Mini Seres do Mar faz desfile especial comemorando 10 anos de bloco

 Cortejo em Laranjeiras acontece no domingo (1/2), véspera do Dia de Iemanjá

por Redação
Mini Seres do Mar

Caranguejos, peixes e peixões; sereias, lagostas e tubarões; pescadores, marinheiros e piratas, se preparem!!! O Mini Seres do Mar completa 10 anos de existência e de carnaval em 2026, celebrando uma trajetória marcada por música, alegria e encantamento para crianças e adultos.

Desde sua criação em 2016, o bloco se consolidou como referência no Carnaval infantil carioca, levando para as ruas e espaços culturais da cidade um repertório lúdico que mistura o imaginário do mar com a tradição do carnaval, unindo diferentes ritmos brasileiros e encantando públicos de todas as idades.

A edição comemorativa de 10 anos irá celebrar essa trajetória de maneira especial, valorizando a história e as memórias do bloco, sua relação com o público infantil e familiar e o papel da música, da diversidade e da consciência ambiental como elementos de encantamento e de celebração carnavalesca.

O cortejo comemorativo de 2026 será realizado no dia 01 de fevereiro, mantendo a tradição do bloco de sair duas semanas antes do carnaval e fazendo essa festa especial na véspera do dia de Iemanjá. A edição comemorativa trará novas ações que reforçam a qualidade musical e performance brincante do bloco, o seu caráter inclusivo, poético e sustentável, consolidando o grupo como símbolo de um carnaval lúdico e emocionante para diferentes gerações.

Entre as atividades propostas para esse dia especial, destacam-se as experiências lúdico-musicais que vão acontecer ainda na concentração, nas quais crianças e adultos poderão vivenciar momentos de musicalização em família. O bloco contará também com as pernaltas e personagens que proporcionarão momentos de fantasia e de convivência afetiva, que convidarão as crianças a participar ativamente, cantando, dançando e se divertindo com os músicos.

Serão promovidas oficinas de construção de pequenos instrumentos musicais com materiais reciclados e conscientização ecológica sobre os oceanos e as espécies marinhas durante a concentração através da parceria com o projeto Mangue Tal. Serão realizadas também atividades sensoriais e educativas ecológicas inspiradas no universo marinho pela Cedae, despertando a curiosidade e o respeito pela vida dos oceanos.

O cortejo contará também com coleta seletiva, peso do lixo coletado e limpeza das ruas durante e após o evento, fortalecendo o cuidado coletivo com o espaço urbano. O projeto contará ainda com parcerias com organizações ambientais, ampliando o alcance das práticas ecológicas e estimulando hábitos sustentáveis entre crianças e famílias.

Vamos estimular a participação de crianças e adultos com diferentes tipos de deficiência com uma forma de mostrar que o carnaval é para todos. Para isso, teremos um material de divulgação em libras e audiodescrição de modo que o público deficiente seja convidado para estar presente desde o início da divulgação.

Assim, o Mini Seres do Mar celebrará seus 10 anos reafirmando sua essência: um bloco que encanta, educa e inspira, unindo a alegria do carnaval à consciência ambiental em uma grande festa lúdica e democrática de cores, ritmos e respeito pela diversidade e pela natureza.

APRESENTAÇÃO DO BLOCO

MINI SERES DO MAR é um bloco de Carnaval voltado para o universo infantil que há oito anos espalha música e alegria pela cidade do Rio de Janeiro, a partir de canções que falam dos mares e das águas e que fazem parte de um repertório especial voltado para crianças de todas as idades e suas famílias, abarcando diferentes ritmos brasileiros.

O bloco tem um perfil essencialmente lúdico e brincante, e inova com uma formação que inclui sanfona e baixo, aliados à diferentes sopros, metais, alfaias, zabumbas e agogôs.

A partir da proposta de mostrar o lado mágico e poético dos mares e musical para o universo das crianças e rede de conexões e afetos que elas mobilizam, o bloco se volta para a primeira infância, mas pensa muito também no gosto musical de toda a família, especialmente no gosto das mães e pais que se deliciam com os sucessos e repertório do bloco.

Temos a mistura peculiar e original de canções que fazem a alegria dos pequenos como “A Baleia” e “Caranguejo não é peixe” (cancioneiro popular) com canções amadas pelos adultos como “Spyro Gyro“ (Jorge Ben),  “Como uma Onda” (Lulu Santos) e “Marinheiro Só” (cancioneiro popular).

Serviço:

Mini Seres do Mar | Cortejo 2026: 10 anos de carnaval

Endereço concentração: Rua General Glicério, Laranjeiras, próximo à Praça do Chorinho

Dia 01 de fevereiro 2026

Início atividades concentração: 07h

Início cortejo: 09h

Final cortejo: 13h

Encerramento cortejo e atividades: 13h

HISTÓRIA DO BLOCO

O Mini Seres do Mar surgiu em 2016, a partir de uma ideia de apresentação improvisada na festa de um ano do filho de dois de seus integrantes, um casal composto por uma produtora de cinema amante de carnaval e um músico que na época estava fazendo uma peça com um grupo de amigos. A partir desse primeiro momento casual e improvisado, o bloco se formou e fez a sua estreia na festa de um ano do Caio (hoje com 10 anos), que é presidente e pernalta do bloco, participando também das decisões e escolhas.

O primeiro cortejo do Mini Seres do Mar partiu então da frente da tradicional maternidade Perinatal, em Laranjeiras, e seguiu rumo à Rua General Glicério, num desfile pequeno com amigos e alguns moradores curiosos da região. Depois desse momento inaugural, o grupo foi a atração principal do dia dedicado às crianças no Ocupa MINC, no Palácio Capanema. Depois dessas experiências, o cardume foi aumentando. No ano seguinte, o Mini Seres fez seu primeirinho bailinho, que pode ser visto através da filmagem do sucesso “A baleia” nesse link: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=1lN2c2t0pA0 7

Hoje o Mini Seres do Mar é um dos blocos mais esperados e aguardados do carnaval carioca infantil, alcançando centenas de moradores de diferentes bairros, atraindo um público diverso de homens e mulheres com filhos, sobrinhos e netos que possuem uma demanda enorme de programação e que querem cada vez mais ocupar as ruas e programas ao ar livre com os seus pequenos e pequenas.

Além do tradicional desfile que acontece todo ano em Laranjeiras, o bloco já se apresentou em diferentes espaços culturais da cidade como o Parque Lage (2018), a Rádio MEC (2018), o MAR – Museu de Arte do Rio (2019), a Marina da Glória – Junta Local (2019), o Circo Voador (2019), o Imperator (2019), a Fundição Progresso (2022), a Praia do Arpoador (2023), a Ecovilla (2024 e 2025), o AquaRio (2025) e o CCBB- Centro Cultural do Banco do Brasil, além de diferentes teatros e espaços do Circuito Sesc, o Centro de Artes da Maré e o espaço do Afroreggae em Vigário Geral.

Atualmente o Mini Seres está investindo num rumo de lançar composições próprias. “Há algum tempo temos o desejo de tocar no carnaval uma música de autoria própria e realizarmos oficinas de música e confecção de pequenos adereços marítimos para as crianças, mas precisamos de algum investimento para conseguirmos nos dedicar a contemplar essas ações.”, conta Gisella Cardoso, produtora e uma das fundadoras do bloco,

Por fim, reforçamos que a proposta do Mini Seres do Mar como bloco e coletivo é explorar o lado lúdico e democrático do carnaval e dos mares, trabalhando em prol da valorização da natureza a partir de músicas que atraiam crianças da primeira infância (3 meses a 4 anos), crianças maiores (na faixa dos 7-12 anos), além de adultos, agregados e famílias desses pequenos seres do mar e do mundo, apostando em toda – E TODAS as famílias possíveis – investindo assim numa grande experiência de troca e encantamento através da magia do carnaval e do universo lúdico dos mares.

FICHA TÉCNICA

Produção: Gisella Cardoso

Direção Musical: Antonio Ziviani e Pedro Leal David

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend