Início » Dicas de como tirar rachadura de parede definitivamente

Dicas de como tirar rachadura de parede definitivamente

por Redação
Rachadura na parede

Entre os diversos benefícios oferecidos pelo aluguel de ferramentas, está a possibilidade de realizar vários tipos de serviço. Neste sentido, entre eles se destacam trabalhos de reforma em obras, levando em conta, sobretudo, questões estruturais.

Assim sendo, veja a seguir como você pode utilizar este serviço de aluguel de ferramentas para tirar rachadura de parede. Com a ajuda de equipamentos e materiais certos, é possível realizar esse processo de forma simples e efetiva. Como resultado, não será preciso se preocupar com questões estruturais de sua obra relacionadas a este tipo de problema.

Aluguel de ferramentas para rachaduras de parede: considerações iniciais

Em primeiro lugar, é muito importante ter em mente os motivos pelos quais podem aparecer rachaduras em sua parede. Basicamente, isso pode ocorrer por questões ligadas à estrutura da obra, ou condições adversas que a afetam. Entre elas podemos destacar, por exemplo:

  • Infiltrações causadas por mofo e umidade, ou mesmo variação térmica intensa;
  • Desgaste dos materiais que foram usados (no caso de produtos de baixa qualidade);
  • Além disso, impactos causados por tremores de solo e passagem de veículos;
  • E claro, realização de um serviço precário durante a edificação das paredes e da obra.

Tudo isso afeta de uma forma bastante negativa a estrutura de uma construção. E dessa forma, com o tempo, você pode notar o surgimento de rachaduras, fissuras e trincas. Por outro lado, a boa notícia é que este é um problema que tem solução. 

Para resolvê-lo, dependendo do caso, basta apenas os equipamentos e o material certo. Em outras ocasiões, o melhor é contar com um profissional especializado. Seja como for, o aluguel de ferramentas pode trazer os melhores resultados para oferecer as soluções que você espera.

Medidas eficientes para tratar problemas menores de rachadura

Em caso de fissuras e rachaduras menores, você pode resolver o problema por conta própria. Para isto, será preciso contar com os seguintes itens:

  • Lixas
  • Massa corrida;
  • Argamassa;
  • Espátula;
  • Martelo;
  • Formão;
  • Pincel;
  • Tinta;
  • Luvas;
  • Óculos de proteção;
  • Recipiente grande.

Lembrando que, se você não tiver acesso facilitado a estas ferramentas, ou a compra delas se tornar inviável, a locação é uma excelente escolha. Depois que separar estes itens, você deve realizar o seguinte passo a passo:

  • Primeiro, limpe adequadamente o local com a lixa. Se precisar, utilize a espátula para remover as rebarbas ao redor da parede;
  • Em seguida, você deverá cobrir a rachadura com a argamassa. Misture a matéria-prima com água até obter uma boa consistência e depois aplique na parede;
  • Agora deixe a argamassa secando por, no mínimo, cinco horas. Este é o tempo que o material leva para consolidar-se a parede;
  • Feito isto, lixe cuidadosamente a área para nivelá-la. Assim que a rachadura estiver coberta de maneira uniforme, aplique a massa corrida;
  • No caso da massa corrida, será preciso esperar, no mínimo, duas horas para que ela seque. Após este período, use a lixa para emparelhar a superfície novamente;
  • Por fim, quando o local estiver totalmente seco e pronto, refaça a pintura dele. Neste sentido, é importante usar a mesma tinta aplicada na parede pela primeira vez.

Informações e dicas importantes

É importante ter em mente que o processo descrito acima é bastante trabalhoso. Além disso, ele não é o mais indicado para todos os tipos de rachaduras. Em casos onde a estrutura da parede está comprometida, você precisa da ajuda de um profissional especializado.

Uma regra importante para prestar atenção no tipo e gravidade da rachadura é avaliar o seu formato. No caso de trincas horizontais profundas, o problema pode estar na fundação. Para fissuras verticais, é possível que a parede tenha excesso de peso. 

Por fim, rachaduras inclinadas se relacionam com o afundamento do solo. Geralmente estas são as mais graves, e requerem um suporte especializado para resolvê-las. Neste tipo de situação, o melhor que você tem a fazer é chamar um profissional especializado.

E no caso de trabalhar no setor de obras e passar por este tipo de problema, procure resolvê-lo com a equipe o quanto antes. Lembre-se de que o aluguel de ferramentas pode ajudar com itens e equipamentos bastante utilizados na construção civil. E claro, que possam oferecer as soluções que você precisa no caso de precisar tirar rachaduras das paredes.

Considerações finais

Como você pode ver, o processo para tirar rachadura de parede, em muitos casos, é mais simples do que parece. O problema está apenas em casos onde há falhas estruturais. Mesmo assim, é possível corrigi-los com a ajuda de profissionais qualificados, materiais e ferramentas adequadas para a realização do serviço.

Seja como for, você deve avaliar com cautela cada caso de rachadura. Assim será possível tomar a melhor decisão para resolver o problema. E, caso precise, há várias empresas especializadas em aluguel de ferramentas que podem fornecer as soluções necessárias para as suas demandas. Dessa forma, siga essas dicas e livre-se desse problema com eficiência.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via