Maria Marcella

Maria Marcella lança álbum em homenagemà Dolores Duran no dia 2 de junho

Disco Maria Marcella Canta as Dores de Dolores Duran reúne nove releituras de clássicos e canções de uma das maiores intérpretes da música brasileira

por Redação

Mais do que uma grande influência musical para a cantora Maria Marcella, Dolores Duran sempre foi um exemplo inspirador de mulher. Forte, determinada, compositora de mão cheia e muito à frente do seu tempo, a artista falecida em 1959, aos 29 anos, ganha agora uma nova homenagem. Maria Marcella Canta as Dores de Dolores Duran é o nome do álbum que chega dia 2 de junho em todas as plataformas de música, com nove faixas que traduzem toda a admiração que Maria Marcella sente por Dolores.

Lançado pela gravadora e produtora Kuarup, o disco traz releituras, entre grandes sucessos e músicas menos conhecidas da obra da artista: Por Causa de Você e A Banca do Distinto, já lançadas previamente em singles; além de Carioca, O Amor Acontece, A Noite do Meu Bem, Manias, Coisas de Mulher, Solidão e Prece de Vitalina. A produção musical e os arranjos são de Patrick Angello.

Show de Lançamento

Para celebrar o lançamento do projeto e comemorar a vida de Dolores Duran, Maria Marcella fará um show no dia 8 de junho de 2023, às 20h, na casa que leva o nome da homenageada, o Dolores Club, no Rio de Janeiro, um dia após a data em que a cantora e compositora, se estivesse viva, completaria 93 anos. Será também uma estreia marcante para o local, que receberá pela primeira vez um show exclusivo dedicado para a artista. Maria Marcella pretende levar o espetáculo para todo o Brasil. O endereço do Dolores Club é: rua do Lavradio, 10 – Centro – Rio de Janeiro.

O projeto traz as canções preferidas de Maria Marcella do repertório de Dolores, que ganham interpretações delicadas, sensíveis e cheias de paixão da intérprete, em seu quarto álbum de estúdio. As faixas também ganharão vídeos que serão lançados em seu canal no YouTube: https://www.youtube.com/@cantoramariamarcella7562.

“Dolores Duran tem uma importância enorme para a música brasileira. Com apenas 29 anos de vida, ela quebrou muitos paradigmas, como por exemplo, cantando na noite e em muitos lugares que nunca haviam recebido mulheres, e ainda por cima uma mulher negra, nessa posição. Além disso, ela era uma compositora muito talentosa e sensível num tempo em que havia pouquíssimas mulheres compondo”, conta a artista, que possui em seu histórico parcerias com nomes ilustres como Dori Caymmi, Gilson Peranzzetta e João Coutinho.

A admiração da cantora por Dolores vai muito além do âmbito musical e passa também pela forma intensa com que a homenageada vivia e enfrentava o conservadorismo dos anos 1950, não se importando, por exemplo, com o corpo fora dos padrões, algo que também gera identificação em Maria Marcella.

“A forma como ela cantava e compunha sempre me fascinou. Dolores tinha preferência por músicas tristes, densas, emocionantes, apesar de ser uma pessoa alegre e ousada. Eu também sou assim e sinto que temos um verdadeiro vínculo. Toda vez que eu canto Dolores, eu me apaixono de novo, é uma emoção diferente a cada interpretação”, diz.

Projeto quer apresentar a obra de Dolores Duran às novas gerações

As fotos de divulgação de Maria Marcella Canta as Dores de Dolores Duran recriam capas e cliques icônicos de Dolores, como a capa do álbum, inspirada no clássico disco Dolores Duran Canta Para Você Dançar…, LP de 1957, da Copacabana Discos. As capas dos singles Por Causa de Você e A Banca do Distinto também são inspiradas em momentos icônicos da célebre cantora e compositora, nascida no subúrbio carioca.

“É a minha forma de reverenciá-la por ter nos deixado uma obra única e apaixonante. Ela é uma inspiração. O público mais velho vai reconhecer as capas e o público mais jovem, ao ver essas imagens no presente, vai descobrir a obra de Dolores de uma maneira inusitada e personalizada”, explica.

Para a intérprete, a artista merece um destaque maior entre as novas gerações e essa também é uma das missões do projeto.

“Apesar de toda a importância e relevância de Dolores Duran para a história da música brasileira, ela não é tão homenageada quanto deveria. O álbum também quer resgatar esses clássicos para emocionar as novas gerações”, opina a cantora que tem como influências musicais divas como Dalva de Oliveira, Billie Holiday e intérpretes de jazz dos anos 1950.

Siga Maria Marcella

Instagram: https://www.instagram.com/cantoramariamarcella/

Spotify: https://open.spotify.com/artist/68hbRf6pvg1WZ9lGX68zgh

Youtube: https://www.youtube.com/@cantoramariamarcella7562

Ficha Técnica

  • Voz: Maria Marcella
  • Violão/Produção Musical/Arranjos: Patrick Angello
  • Percussão: Edgar Araujo
  • Baixo Acústico: Adriano Giffoni
  • Piano: João Coutinho
  • Bandolim: Luis Barcelos
  • Estúdio Araras: Sérgio Lima Netto
  • Mixagem e masterização: Sérgio Lima Netto e Patrick Angello
  • Gravadora: Kuarup

Maria Marcella

Nascida no Rio de Janeiro em dezembro de 1992, Maria Marcella é formada em Canto Popular e Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música-RJ. A cantora, intérprete e educadora musical possui em seu histórico parcerias ilustres como Dori Caymmi, Gilson Peranzzetta e João Coutinho. Atualmente, com quatro obras disponíveis nas plataformas digitais, lançou seu 1º álbum intitulado Maresia em 2017, o 2º álbum em parceria com músico renomado, Dori Caymmi, intitulado Dentro D’Água, o 3º em 2021, no formato de EP Mudanças do Amor contendo 4 canções, sendo duas em parceria com o pianista Gilson Peranzzetta. Seu último EP, Maria Canta João, com direção musical e arranjo de Patrick Angello, foi lançado em abril de 2022, em homenagem ao repertório de João Bosco, João Donato e João Gilberto.

Kuarup

Especializada em música brasileira de alta qualidade, o seu acervo concentra a maior coleção de Villa-Lobos em catálogo no país, além dos principais e mais importantes trabalhos de choro, música nordestina, caipira e sertaneja, MPB, samba e música instrumental em geral, com artistas como Baden Powell, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Rolando Boldrin, Paulo Moura, Raphael Rabello, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Elomar, Pena Branca & Xavantinho e Arthur Moreira Lima, entre outros.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via