Folclore lusitano: 5 tradições incríveis!

por Jorge Rodrigues

Portugal é um país rico em cultura e tradições. A sua história e geografia contribuíram para a formação de um folclore único, que é passado de geração em geração. O folclore lusitano é uma mistura de influências celtas, romanas, árabes e africanas, que se combinaram para criar um patrimônio cultural diverso e fascinante. Neste artigo, vamos explorar cinco tradições incríveis do folclore lusitano.

Prepare-se para se maravilhar com essas tradições incríveis!

1. Os Caretos

Os Caretos são personagens misteriosos que surgem no Carnaval em várias aldeias do norte de Portugal. Vestidos com fatos coloridos, máscaras de lã e chocalhos na cintura, os Caretos perseguem as mulheres solteiras da aldeia, com o objetivo de as assustar. Diz-se que os Caretos simbolizam os maus espíritos, que são afastados com os seus gritos e chocalhos. No final do dia, os Caretos são convidados a jantar em casa dos habitantes da aldeia.

2. As Festas de São João

As Festas de São João são uma celebração popular que tem lugar no Porto, no dia 23 de junho. Durante a noite, as ruas da cidade enchem-se de pessoas que saltam fogueiras, soltam balões e martelam a cabeça uns dos outros com alho-porro. A tradição do alho-porro remonta à Idade Média, quando se acreditava que o cheiro do alho-porro afastava os maus espíritos.

3. As Festas do Espírito Santo

As Festas do Espírito Santo são uma tradição açoriana que remonta ao século XVI. Durante uma semana, cada freguesia da ilha escolhe um casal de mordomos para organizar a festa. No domingo, é feita a distribuição do pão e da carne do Espírito Santo, seguida de uma procissão pelas ruas da freguesia. Durante a semana, são realizados bailes e leilões para angariar fundos para a festa do ano seguinte.

O folclore lusitano é uma parte essencial da cultura portuguesa e um testemunho vivo da história e das tradições do país. As tradições que apresentámos neste artigo são apenas uma pequena amostra da riqueza do folclore lusitano. A próxima vez que visitar Portugal, não deixe de explorar as suas tradições e descobrir a sua história fascinante.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via