e a ficção, tendo, no âmbito desta última, publicado romances, crônicas e livros infantis. Seu livro “As ovelhas desgarradas e seus algozes” ganhou, em 1994, o Prêmio Jabuti.

Título: Voragem – Redemoinhos da vida

Autora: Yvonne Bezerra de Mello

Editora: Batel

Número de páginas: 280

Formato: 16 X 23cm

Preço: R$ 65,00

ISBN 978-65-87133-70-6

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via