Inspirado no centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, Rua Walls inicia pintura de fachada da Biblioteca Parque Estadual

Projeto de urbanismo tático pioneiro na cidade convidou o Coletivo MUDA para desenvolver o mural

por Redação

Após entregar mais 22 novos painéis espalhados por 1,5 km na Avenida Rodrigues Alves, na Zona Portuária do Rio, em dezembro de 2021, o projeto de urbanismo tático Rua Walls se prepara para iniciar a pintura da fachada da Biblioteca Parque Estadual (BPE) nesta segunda-feira (24). A ação, patrocinada pela Enel Distribuição Rio através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, homenageia o centenário da Semana de 22, ocorrida na cidade de São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro daquele ano. O evento, que marcou o início do modernismo brasileiro (1922-1960), contou com a presença de grandes nomes da cena artística da época, como Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Mário de Andrade,  Heitor Villa-Lobos, entre outros.

“A Biblioteca Parque Estadual é a casa da cultura do estado e já funciona plenamente com várias ações culturais em seus espaços”, disse Danielle Barros, secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. “Ter a sua fachada revitalizada, marcando os 100 anos do modernismo, reforça sua vocação cultural de ser um equipamento para todas as artes e acessível para todos”.

Para realizar o mural de aproximadamente 800m² na fachada do prédio, localizado no coração da Avenida Presidente Vargas, no Centro, o Rua Walls — que, por ser um projeto de urbanismo tático, se propõe a realizar intervenções nas cidades com o objetivo de promover espaços mais democráticos e acessíveis — convidou os artistas contemporâneos do Coletivo MUDA.

“Nessa intervenção, estamos buscando uma integração entre o objeto arquitetônico da Biblioteca e os transeuntes — pessoas que passam a pé, de carro e de ônibus”, declarou o arquiteto Rodrigo Kalache, do MUDA. “A Avenida Presidente Vargas é uma das mais movimentadas do Rio, e nós queremos fazer uma intervenção que fale desse deslocamento. Por isso, criaremos um painel cinético que se transforma à medida que o observador vai percorrendo pela arte”.

Criado em 2010, o MUDA é reconhecido por realizar experimentações gráficas com estética geométrica e abstrata em revestimentos clássicos, como o azulejo. O Coletivo é integrado pelos designers Bruna Vieira e João Tolentino, e pelos arquitetos Diego Uribbe, Duke Capellão e Rodrigo Kalache

“Nosso projeto envolve arte, cultura e urbanismo tático, pensando a cidade no pós-pandemia”, explicou André Bretas, um dos idealizadores do Rua Walls. “Nosso objetivo é colorir cada vez mais a cidade, muito conhecida por suas belezas naturais, e que agora ganha cada vez mais espaço na cena da arte mais democrática do mundo, a arte urbana”, completou Caique Torrezão, outro realizador do projeto.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Biblioteca Parque Estadual foi criada em 15 de março de 1873, no período do Brasil Imperial (1822-1889) — na época, se chamava Biblioteca Pública Municipal. Durante os anos, ela foi transferida para diferentes endereços, e também mudou algumas vezes de nome — ela só foi batizada definitivamente como BPE em 2014 —, até que em 1943 ganhou o espaço onde encontra-se atualmente, na Avenida Presidente Vargas. Em janeiro de 1984, uma parte de seu antigo prédio foi destruída por um incêndio. Porém, poucos anos após o acidente, em março de 1987, um novo edifício foi inaugurado, com projeto de autoria do arquiteto Glauco Campello, sob a orientação do antropólogo e então Secretário estadual de Cultura e vice-governador, Darcy Ribeiro (1922-1997). Anos mais tarde, entre 2008 e 2012, Campello voltou a participar da obra para modernizar a BPE com traços que a tornaram mais moderna e que são conhecidos até os dias atuais.

Rua Walls

O Rua Walls é um projeto de urbanismo tático pioneiro, que atua na região portuária da cidade desde 2010, realizado pela Visionartz. A edição de 2021/2022 é patrocinada pela Enel Distribuição Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ) e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. As tintas oficiais utilizadas nesta edição do Rua Walls são das marcas Sherwin-Williams e Colorgin Arte Urbana.

Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend