Dia Mundial da Segurança de Alimentos: Brasil desperdiça 30% dos alimentos produzidos

Em torno de 46 milhões de toneladas de alimentos são jogados fora todo ano. Certificação internacional FSSC traz requisitos para boas práticas de gestão no setor

por Jorge Rodrigues

7 de junho é comemorado o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos e o Brasil tem ainda um longo caminho à percorrer. O país está em 10º lugar entre os que mais desperdiçam alimentos no mundo, aponta a Organização das Nações Unidas (ONU). Todo ano, cerca de 46 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que representa 30% de toda a produção brasileira.

A perda financeira é estimada em R$ 61,3 bilhões anuais e o desperdício ocorre desde a produção dos alimentos até o consumo final. Infraestrutura inadequada, descarte por aparência dos alimentos, armazenamento e transporte irregulares são as principais causas, pontos estes que podem ser aprimorados com a adoção de uma certificação internacional conhecida como FSSC 22000 (Food Safety System Certification).

O FSSC 22000 atesta o bom funcionamento de sistemas de gestão de segurança dos alimentos de organizações da indústria alimentícia, e pode ser aplicado a empresas públicas e privadas, que fabricam produtos de origem animal, produtos vegetais perecíveis, produtos conservados em temperatura ambiente e ingredientes alimentícios.

“Esse sistema de certificação traz todos os requisitos para uma empresa alimentícia implementar e manter boas práticas de sistema de gestão, resultando inclusive no aumento de desempenho da organização”, explica Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil, certificadora de origem portuguesa com atuação internacional. “Obviamente abre mercados, inclusive internacionais, porém seu objetivo principal é levar maior segurança aos consumidores”, completa.

O esquema é reconhecido pela Global Food Safety Initiative, que supervisiona padrões de segurança alimentar de empresas. Para ser certificado com o FSSC 22000, a empresa precisa implementar as normas ISO 22000 e PAS 220 e contatar um organismo certificador para fazer a avaliação e conceder a certificação.

Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

7 de junho foi escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. Essa data visa conscientizar a importância de prover alimentos seguros para a população e diminuir as incidências de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), que causam 420 mil mortes por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A APCER

A APCER é uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria a fornecedores, auditoria interna e treinamento. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança. Conheça mais sobre os serviços oferecidos em: https://apcergroup.com/pt-br/

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via