Início » Voragem – Redemoinhos da vida

Voragem – Redemoinhos da vida

Yvonne Bezerra de Mello apresenta-nos, em seu novo livro, uma mulher que, após ter a vida virada pelo avesso, é levada a repensar princípios, resgatar relações e a reconstruir a si própria

por Redação

Um dos significados de voragem é o de destruir com violência. Outro é o de tragar, no sentido de tirar algo do lugar ou do prumo. Ambos os significados se aplicam à Regina, mulher que acomodou-se num casamento insatisfatório e na rotina sem sobressaltos do trabalho. Regina é como muitas mulheres, (quase) invisíveis em razão da vida apática que levam. Até que a descoberta da homossexualidade do marido abala seu casamento. Sua vida vira de ponta-cabeça como leva-a a repensar (pre)conceitos, velhos dogmas e – o mais importante – resgatar a Regina que perdeu-se no torvelinho do tempo. Regina é a principal personagem de Voragem – Redemoinhos da vida, novo livro da educadora e escritora Yvonne Bezerra de Mello. Na  obra, a autora coloca em xeque conversões e suscita discussões acerca das mudanças necessárias de comportamento e de pensamento. O livro é prefaciado pela professora e musicista Regina L. de Sá, tem a quarta-capa assinada pelo professor Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, da UFRJ, e traz, na orelha, texto de Luciana Campos Ramos Martha, presidente do Projeto Uerê, criado por Yvonne no Complexo da Maré. Voragem chega às livrarias em novembro pela Batel.

Regina e o irmão, Claudio, eram ainda criança quando perdem a mãe, que teve no cuidado com os filhos o esteio para um casamento de aparências. Regina passou a vida buscando o afeto do pai, cordial perante os amigos, mas austero na intimidade. Ela e o irmão se afastam por incompatibilidades várias, sendo a maior delas a escolha religiosa feita por ele. Essa mulher vive no limiar entre uma realidade opaca e um mundo imaginário, povoado por tubarões e um homem sem rosto. O choque de realidade recebido pela orientação sexual do marido traz a reboque a revelação de que ela própria fora a peça principal num jogo tramado por aqueles que deveriam respeitá-la.

“A elite está sempre jogando com o poder da hipocrisia” (fala de uma das personagens de “Voragem”)

O leitor é pego pela mão e levado pela personagem a acompanhar sua (re)tomada de consciência e as diferentes etapas pelas quais ela passa, que envolvem seu crescimento e culminam no nascimento de uma mulher mais consciente de suas potencialidades e limitações. A esse mesmo leitor é dada a oportunidade de conhecer os pormenores das demais personagens, que expõem as circunstâncias que levaram-nas a ser como são. E essas vozes se intercalam compondo uma trama minuciosamente costurada numa narrativa na qual maniqueísmos e juízos de valor são colocados à prova de forma bem fundamentada.

 A Macabéa de Clarice tem na previsão da cartomante o alerta de que uma transformação se daria. A Regina, de Yvonne Bezerra de Mello, tem no flagrante a lufada que renova o ar que ela julgava puro. Essa mulher vai, aos poucos, juntando os cacos de si própria e, com isso, torna-se fulgurante\fascinante, ladina\latente, vivida e vívida. Regina tem tudo para, a exemplo de Ana Terra e Maria da Fé, perpetuar seu nome entre as grandes heroínas da Literatura Brasileira.

A autora:

Yvonne Bezerra de Mello

Yvonne Bezerra de Mello

Yvonne Bezerra de Mello é graduada em Linguística pela Sorbonne, em Paris, especialista em Políticas Públicas pela UFRJ, mestre em Administração pelo Isla, em Lisboa, e Doutora Honoris Causa pela Universidade de Chicago. Como educadora, dedica-se, desde 1998, ao Projeto Uerê, ONG que atua no Complexo da Maré, e cuja metodologia de ensino é reconhecida mundialmente e adotada em países que passam por conflitos armados. Na literatura, transita entre a escrita técnico-pedagógica e a ficção, tendo, no âmbito desta última, publicado romances, crônicas e livros infantis. Seu livro “As ovelhas desgarradas e seus algozes” ganhou, em 1994, o Prêmio Jabuti.

Título: Voragem – Redemoinhos da vida

Autora: Yvonne Bezerra de Mello

Editora: Batel

Número de páginas: 280

Formato: 16 X 23cm

Preço: R$ 65,00

ISBN 978-65-87133-70-6

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via