Diversas campanhas sobre a saúde da mulher são promovidas ao longo do ano pelo país, como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. Mas e a saúde do homem? Pautas que abordam o assunto são importantes e devem ser levantadas pela sociedade.Sabendo que o público masculino procura com menos frequência os médicos e adotam um estilo de vida menos saudável que as mulheres, um grupo de médicos, entre eles o endocrinologista Ricardo de Andrade Oliveira, se juntou para produzir o livro “Manual Prático de Saúde do Homem – Indo além da testosterona”.
O livro apresenta os temas mais variados e necessários para quem pretende entender e tratar o homem em sua totalidade – o que seria impossível para uma só especialidade. Embora a Endocrinologia e a Urologia possam entender os seus meandros hormonais e físicos, nem um nem outro especialista abrange inteiramente o sexo masculino. Este livro traz grande extensão de conhecimentos, em todas as áreas, o que permite a todos os médicos a compreensão completa das características masculinas, entre eles a testosterona. O hormônio é o mais anabólico e contribui para um alto desempenho e um corpo mais definido.
Doenças cardiovasculares, a esterilidade e o câncer de próstata são alguns dos efeitos colaterais causados pelo uso errado e exagerado do hormônio.Com a evolução de competições esportivas também foi constatado uma busca maior por essas substâncias que são capazes de aprimorar o desempenho em atividades físicas e até mesmo aumentar a massa muscular.
O endocrinologista Ricardo de Andrade Oliveira, um dos organizadores do livro, ressalta a importância do manual para a sociedade.”É uma pauta importante e que nós devemos batalhar porque a saúde do homem, muitas vezes, é negligenciada. Esse livro é muito bem-vindo em um momento que a desinformação prevalece em parte da população”, diz o médico.”Manual Prático de Saúde do Homem – Indo Além da Testosterona”, é um livro da editora Rubio.
O lançamento aconteceu, na última segunda-feira (05), durante o 35º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, em São Paulo.